Centro Desportivo de Panticosa de Álvaro Siza: fotografias do abandono

Centro Desportivo de Panticosa de Álvaro Siza: fotografias do abandono - Imagem 2 de 22Centro Desportivo de Panticosa de Álvaro Siza: fotografias do abandono - Imagem 3 de 22Centro Desportivo de Panticosa de Álvaro Siza: fotografias do abandono - Imagem 4 de 22Centro Desportivo de Panticosa de Álvaro Siza: fotografias do abandono - Imagem 5 de 22Centro Desportivo de Panticosa de Álvaro Siza: fotografias do abandono - Mais Imagens+ 17

Não se pode negligenciar o efeito de uma crise econômica na arquitetura. É o que nos lembra o artista Jorge Isla com sua série de fotografias do Centro Desportivo de Alto Desempenho do Balneário de Panticosa, na Espanha, projetado pelo arquiteto português Álvaro Siza. Um edifício que teve suas obras iniciadas nos primeiros anos deste século e que foi abandonado devido à crise financeira do país.

Centro Desportivo de Panticosa de Álvaro Siza: fotografias do abandono - Imagem 8 de 22
© Jorge Isla

Segundo o autor:

Anatomia de um êxodo revela o contraste irônico entre as grandes construções e visões utópicas do passado a partir de uma construção que foi abandonada em 2008 nos Pireneus Aragoneses: o Centro Desportivo de Alto Desempenho do Balneário de Panticosa projetado pelo arquiteto Álvaro Siza, primeiro vencedor estrangeiro do Prêmio Nacional de Arquitetura [da Espanha].

Centro Desportivo de Panticosa de Álvaro Siza: fotografias do abandono - Imagem 9 de 22
© Jorge Isla
Centro Desportivo de Panticosa de Álvaro Siza: fotografias do abandono - Imagem 13 de 22
© Jorge Isla
Centro Desportivo de Panticosa de Álvaro Siza: fotografias do abandono - Imagem 14 de 22
© Jorge Isla

A série de imagens segue de dentro para fora, compondo um quadro de sonhos esmaecidos e destacando a dura relação entre as condições naturais do lugar e a arquitetura. 

Centro Desportivo de Panticosa de Álvaro Siza: fotografias do abandono - Imagem 21 de 22
© Jorge Isla
Centro Desportivo de Panticosa de Álvaro Siza: fotografias do abandono - Imagem 20 de 22
© Jorge Isla
Centro Desportivo de Panticosa de Álvaro Siza: fotografias do abandono - Imagem 17 de 22
© Jorge Isla

O projeto de Isla começou como um registro fotográfico. Sua intenção não era capturar um momento efêmero, mas compor um retrato fiel e preciso de um espetáculo arquitetônico que se tornou um enigma de sua época.

Centro Desportivo de Panticosa de Álvaro Siza: fotografias do abandono - Imagem 15 de 22
© Jorge Isla
Centro Desportivo de Panticosa de Álvaro Siza: fotografias do abandono - Imagem 22 de 22
© Jorge Isla
Centro Desportivo de Panticosa de Álvaro Siza: fotografias do abandono - Imagem 18 de 22
© Jorge Isla

As imagens não mostram a glória e esplendor do momento em que a pedra angular da arquitetura é assentada. Pelo contrário, registram um tempo muito posterior a isso, a exemplo do que o historiador da fotografia David Campany chama de fotografia atrasada: uma imagem que conduz os espectadores por lugares de memória onde muitas coisas aconteceram e se sobrepuseram ao longo do tempo. 

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Dejtiar, Fabian. "Centro Desportivo de Panticosa de Álvaro Siza: fotografias do abandono" [El Centro Deportivo en Panticosa de Álvaro Siza, fotografías del abandono] 01 Jun 2021. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/962612/centro-desportivo-de-panticosa-de-alvaro-siza-fotografias-do-abandono> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.