Casa Mirador / RAMA estudio

Casa Mirador / RAMA estudio - Fotografia de InterioresCasa Mirador / RAMA estudio - Fotografia de Interiores, CozinhaCasa Mirador / RAMA estudio - Fotografia de InterioresCasa Mirador / RAMA estudio - Fotografia de Interiores, Cozinha, CadeiraCasa Mirador / RAMA estudio - Mais Imagens+ 16

  • Arquitetos: RAMA estudio
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  190
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2021
  • Fotógrafo
    Fotografias:Jag Studio
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Armando Rondal y Hermanos, Carlos Castro, Falco, Hierro Hogar, Jefferson Pérez, José Pillajo, LopezMetalworks, Maderas Guerrero, Ricardo Páez, Termipisos
  • Arquitetos Autores: Carolina Rodas – Felipe Donoso – Carla Chávez
  • Equipe De Projeto: Felipe Donoso, Carolina Rodas, Carla Chávez, Jefferson Camacho, Ma. Fernanda Ayala, Daniel Merchán.
  • Cálculo Estrutural: Eng. Pedro Ospina Larrea
  • País: Equador
Mais informaçõesMenos informações
Casa Mirador / RAMA estudio - Fotografia de Interiores, Cozinha
© Jag Studio

Contexto
Em 2020, durante a pandemia de Covid-19, muitas famílias reavaliaram seu modo de vida. Os proprietários desta obra mantinham um estilo de vida “nômade” com o qual suas estadias no Equador eram curtas e esporádicas. O espaço que habitavam nestas visitas era uma pequena suíte de 65m2, na qual dispunham de um quarto com banheiro completo, e um espaço multifuncional para todas as outras atividades, incluindo o “quarto” das suas duas filhas. Após o confinamento, a família decidiu que suas estadas deveriam ser mais longas e que o espaço deveria atender às suas atividades diárias.

Casa Mirador / RAMA estudio - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Cadeira
© Jag Studio
Casa Mirador / RAMA estudio - Imagem 16 de 21
Planta
Casa Mirador / RAMA estudio - Fotografia de Interiores
© Jag Studio

O desejo
O pedido específico era expandir esta pré-existência para áreas sociais, quartos confortáveis ​​e independentes para as filhas e aproveitar a vista do terreno. Como requisito especial, a obra deveria começar imediatamente e ser construída em no máximo três meses.

A ideia
Pensamos em uma peça pré-fabricada industrialmente que se integra ao meio ambiente e sutilmente é assentada no solo, sendo fixada na construção existente.

Casa Mirador / RAMA estudio - Fotografia de Interiores
© Jag Studio

O ambiente natural é entendido como um envolvente do espaço construído aproveitando a encosta do vale. Não há intervenção no terreno e nenhum tipo de vegetação é sacrificado.

A nova peça é fabricada e instalada rapidamente, enquanto a intervenção na pré-existência é pontual e eficiente. Concluídos estes processos, são instalados todos os móveis e painéis necessários a cada um dos espaços.

Casa Mirador / RAMA estudio - Fotografia de Interiores
© Jag Studio

O projeto
É proposto um sistema de bandejas metálicas que são suportadas por dois pórticos. Essas bandejas funcionam como estrutura e superfície de piso, ao mesmo tempo em que geram a cobertura com o espaço necessário para colocar um isolante térmico e plantar sobre ela. Esta estrutura requer uma fundação mínima, o que permite quase nenhuma intervenção no terreno e muito pouco tempo para a sua fabricação e montagem.

Casa Mirador / RAMA estudio - Fotografia de Interiores, Armário
© Jag Studio
Casa Mirador / RAMA estudio - Imagem 18 de 21
Corte B-B'
Casa Mirador / RAMA estudio - Fotografia de Interiores
© Jag Studio

As três frentes desta estrutura são fechadas com vidro temperado. os planos do térreo e da cobertura emolduram a vista e permitem que a natureza do ambiente envolva o espaço. A vegetação existente gera privacidade suficiente para manter a transparência em todo o perímetro.

Casa Mirador / RAMA estudio - Fotografia de Interiores
© Jag Studio

Ao mesmo tempo, é eliminada a alvenaria da fachada frontal da construção existente, dando lugar a um elemento que conecta os dois ambientes. Este elemento é uma série de módulos regulares, constituídos por painéis de compensado que se estendem de ponta a ponta, gerando superfícies de armazenamento, decoração e como tela permeável e semitransparente para os quartos. Cinco painéis deslizantes do mesmo material são instalados na parte frontal deste móvel e podem ser colocados em qualquer lugar de acordo com as necessidades dos usuários.

Casa Mirador / RAMA estudio - Fotografia de Interiores, Banheiro
© Jag Studio

Uma única peça de mobiliário é colocada no centro do novo espaço. No sentido da sala de estar, trata-se de um elemento metálico que contém espaços de armazenamento e um módulo no qual estão embutidos o sistema de calefação e a televisão. No lado da sala de jantar, este elemento faz parte da cozinha, e seu material muda para os mesmos painéis de compensado e superfícies de aço inoxidável. A cozinha é composta por uma primeira peça que contém todo o equipamento e armários e, na frente desta, há um balcão que funciona como ilha e espaço para pequenas refeições. Este móvel central permite uma circulação fluida e contínua por todo o espaço. Ao mesmo tempo, todas as instalações estão centralizadas nele.

Casa Mirador / RAMA estudio - Fotografia de Interiores, Cozinha, Bancada, Cadeira
© Jag Studio

Em relação à intervenção na construção existente, os quartos e banheiros foram constituídos por painéis leves em compensado e painéis metálicos. Este painel contém isolamento termo acústico para melhorar o conforto nos ambientes. Os quartos são compostos por um único móvel que contém uma mesa, armário e uma cama giratória para aproveitar o espaço interno.

Casa Mirador / RAMA estudio - Fotografia de Interiores, Cozinha, Cadeira
© Jag Studio
Casa Mirador / RAMA estudio - Fotografia de Interiores, Sala de Estar
© Jag Studio

No que diz respeito ao sistema de iluminação, é desenhada uma peça que contém um tubo led de luz quente. No quarto, esta peça é instalada diretamente em superfícies verticais ou horizontais de forma fixa. Na área social, ela é instalada por meio de ímãs que permite ao usuário movimentar ou girar as lâmpadas de acordo com suas necessidades.

A casa tem piso térmico em toda a área social e cozinha, o que permite manter uma temperatura confortável sem sacrificar a transparência das fachadas.

Casa Mirador / RAMA estudio - Fotografia de Exterior, Fachada
© Jag Studio

A obra terminou em três meses, pronta para ser habitada. Nenhuma vegetação foi sacrificada e nenhum material foi desperdiçado. Todo o material que poderia ser resgatado na demolição da fachada foi classificado para aproveitamento posterior e o entulho foi utilizado para melhorar os pisos do entorno do terreno. Portas e janelas foram cuidadosamente guardadas. A casa possui ainda sistema de fossa séptica para separação de águas residuais e pluviais.

Casa Mirador / RAMA estudio - Fotografia de Exterior
© Jag Studio

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Mirador / RAMA estudio" [Casa Mirador / RAMA estudio] 03 Jun 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/962691/casa-mirador-rama-estudio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.