Casa das Janelas Verdes / Mesa Atelier

Casa das Janelas Verdes / Mesa Atelier - Fotografia de Interiores, Cozinha, Pia, Bancada, Mesa, CadeiraCasa das Janelas Verdes / Mesa Atelier - Fotografia de Interiores, Banheiro, Pia, BancadaCasa das Janelas Verdes / Mesa Atelier - Fotografia de Interiores, Escada, CorrimãoCasa das Janelas Verdes / Mesa Atelier - Fotografia de Interiores, Mesa, CadeiraCasa das Janelas Verdes / Mesa Atelier - Mais Imagens+ 14

  • Arquitetura: MESA Atelier – Coordenação Paulo Dias + Ana Isabel Santos e João Varela
  • Empreiteiro Geral: Rogério Malhão lda
  • Imagens 3 D: MESA Atelier
  • Cidade: Lisboa
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
Casa das Janelas Verdes / Mesa Atelier - Fotografia de Interiores, Janela, Fachada
© Ana Isabel Santos

Descrição enviada pela equipe de projeto. O aumento de visitantes nas capitais do sul da Europa implica a maior pressão urbanística, especulação no imobiliário e consequente falta de habitação permanente para os locais que procuram fixar-se nas áreas centrais das cidades. Perante esta problemática, a proposta traduz uma possibilidade e uma reflexão: a confirmação do papel dos arquitetos nas questões sociais que tocam as cidades. Posto isto, o projeto trata a reconversão para espaço de habitação da galeria de arte, localizada num bairro histórico de Lisboa.

Casa das Janelas Verdes / Mesa Atelier - Fotografia de Interiores, Janela, Fachada
© Ana Isabel Santos

Mais do que localização ou palácio, o bairro das Janelas Verdes representa, na forma que Eça de Queiroz é mestre, "um tipo social". Lugar de famílias antigas, que interessou para a caracterização d' Os Maias. O bairro recebeu a burguesia e a nobreza vinda do Brasil no séc. XVIII, o que justifica os muitos hotéis, embaixadas e edifícios públicos em casas nobres ou conventos aqui localizados, como é o caso do Museu de Arte Antiga.

Casa das Janelas Verdes / Mesa Atelier - Fotografia de Interiores, Cozinha, Pia, Bancada, Mesa, Cadeira
© Ana Isabel Santos

A intervenção localiza-se no piso térreo de um edifício originalmente projetado pelo arquiteto José Marques de Brito. Pelo exterior, adapta-se ao novo uso melhorando as condições de segurança, exposição solar, térmica e acústica. Respeita e potencia a envolvente, pela aproximação aos valores transmitidos pela arquitetura e ambiente do bairro. São mantidas as cantarias existentes e a nova caixilharia funciona com janelas oscilo-batentes de vidro duplo, que ventilam o interior em segurança, sendo recuadas em relação à fachada para maior privacidade e proteção solar. Pintada à cor verde escuro, integra no espaço sobrante floreiras para plantação de aromáticas, remetendo para as vivências do bairro. Para maior contenção de custos, pelo interior, mantem-se a estrutura portante, quadros técnicos e pontos de água, privilegiando-se o emprego de materiais nobres.

Casa das Janelas Verdes / Mesa Atelier - Fotografia de Interiores
© Ana Isabel Santos

De ligação privilegiada à rua, na área mais exposta, iluminada e ventilada da habitação, surge a cozinha, que funciona também como átrio e espaço de refeições. Pretende-se que aqui o ambiente característico do bairro seja trazido para o interior. Como se subentende pela presença de um elemento tradicionalmente exterior colocado no interior - o corrimão metálico pintado a verde escuro - que estabelece a última relação com a rua, na transição entre o espaço mais social e os espaços mais reservados da habitação, no piso inferior.

Casa das Janelas Verdes / Mesa Atelier - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira
© Ana Isabel Santos
Casa das Janelas Verdes / Mesa Atelier - Imagem 16 de 19
Planta Baixa
Casa das Janelas Verdes / Mesa Atelier - Fotografia de Interiores, Pilar
© Ana Isabel Santos
Casa das Janelas Verdes / Mesa Atelier - Imagem 17 de 19
Fachada
Casa das Janelas Verdes / Mesa Atelier - Fotografia de Interiores, Banheiro, Pia, Bancada
© Ana Isabel Santos

O plano de parede, que acompanha a escada, desenvolve-se em curva e revela os espaços do piso inferior. Na passagem para a instalação sanitária, cria-se a área técnica e arrumo, ocultada por cortina. Pelo interior, a intervenção permite adicionar arrumação, ampliar o espaço de duche e maior conforto, pelo uso de madeira nos armários e pedra mármore na bancada. Os restantes programas distribuem-se em planta livre. As aberturas são reduzidas e todos os planos de pavimento e parede são pintados a branco, o que possibilita a reflexão da luz no espaço, sem comprometer a privacidade. Nos espaços sobrantes entre a estrutura adicionam-se armários, o que privilegia a fruição livre pelo espaço devido à diminuição de elementos dissonantes.

Casa das Janelas Verdes / Mesa Atelier - Fotografia de Interiores, Janela
© Ana Isabel Santos

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa das Janelas Verdes / Mesa Atelier" 27 Mai 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/962390/casa-das-janelas-verdes-mesa-atelier> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.