Casa DP / GN Architecture + Maresca Interiors

Casa DP / GN Architecture + Maresca Interiors - Fotografia de Interiores, Cadeira, VigaCasa DP / GN Architecture + Maresca Interiors - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, CadeiraCasa DP / GN Architecture + Maresca Interiors - Fotografia de ExteriorCasa DP / GN Architecture + Maresca Interiors - Fotografia de ExteriorCasa DP / GN Architecture + Maresca Interiors - Mais Imagens+ 22

Trancoso, Brasil
  • Arquitetos: GN ArchitectureArquitetos de interiores: Maresca Interiors
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  300
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2020
  • Fotógrafo
    Fotografias:Marcelo Aniello
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Brastemp, Deca, Ecopyre, Eletrolux, Legrand
  • Empreiteiro Geral: Escala Nativa
  • Mobiliário: Empório Brasil Marcenaria
  • Paisagismo: Licuri Paisagismo
  • Cidade: Trancoso
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Casa DP / GN Architecture + Maresca Interiors - Fotografia de Exterior
© Marcelo Aniello

Descrição enviada pela equipe de projeto. Uma nova casa com piscina com acomodação de hóspedes foi procurada como uma extensão da residência da família. O local estava situado dentro de um jardim maduro e rodeado por plantas exóticas indígenas que fazem parte da área de conservação da UNESCO de Trancoso no município da Bahia - Brasil.

Casa DP / GN Architecture + Maresca Interiors - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Cadeira
© Marcelo Aniello

Originalmente, a área ocupava uma pequena cidade de pescadores que foi isolada do resto do Brasil até a década de 1970. Em 1986, a eletricidade foi levada a partes da cidade e ainda hoje, o estilo de vida diário permanece “deliciosamente não modernizado”.

Casa DP / GN Architecture + Maresca Interiors - Fotografia de Interiores, Cadeira, Viga
© Marcelo Aniello
Casa DP / GN Architecture + Maresca Interiors - Imagem 27 de 27
Planta Baixa
Casa DP / GN Architecture + Maresca Interiors - Fotografia de Interiores, Sala de Estar
© Marcelo Aniello
Casa DP / GN Architecture + Maresca Interiors - Fotografia de Interiores, Sala de Estar
© Marcelo Aniello

A abordagem do projeto buscou inspiração nesta vegetação nativa, na arquitetura local do entorno e na necessidade de trabalhar com os recursos disponíveis. Fomos inspirados pelo estilo de vida local que não era impulsionado por "tecnologia" e consumismo. Queríamos voltar ao "básico", nos desconectar para nos reconectar com a natureza. A resposta arquitetônica permitiu uma abordagem holística para reconectar o usuário com a natureza. Queríamos que a arquitetura trabalhasse com a paisagem, em vez de se adaptar a ela. O jardim maduro preservado forneceu um ponto de apoio para a nova casa da piscina girar em torno. Os espaços interiores abriram-se para se tornarem salas exteriores, fundindo-se com o jardim. O jardim tornou-se o coração do edifício. Quando vista da casa principal, a nova casa da piscina parecia uma estrutura de jardim, suavemente empoleirada no solo.

Casa DP / GN Architecture + Maresca Interiors - Fotografia de Exterior
© Marcelo Aniello

A pegada girava em torno do jardim e da piscina composta por dois blocos interligados, 'sala de estar' e ' ‘área de dormir'. Ambos os blocos justapostos em sua forma arquitetônica mantiveram uma conexão visual constante com o jardim e a casa principal. A estrutura habitacional corre ao longo da estrada privada e como continuação da casa existente composta por um telhado de inclinação rasa, respondendo ao vernáculo local, que cruza o pavilhão de telhado plano da estrutura de dormir. Grandes painéis deslizantes de 3,5 m de altura e 4 m de largura para a área de estar abrem o espaço interno para o terraço da piscina permitindo que o jardim se estenda internamente. A ala de dormir foi envolvida em palitos de eucalipto locais que harmonizam a sua existência no interior do jardim maduro, filtrando a luz natural pela fachada, dando sensação de tranquilidade mas mantendo a privacidade do exterior.

Casa DP / GN Architecture + Maresca Interiors - Fotografia de Exterior
© Marcelo Aniello

O projeto foi construído durante a atual pandemia, que se mostrou desafiadora em muitos níveis. Isso, no entanto, reforçou os métodos de trabalho colaborativo em conjunto com o empreiteiro (Escala Nativa) de extremidades opostas do mundo. O empreiteiro abraçou o espírito do projeto e com sua equipe trouxe à tona um artesanato brasileiro de altíssima qualidade.

Casa DP / GN Architecture + Maresca Interiors - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Madeira
© Marcelo Aniello

O design de interiores foi desenhado e desenvolvido pela Maresca Interiors. A abordagem deles encontrou um equilíbrio com a arquitetura, incorporando um senso de lugar conectado com as tradições locais. O mobiliário foi desenhado e produzido por artesãos locais utilizando estritamente materiais locais. A arte, parte da qual vem de tribos indígenas da Amazônia e de artistas locais.

Casa DP / GN Architecture + Maresca Interiors - Imagem 24 de 27
Croqui
Casa DP / GN Architecture + Maresca Interiors - Imagem 25 de 27
Croqui

O projeto demonstrou a habilidade da arquitetura e a importância do trabalho colaborativo. O resultado é uma peça arquitetônica finamente trabalhada em um ambiente de jardim rural.

Casa DP / GN Architecture + Maresca Interiors - Fotografia de Exterior
© Marcelo Aniello

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa DP / GN Architecture + Maresca Interiors" 20 Mai 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/962142/casa-dp-gn-architecture-plus-maresca-interiors> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.