In Conflict: Portugal explora o papel democrático do espaço público na Bienal de Veneza 2021

Intitulada In Conflict, a participação de Portugal na Bienal de Arquitetura de Veneza 2021 tem curadoria de Carlos Azevedo, João Crisóstomo e Luís Sobral, do escritório depA architects, com participação de Miguel Santos como curador adjunto, e lança luz sobre o espaço público enquanto palco de forças opostas, confronto de ideias e coexistência social. Respondendo diretamente à questão "como viveremos juntos?", posta pelo curador geral da Biennale Architettura, Hashim Sarkis, a participação portuguesa foca em sete projetos de habitação coletiva que foram alvo de confronto e discussão pública.

In Conflict: Portugal explora o papel democrático do espaço público na Bienal de Veneza 2021 - Imagem 2 de 15In Conflict: Portugal explora o papel democrático do espaço público na Bienal de Veneza 2021 - Imagem 3 de 15In Conflict: Portugal explora o papel democrático do espaço público na Bienal de Veneza 2021 - Imagem 4 de 15In Conflict: Portugal explora o papel democrático do espaço público na Bienal de Veneza 2021 - Imagem 5 de 15In Conflict: Portugal explora o papel democrático do espaço público na Bienal de Veneza 2021 - Mais Imagens+ 10

O projeto curatorial volta seus olhos para o espaço democrático, sua construção, suas tensões e, como muito se fala atualmente, sua falência, catalisada pela pandemia global de coronavírus que vem limitando há mais de um ano o uso e permanência em espaços públicos do mundo inteiro. Interessa aos curadores, ainda, analisar o espaço público enquanto possibilidade de construção coletiva, abarcando as divergências e a polarização de ideias.

In Conflict: Portugal explora o papel democrático do espaço público na Bienal de Veneza 2021 - Imagem 11 de 15
© José Campos

Para que o espaço democrático seja efetivamente aquele que melhor responda às nossas necessidades, temos que continuar a dar voz a todos. Não pode ser um sistema gerido a partir de um falso consenso. O consenso nunca existiu, e a vantagem da democracia é que ela permite que essa falta de consenso se manifeste. Portanto, queremos manifestar esta falta de consenso. Aqui vamos encontrar projetos que são pouco consensuais. – depA architects

A participação portuguesa está dividida em duas partes: exposição e debates. A primeira aborda o período da democracia portuguesa a partir de sete processos marcados por destruição material, deslocação social ou participação popular. Visando tornar acessível a mensagem por trás da mostra, os curadores procuram apresentar a arquitetura "de uma forma menos disciplinar, desde logo através da seleção de um conjunto alargado de projetos midiáticos, que foram alvo de um amplo debate público e que tiveram um grande eco na imprensa." Estes projetos lidam com a questão habitacional, um "direito básico, cuja análise profunda permite revelar as fragilidades a superar pela nossa sociedade". 

In Conflict: Portugal explora o papel democrático do espaço público na Bienal de Veneza 2021 - Imagem 8 de 15
© José Campos

Para vivermos em conjunto temos que viver em ação. Portanto, temos que debater e temos que dar voz a todo o conflito que a arquitetura gera. É isso que nos permite construir o espaço democrático, o espaço da ação, que, ao fim, permite resolver questões do modo mais pacífico possível. Ou, por outro lado, a discussão evidencia processos em aberto, o que só mostra que os problemas não estão resolvidos. É isso que nos interessa mostrar aqui. – depA architects

A outra face da participação de Portugal na Bienal consiste nos debates, coordenados por uma equipe multidisplinar composta por Ana Jara, Anna Puigjaner, Fernanda Fragateiro, Jorge Carvalho, Miguel Cardina e Moisés Puente. Seis dos eventos que fazem parte desta seção foram selecionados através de uma chamada internacional que tinha como objetivo atrair outras vozes para a discussão proposta pelos curadores.

A mostra portuguesa, assim como todas as participações nacionais na Biennale Architettura 2021, permanece aberta até 21 de novembro. Leia a entrevista que realizamos com os curadores do pavilhão português aqui.

In Conflict: Portugal explora o papel democrático do espaço público na Bienal de Veneza 2021 - Imagem 12 de 15
© José Campos

As citações no texto foram extraídas de entrevista realizada por Joanna Helm aos curadores em Veneza, gentilmente cedidas ao ArchDaily.

Confira a abrangente cobertura da Bienal de Arquitetura de Veneza 2021 realizada pelo ArchDaily. Não deixe de assistir à nossa playlist oficial no Youtube, onde apresentamos entrevistas exclusivas com arquitetas, arquitetos e curadores da Bienal.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "In Conflict: Portugal explora o papel democrático do espaço público na Bienal de Veneza 2021" 15 Jun 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/961066/portugal-explora-o-papel-democratico-do-espaco-publico-na-bienal-de-veneza-2021> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.