Edifício Residencial Cristinacce / Orma Architettura

Edifício Residencial Cristinacce / Orma Architettura - Fotografia de Exterior, FachadaEdifício Residencial Cristinacce / Orma Architettura - Fotografia de Interiores, Cerca, PortaEdifício Residencial Cristinacce / Orma Architettura - Fotografia de Exterior, FachadaEdifício Residencial Cristinacce / Orma Architettura - Fotografia de Exterior, Tijolo, FachadaEdifício Residencial Cristinacce / Orma Architettura - Mais Imagens+ 10

Cristinacce, França
Edifício Residencial Cristinacce / Orma Architettura - Fotografia de Exterior, Fachada
© Julien Kerdraon

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto em questão é a reconstrução e reorganização de uma ruína na pequena aldeia de Cristinacce, na Córsega, França, para criar três apartamentos de propriedade da cidade. O projeto segue três eixos principais:

Edifício Residencial Cristinacce / Orma Architettura - Fotografia de Exterior, Fachada
© Julien Kerdraon

Em primeiro lugar, há um aspecto social nele, pois não só é propriedade da cidade, mas as tipologias são diferentes para responder à diversidade de situações dentro das aldeias da Córsega. Em segundo lugar, é possível perceber uma preocupação ambiental, pois agora é um assunto urgente para toda a ilha. Este edifício representa uma baixa emissão de carbono, o que o torna o primeiro de seu tipo na Córsega. Por fim, o aspecto arquitetônico do projeto, é claro, está na forma de uma construção contemporânea que se adapta às necessidades da vida moderna, mas em meio a um tecido antigo e tradicional, sempre presente nas nossas pequenas aldeias.

Edifício Residencial Cristinacce / Orma Architettura - Fotografia de Exterior, Tijolo, Fachada
© Julien Kerdraon

Existe um ato de resistência na abordagem da construção de três habitações sociais em uma pequena aldeia, pois visa também o combate ao despovoamento do interior oferecendo moradias de alta qualidade para uma população de menor renda.

Edifício Residencial Cristinacce / Orma Architettura - Imagem 10 de 15
Planta - Térreo
Edifício Residencial Cristinacce / Orma Architettura - Imagem 11 de 15
Planta - Primeiro Pavimento

O projeto se caracteriza por uma estrutura e uma superfície maioritariamente em madeira, marcando assim a construção dos nossos tempos. Procurou-se também integrar ainda mais os volumes e formas modernas, considerando a unidade material e a sobriedade das fachadas. Para além disso, a arquitetura do edifício nos permite criar grandes aberturas, necessárias para cumprir as normas ambientais, bem como enquadrar as vistas das montanhas distantes.

Edifício Residencial Cristinacce / Orma Architettura - Fotografia de Exterior
© Julien Kerdraon

Defender os méritos de uma construção em madeira na Córsega já não é necessário, pois é um material que não só se encontra em abundância em toda a ilha, mas também é uma madeira da mais alta qualidade. Mesmo assim, quisemos valorizar o artesanato local e salientar que, apesar da madeira ser abundante, ainda podem surgir dificuldades na construção com um material tão simples devido, por exemplo, à falta de secadores na região de Córsega. Com efeito, a maior parte da madeira utilizada tem de ser seca e transformada, quer na parte continental quer na Itália.

Edifício Residencial Cristinacce / Orma Architettura - Fotografia de Interiores, Cerca, Porta
© Julien Kerdraon

O projeto está procurando fornecer respostas imediatas para os problemas em questão. Para fazer isso, os métodos de construção que examinamos tiveram que ser precisos e integrar o fato de que a madeira que usaríamos não atingiria a taxa de umidade necessária de 13%, como é normalmente o caso em todas as estruturas de madeira tradicionais. Com isso, evitamos o transporte de madeira para o continente, reduzindo ao mesmo tempo a emissão de carbono do projeto.

Edifício Residencial Cristinacce / Orma Architettura - Fotografia de Exterior, Madeira, Concreto, Pilar
© Julien Kerdraon

Por isso, por sermos muito exigentes em todo o processo, queríamos garantir que o projeto fosse exemplar em todos os aspectos. Este projeto é social e ambientalmente correto, valorizando os recursos endêmicos (a madeira utilizada é do pinheiro Lariço) e participando no repovoamento do interior da Córsega.

Edifício Residencial Cristinacce / Orma Architettura - Fotografia de Interiores
© Julien Kerdraon

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:20126 Cristinacce, França

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Edifício Residencial Cristinacce / Orma Architettura" [Cristinacce Apartments / Orma Architettura] 16 Mai 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/961647/edificio-residencial-cristinacce-orma-architettura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.