Casa Vila Clementino / Degradê Arquitetura

Casa Vila Clementino / Degradê Arquitetura
© Julia Ribeiro
© Julia Ribeiro

© Julia Ribeiro© Julia Ribeiro© Julia Ribeiro© Julia Ribeiro+ 23

São Paulo, Brasil
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  150
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2020
  • Fotógrafo Fotografias:  Julia Ribeiro
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: Dalle Piagge, Duratex, Indusparquet, Docol, Portobello, Ateliê Comcon, Bike Time, Black Angel, Breton, By Kamy, Camicado, Casa Almeida, Clami, Deca, Decortilles, Dpot, Fastshop, Franccino, Fórmica, JRJ Tecidos, +14
  • Arquitetos Responsáveis:Carolina Lorenzato e Larissa Monzú
  • Cidade:São Paulo
  • País:Brasil
Mais informaçõesMenos informações

Descrição enviada pela equipe de projeto. Os moradores são um casal jovem que queria uma espaço confortável para receber a família e os amigos. A casa foi a residência de um deles na infância, por isso havia um grande interesse e apego pela reforma. O principal desafio foi transformar o espaço que estava sendo usado como um consultório odontológico em uma residência.

© Julia Ribeiro
© Julia Ribeiro

Para isso, toda a construção foi adaptada. No térreo, onde era a antiga recepção, foi feito o lavabo. Já o corredor foi transformado em a área de serviço. Uma das salas de atendimento virou a cozinha com uma grande mesa em L, acoplada a ilha, e acesso ao quintal do fundo, onde foi criada a área da churrasqueira. No lugar do escritório, foi desenhada uma brinquedoteca e a antiga cozinha e área de serviço deram espaço ao novo banheiro social.

© Julia Ribeiro
© Julia Ribeiro
© Julia Ribeiro
© Julia Ribeiro

Tanto a garagem quanto a área da churrasqueira ganharam cobertura de vidro, com estrutura metálica e de madeira. No espaço externo ainda há uma parte descoberta com gramado e mesa redonda, além de um banco integrado à bancada da churrasqueira.

© Julia Ribeiro
© Julia Ribeiro
© Julia Ribeiro
© Julia Ribeiro

Na sala, os destaques são a parede com revestimento escama de peixe de tijolinho branco, atrás do sofá e a sanca de iluminação no forro. Os mesmos detalhes se repetem na cozinha, integrando visualmente os dois ambientes. Na cozinha, além da mesa em L para 8 pessoas, há a ilha na cor preta, que vira um móvel até a porta de vidro da área externa, e a bancada da pia com nicho preto, contrastando com os gabinetes brancos e o revestimento ao fundo em porcelanato ripado madeirado. Para a marcenaria, o escritório encontrou uma solução em marcenaria, para guardar todos os utensílios e, sobre ele, um tanque embutido em bancada de granito.

© Julia Ribeiro
© Julia Ribeiro
Planta Baixa
Planta Baixa
© Julia Ribeiro
© Julia Ribeiro
© Julia Ribeiro
© Julia Ribeiro

Subindo as escadas em madeira cumaru para o pavimento superior, ficam os quartos. O espaço do corredor de acesso aos dormitórios foi aproveitado com uma estante decorativa com nichos e, ao lado dela, roupeiro e sapateiro, dentro de armários. Foi feito um novo banheiro no quarto de hóspedes, com ladrilho hidráulico terracota e espelho com canaleta em serralheira. Sobre o quarto de hóspedes, vale mencionar o painel perfurado cinza, que possibilita a mobilidade de prateleiras e objetos decorativos e a cama que fizemos a capa em tecido terracota para dar o aspecto de sofá.

© Julia Ribeiro
© Julia Ribeiro

Já no dormitório do casal, destaque para os armários espelhados, com detalhe do rebaixo no gesso para criar o pórtico em cimento queimado que dá acesso à varanda, mas que também integra a bancada de trabalho e disfarçar a porta de acesso ao banheiro, que tem ladrilho hidráulico cinza nas paredes do box e banco em quartzo cor branco.

© Julia Ribeiro
© Julia Ribeiro

Na varanda, guarda-corpo em serralheria preta e uma parede de plantas preservadas, onde está o móvel com frigobar e cafeteira. Na parede oposta, onde foi usado o mesmo revestimento de tijolinho da fachada da casa, fica o banco com um nicho para livros e uma mesa redonda para café e refeições mais íntimas e românticas do casal.

© Julia Ribeiro
© Julia Ribeiro

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Vila Clementino / Degradê Arquitetura" 26 Mai 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/962224/casa-vila-clementino-degrade-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.