Restaurante & mercadinho em Monteiro Lobato / Metamoorfose Studio

Restaurante & mercadinho em Monteiro Lobato / Metamoorfose Studio - Fotografia de Exterior, CercaRestaurante & mercadinho em Monteiro Lobato / Metamoorfose Studio - Fotografia de InterioresRestaurante & mercadinho em Monteiro Lobato / Metamoorfose Studio - Fotografia de InterioresRestaurante & mercadinho em Monteiro Lobato / Metamoorfose Studio - Fotografia de Exterior, FachadaRestaurante & mercadinho em Monteiro Lobato / Metamoorfose Studio - Mais Imagens+ 24

Monteiro Lobato, Brasil
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  500
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2020
  • Fotógrafo
    Fotografias:Maíra Acayaba
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  AutoDesk, Brasilit, Deca, Jatobá, Trimble Navigation
  • Arquiteto Líder: André Procópio, Aline D`Avola
  • Engenharia: Carpinteria
  • Construtora Fase 2: C&S
  • Cidade: Monteiro Lobato
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Restaurante & mercadinho em Monteiro Lobato / Metamoorfose Studio - Fotografia de Exterior
© Maíra Acayaba

Descrição enviada pela equipe de projeto. O restaurante e mercadinho de Monteiro Lobato foi pensado como um projeto estratégico que busca promover um impacto positivo na região, se integrar na paisagem e responder às necessidades econômicas locais.

Localizado em uma zona rural próximo a cidade de Monteiro Lobato a 1.150 m de altitude o projeto procurou atender a uma simples demanda: um mercadinho para a população que precisava percorrer 20 km para a comprar mantimentos básicos e um apoio (café e banheiros) para os turistas que chegavam para visitar o Mirante Pedra de São Francisco.

Restaurante & mercadinho em Monteiro Lobato / Metamoorfose Studio - Fotografia de Exterior, Fachada
© Maíra Acayaba
Restaurante & mercadinho em Monteiro Lobato / Metamoorfose Studio - Fotografia de Interiores
© Maíra Acayaba

A pedra fica localizada em uma propriedade privada que foi aberta ao público no início dos anos 2000. Desde então as demandas e visitas foram crescendo e houve a necessidade de instalar ali um projeto que pudesse responder às questões locais. O projeto desenvolvido pelo escritório Metamoorfose procurou desde sua concepção utilizar materiais da região, aproveitar ao máximo os resíduos da construção, evitar grandes movimentos de terra e oferecer para todos um ambiente agradável e que valorizasse o seu entorno.

Restaurante & mercadinho em Monteiro Lobato / Metamoorfose Studio - Fotografia de Exterior, Viga
© Maíra Acayaba
Restaurante & mercadinho em Monteiro Lobato / Metamoorfose Studio - Imagem 25 de 29
Planta
Restaurante & mercadinho em Monteiro Lobato / Metamoorfose Studio - Fotografia de Interiores
© Maíra Acayaba

Com o objetivo de desenvolver uma economia circular o programa foi estruturado de maneira a se sustentar de acordo com a evolução do uso, do espaço e da sua necessidade sempre atendendo também a população local (zona rural) com a venda de produtos básicos e manufaturados também gerando novos empregos voltado para o ecoturismo.

O partido do projeto foi pensado para a melhor integração com o seu entorno e contemplação das visuais em um lugar nada comum. O conceito da implantação permite ao usuário percorrer toda volta e assim descobrir as diferentes vistas da paisagem ao longo do percurso. A modulação estrutural e seus fechamentos torna possível o crescimento ou redução do programa flexibilizando seus usos e acompanhando sua transformação.

Restaurante & mercadinho em Monteiro Lobato / Metamoorfose Studio - Fotografia de Exterior, Cerca
© Maíra Acayaba

Como estratégias bioclimáticas, a cobertura levemente solta dos volumes mais baixos permite a ventilação permanente, iluminação natural indireta e a existência de um jardim interno totalmente aberto que colabora com a umidade gerado pela evapotranspiração das plantas. O piso elevado do solo possibilita o resfriamento do edifício e evidencia o perfil natural do terreno.

Restaurante & mercadinho em Monteiro Lobato / Metamoorfose Studio - Fotografia de Interiores, Viga
© Maíra Acayaba

Sua forma circular se funde com as curvas das montanhas e a abundância de transparência oferece aos visitantes um percurso interno sempre acompanhando a paisagem externa. Seu programa pretende resolver uma demanda local e ao mesmo tempo possibilitar a integração com o espaço de forma natural e para todos.

Do restaurante ao mercadinho, do café ao piquenique na pedra e da permanência a passagem, todas as suas funções se unem com um objetivo comum de contemplar a natureza e aproveitar o momento!

Restaurante & mercadinho em Monteiro Lobato / Metamoorfose Studio - Fotografia de Exterior
© Maíra Acayaba

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Monteiro Lobato, Estado de São Paulo, 12250-000, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Restaurante & mercadinho em Monteiro Lobato / Metamoorfose Studio" 28 Abr 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/960982/restaurante-and-mercadinho-em-monteiro-lobato-metamoorfose-studio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.