Apartamento 112 Sul / CoDA Arquitetura

Apartamento 112 Sul / CoDA Arquitetura - Fotografia de Interiores, EscadaApartamento 112 Sul / CoDA Arquitetura - Fotografia de Interiores, Armário, MadeiraApartamento 112 Sul / CoDA Arquitetura - Fotografia de Interiores, Cozinha, BancadaApartamento 112 Sul / CoDA Arquitetura - Fotografia de Interiores, CozinhaApartamento 112 Sul / CoDA Arquitetura - Mais Imagens+ 29

  • Arquitetos: CoDA Arquitetura
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  135
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2020
  • Fotógrafo
    Fotografias:Joana França
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Ladrilharia, Objeto Casa, Primavera Enxovais, Tokstok, Uso Atelier, WS marmoraria
  • Equipe De Projeto: Pedro Grilo, Ana Paula Kouzak, Rayan de Sant’Anna
  • Editorial: Sarah Almeida
  • Ilustrações: Luiza Ceruti
  • Obra: Pedro Grilo, Ana Paula Kouzak, Rayan de Sant’Anna
  • Mestre De Obras: Paulo Sérgio da Silva
  • Marcenaria: Samuel Antunes
  • Gesseiro: João Batista M. Araújo
  • Cidade: Asa Sul
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Apartamento 112 Sul / CoDA Arquitetura - Fotografia de Interiores, Sala de Estar
© Joana França

É sempre um prazer e um desafio criar coisas novas respeitando a tradição, principalmente em uma cidade como Brasília, onde seu tombamento vem de sua tradição modernista. O apartamento encontrado se destacou por estar praticamente intacto em relação ao seu projeto original. O edificio da década de 60 se localiza no bairro mais antigo da cidade, a Asa Sul.

Apartamento 112 Sul / CoDA Arquitetura - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Prateleira
© Joana França

Apartamento 112 Sul / CoDA Arquitetura - Fotografia de Interiores, Cozinha, Bancada
© Joana França

Neste projeto, tivemos a sorte de trabalhar com uma família que valorizou esses aspectos e estava aberta para experimentar novas soluções. A maior motivação do casal para o projeto foi a vontade de construir um espaço de qualidade para a família. As diretrizes eram simples: integração, respeitar o orçamento, valorizar os produtores locais e a história do lugar.

Apartamento 112 Sul / CoDA Arquitetura - Fotografia de Interiores, Cozinha
© Joana França
Apartamento 112 Sul / CoDA Arquitetura - Fotografia de Interiores, Cozinha
© Joana França

Com uma área de 135m², o projeto de reforma desse apartamento foi baseado na reestruturação espacial, que dispunha de uma clara divisão entre área social e área de serviço. Tal divisão tornou-se obsoleta nos dias de hoje e não se mostra adequada à realidade da família. Além disso, a disposição destas áreas e a sua compartimentação impediam a ventilação cruzada da lavandaria para a sala e a entrada da luz dessa mesma fachada nos espaços sociais e de circulação.

Apartamento 112 Sul / CoDA Arquitetura - Fotografia de Interiores
© Joana França

A redução substancial da área de serviço foi o ponto chave que possibilitou a ligação entre a cozinha e a sala, abrindo assim a vista para a fachada posterior, criando um novo protagonista do espaço: a parede de cobogó. Para isso retiramos a meia parede que fechava parte da parede do cobogó e trouxemos o elemento para o teto da cozinha, reforçando a ligação entre o exterior e o interior.  O elemento também se mostrou útil ao permitir a saída de calor, e também como caminho para a iluminação artificial durante a noite, ocultando as instalações do teto.

Trata-se de não apenas valorizar a herança modernista da cidade, mas dar a ela novos significados e possibilidades. Como a peça original do cobogó não foi mais encontrada, a solução foi confeccionar as peças manualmente por meio de um forro de gesso moldado especialmente para o projeto. Esta colaboração com artistas e construtores locais resgata o espírito pioneiro de construção da capital.

Apartamento 112 Sul / CoDA Arquitetura - Fotografia de Interiores, Dormitório, Madeira
© Joana França
Apartamento 112 Sul / CoDA Arquitetura - Fotografia de Interiores, Banheiro, Bancada
© Joana França

Outros aspectos espaciais do apartamento também precisavam de uma reformulação: a restauração geral dos pisos, revestimentos e instalações que se encontravam em más condições. Assim, foi proposto tanto a atualização da infraestrutura hidráulica e elétrica, como a implementação de novos materiais que renovassem o espaço e ao mesmo tempo trouxessem a sensação de conforto como os ladrilhos hidráulicos e piso original de taco.

Apartamento 112 Sul / CoDA Arquitetura - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Cadeira
© Joana França

O design de interiores apresenta uma combinação leve com elementos bem diversificados, onde os desenhos variam em peças de azulejos coloridos da ladrilharia, móveis em compensado naval do designer ricardo theodoro do uso atelier, estantes metálicas e objetos da tradição brasileira como o berimbau, cadeiras de fio típicas e plantas ornamentais.

Apartamento 112 Sul / CoDA Arquitetura - Fotografia de Interiores, Sala de Estar
© Joana França

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Asa Sul Superquadra Sul 112 - Asa Sul, Brasília - DF, 70297-400, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Apartamento 112 Sul / CoDA Arquitetura" 07 Jun 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/962745/apartamento-112-sul-coda-arquitetos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.