Centro Cultural Coreano / Oliveira Cotta Arquitetura + Padovani Arquitetos

Centro Cultural Coreano / Oliveira Cotta Arquitetura + Padovani Arquitetos - Fotografia de InterioresCentro Cultural Coreano / Oliveira Cotta Arquitetura + Padovani Arquitetos - Fotografia de Interiores, PrateleiraCentro Cultural Coreano / Oliveira Cotta Arquitetura + Padovani Arquitetos - Fotografia de InterioresCentro Cultural Coreano / Oliveira Cotta Arquitetura + Padovani Arquitetos - Fotografia de InterioresCentro Cultural Coreano / Oliveira Cotta Arquitetura + Padovani Arquitetos - Mais Imagens+ 23

Bela Vista, Brasil
  • Arquitetos Responsáveis: João Oliveira Cotta, Lucas Padovani
  • Equipe De Projeto: Rosa Oliveira Cotta, Gabriela Vasconcelos Souza
  • Engenharia: Temon Engenharia
  • Cidade: Bela Vista
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Centro Cultural Coreano / Oliveira Cotta Arquitetura + Padovani Arquitetos - Fotografia de Interiores, Escada, Fachada
© Leonardo Finotti

Descrição enviada pela equipe de projeto. Os escritórios Padovani Arquitetos e Oliveira Cotta Arquitetura conquistaram o primeiro lugar no concurso fechado para o projeto da sede do Centro Cultural Coreano no Brasil. Localizado em um prédio dos anos de 1970 na Avenida Paulista, em São Paulo, com área aproximada de 900 m², abriga atividades culturais e educacionais, distribuídas em três pavimentos. O espaço promove o desenvolvimento do intercâmbio cultural entre Coreia e Brasil, por intermédio de exposições artísticas, aulas de taekwondo e ensino da língua e culinária coreanas.

Centro Cultural Coreano / Oliveira Cotta Arquitetura + Padovani Arquitetos - Fotografia de Interiores
© Marcelo Scandaroli
Centro Cultural Coreano / Oliveira Cotta Arquitetura + Padovani Arquitetos - Fotografia de Interiores
© Marcelo Scandaroli

As definições essenciais do partido do projeto foram obtidas por meio de pesquisa aprofundada a respeito da cultura coreana e das necessidades primordiais relativas às atividades a serem desenvolvidas no local. O projeto traz a releitura de elementos presentes nas construções tradicionais coreanas, como, por exemplo, as casas no estilo hanok. Essas moradas contam com pilares e caibros de madeira à mostra, muxarabis e pátios internos com uso múltiplo. Em referência às técnicas construtivas vernaculares, o salão principal no térreo recebeu pórticos de madeira laminada, que criam uma relação marcante com a rua e valorizam o pé-direito duplo. Ademais, o emprego de mobiliário com linhas minimalistas e cores sóbrias revela a influência da arquitetura do país oriental.

Centro Cultural Coreano / Oliveira Cotta Arquitetura + Padovani Arquitetos - Fotografia de Interiores, Vidro
© Leonardo Finotti
Centro Cultural Coreano / Oliveira Cotta Arquitetura + Padovani Arquitetos - Imagem 21 de 28
Planta Baixa Térreo
Centro Cultural Coreano / Oliveira Cotta Arquitetura + Padovani Arquitetos - Fotografia de Interiores, Cozinha, Prateleira
© Leonardo Finotti

O térreo do Centro Cultural sedia a recepção e um salão multiuso para mostras, apresentações musicais, aulas de instrumentos e de artes marciais, além de uma cozinha voltada para o ensino da culinária típica do país. Um palco móvel com rodízios aumenta a possibilidade de usos do ambiente e painéis deslizantes com espelhos viabilizam as aulas de artes marciais, mas quando recolhidos acrescentam área para exposições. O andar superior abriga salas de aula para estudos sobre a língua e cultura coreanas, uma biblioteca com literatura do país asiático, sala de reuniões e a área administrativa do Centro. As áreas técnicas ocupam o pavimento inferior.

Centro Cultural Coreano / Oliveira Cotta Arquitetura + Padovani Arquitetos - Fotografia de Interiores, Prateleira
© Marcelo Scandaroli

Os pórticos sequenciais de madeira laminada permitem uma interessante perspectiva de quem olha o ambiente pela Avenida Paulista e, ao mesmo tempo, destacam e organizam internamente áreas de exposições de quadros e esculturas, e reforçam os efeitos de iluminação indireta criados a partir dessas repetições. Já o pavimento superior é todo permeado por um forro de madeira ripada, que marca o espaço aberto da biblioteca, o qual, por sua vez, se destaca por um extenso móvel minimalista para apoio dos livros e pelas áreas de estudo.

Centro Cultural Coreano / Oliveira Cotta Arquitetura + Padovani Arquitetos - Fotografia de Interiores, Fachada
© Leonardo Finotti

O projeto buscou, também, aproveitar alguns elementos interessantes que já estavam previstos no prédio de linguagem modernista construído na década de 70. Um exemplo disso é a grande varanda de pé-direito duplo na área frontal do edifício, que em nosso projeto passa a ser utilizada como hall de entrada. A transparência dos elementos da sua envoltória cria uma conexão com a área externa, convidando o público a entrar e conhecer o espaço.

Centro Cultural Coreano / Oliveira Cotta Arquitetura + Padovani Arquitetos - Fotografia de Exterior
© Leonardo Finotti

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Av. Paulista, 460 - Bela Vista, São Paulo - SP, 01310-000, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Centro Cultural Coreano / Oliveira Cotta Arquitetura + Padovani Arquitetos" 23 Mai 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/961703/centro-cultural-coreano-oliveira-cotta-arquitetura-plus-padovani-arquitetos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.