Clínica Twist / Pedra Silva Arquitectos

Clínica Twist / Pedra Silva Arquitectos - Fotografia de InterioresClínica Twist / Pedra Silva Arquitectos - Fotografia de InterioresClínica Twist / Pedra Silva Arquitectos - Fotografia de InterioresClínica Twist / Pedra Silva Arquitectos - Fotografia de Interiores, Escada, JanelaClínica Twist / Pedra Silva Arquitectos - Mais Imagens+ 15

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  276
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
    Fotografias:Do mal o menos
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Aleluia Cerâmicas, AutoDesk, Corian, Gerflor, Kinnarps, Lapalma, Muuto, Prolicht, RMC - Engineered marble, Tacchini
  • Clientes: César Pimentel
  • Cidade: Lisboa
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
Clínica Twist / Pedra Silva Arquitectos - Porta, Cadeira, Janela
© Do mal o menos

Descrição enviada pela equipe de projeto. Situada no centro de Lisboa, a clínica Twist é primeira clínica de cuidados orais em Portugal exclusivamente dedicada à ortodontia com alinhadores Invisalign, um tratamento feito através de alinhadores transparentes que são produzidos à medida de cada paciente, com recurso a tecnologia avançada de imagem 3D, e que são fáceis de colocar e retirar diariamente. As ferramentas utilizadas no planeamento digital deste tipo de tratamento significam que cada paciente apenas necessita de consultas breves e habitualmente pouco invasivas.

Clínica Twist / Pedra Silva Arquitectos - Fotografia de Interiores
© Do mal o menos

O fundador de PSA, Luis Pedra Silva, conta que o desafio proposto pelo projecto foi desenvolver uma clínica com uma nova abordagem, tendo sobretudo em conta a aproximação ao público através de um conceito “walk in” na relação que o espaço mantém com o exterior.

O objectivo foi potencializar a transparência na fachada, expondo mais o interior do espaço, que assume o papel de chamar à atenção e convidar à entrada de uma forma informal. A organização do espaço é distinta de uma clínica convencional, é mais amplo, fortemente influenciado pelo tipo de tratamento que ocorre no Twist Oral Shapers e pela ideia de consultas breves.

Clínica Twist / Pedra Silva Arquitectos - Fotografia de Interiores
© Do mal o menos
Clínica Twist / Pedra Silva Arquitectos - Imagem 20 de 20
Diagrama
Clínica Twist / Pedra Silva Arquitectos - Fotografia de Interiores, Escada, Janela
© Do mal o menos

O atendimento mais informal e mais próximo do paciente anula a existencia de uma recepção definida com um balcão de atendimento, diluindo-se o seu programa de recepção por todo o piso térreo. Em vez disso, desenvolvemos vários pontos de atendimento dispersos, marcados por diferentes tipos de mobiliário que correspondem às distintas necessidades. Estes espaços foram pensados de forma sensível a vários níveis de privacidade, por exemplo, mesas altas para consultas imediatas, mobiliário acústico para reuniões com pacientes que necessitam de mais privacidade e gabinetes para os tratamentos e consultas.

Clínica Twist / Pedra Silva Arquitectos - Fotografia de Interiores
© Do mal o menos
Clínica Twist / Pedra Silva Arquitectos - Fotografia de Interiores
© Do mal o menos

O piso térreo é onde se situa o núcleo principal de atendimento, os gabinetes, o programa do brush bar e instalações sanitárias, que se desenvolvem dentro de volumes orgânicos, permitindo uma maior optimização do espaço. Estes volumes, foram formalmente inspirados no desenho do maxilar e dos shapers/ alinhadores que definem o método de tratamento desta clínica, e são revestidos a ripado, com a intenção de evidenciar a verticalidade do espaço, que é caracterizado por possuir um pé direito generoso. O restante espaço da clínica, no piso -1, suporta o programa mais técnico, como a sala de raio-x, sala de esterilização e alguns gabinetes adicionais de atendimento, bem como área de arrumos e zona de pessoal.

Clínica Twist / Pedra Silva Arquitectos - Fotografia de Interiores
© Do mal o menos
Clínica Twist / Pedra Silva Arquitectos - Fotografia de Interiores, Escada, Sofá, Mesa
© Do mal o menos

Selecionámos materiais que tornam o espaço predominantemente claro, com pavimento num compósito de mármore com algum pigmento de modo a camuflar juntas e obter uma leitura continua em todo o seu plano horizontal, e paredes e tecto maioritariamente brancos de modo a obter um ambiente leve e mais amplo. Isto permite a aplicação no espaço das duas cores fortes , o azul menta e o Vermelho melancia, definidos pela identidade gráfica da clínica e associados à frescura e a uma linguagem jovem.

Clínica Twist / Pedra Silva Arquitectos - Fotografia de Interiores
© Do mal o menos

Optou-se por pintar as superfícies das paredes principais a azul, que foi revestida a ripado vertical na cor branca. Sendo o azul uma cor intensa e com alguma vibração, a decisão de ficar por trás do ripado permitiu que não se tornasse demasiado intensa e pudesse ser utilizada numa grande área de superfície, criando uma leitura de continuidade interior. Por outro lado, o vermelho melancia é utilizado em elementos pontuais de grafismo e mobiliário.

Clínica Twist / Pedra Silva Arquitectos - Fotografia de Interiores
© Do mal o menos
Clínica Twist / Pedra Silva Arquitectos - Fotografia de Interiores, Pilar
© Do mal o menos

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Av. João Crisóstomo 28A, 1050-161 Lisboa, Portugal

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Clínica Twist / Pedra Silva Arquitectos" 25 Mai 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/962082/clinica-twist-pedra-silva-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.