Casa Impressa em 3D com Tecnologia TECLA / Mario Cucinella Architects

Casa Impressa em 3D com Tecnologia TECLA / Mario Cucinella Architects - Fotografia de InterioresCasa Impressa em 3D com Tecnologia TECLA / Mario Cucinella Architects - Fotografia de Interiores, CadeiraCasa Impressa em 3D com Tecnologia TECLA / Mario Cucinella Architects - Fotografia de InterioresCasa Impressa em 3D com Tecnologia TECLA / Mario Cucinella Architects - Fotografia de Interiores, ArcoCasa Impressa em 3D com Tecnologia TECLA / Mario Cucinella Architects - Mais Imagens+ 8

  • Arquiteto Líder: Mario Cucinella
  • Gerente De Projeto: Irene Giglio
  • Equipe De Projeto: Augusto Barichello
  • Consultoria De Sustentabilidade: SOS – School of Sustainability, Bologna, Italy (Postgraduate Training Center founded by Mario Cucinella): Lorenzo Porcelli, Stefano Rosso, Lori Zillante
  • Impressão 3d: WASP: Massimo Moretti (Founder), Alberto Chiusoli, Francesco De Fabritiis, Lapo Naldoni, Massimo Visonà
  • Visualizações: SOS – School of Sustainability, Bologna, Italy (Postgraduate Training Center founded by Mario Cucinella)
  • Maquete Física: WASP, Massa Lombarda, Ravenna, Italy
  • Material: Terra crua local
Mais informaçõesMenos informações
Casa Impressa em 3D com Tecnologia TECLA / Mario Cucinella Architects - Fotografia de Interiores, Arco
© Iago Corazza

Descrição enviada pela equipe de projeto. O primeiro modelo de casa eco-sustentável impressa em 3D inteiramente de terra crua. Esta abordagem genuinamente inovadora e pioneira foi concebida desde o início como um projeto conjunto entre duas empresas, que trabalharam lado a lado ao longo do conceito e desenvolvimento do projeto.

Casa Impressa em 3D com Tecnologia TECLA / Mario Cucinella Architects - Imagem 12 de 13
Corte

Metaforicamente inspirada por uma das "Cidades Invisíveis" de Italo Calvino - a cidade em construção contínua - o nome TECLA evoca o forte elo entre passado e futuro a partir da combinação da matéria e espírito das atemporais habitações do passado com o mundo da produção tecnológica do século XXI.

Casa Impressa em 3D com Tecnologia TECLA / Mario Cucinella Architects - Fotografia de Interiores, Arco
© Iago Corazza

Localizada em Massa Lombarda (Ravenna, Italy), TECLA tornou-se realidade graças à pesquisa eco-sustentável da SOS - School of Sustainability (centro de treinamento fundado por Mario Cucinella), aos projetos de pesquisa pioneiros de Mario Cucinella Architects e à tecnologia de impressão 3D colaborativa da WASP.

TECLA é um modelo inovador de habitação circular que reúne investigação sobre práticas de construção vernacular, o estudo de princípios bioclimáticos e a utilização de materiais naturais e locais. É um projeto com emissões quase nulas: o seu invólucro e a utilização de um material inteiramente local permite a redução de resíduos e entulhos. Estas características e a utilização de terra em estado bruto fazem do TECLA um exemplo pioneiro de habitações com baixo teor de carbono.

Casa Impressa em 3D com Tecnologia TECLA / Mario Cucinella Architects - Fotografia de Interiores, Cadeira
© Iago Corazza

Para este projeto, Mario Cucinella Architects não só explorou soluções habitacionais em termos estéticos formais, como também estudou a forma do edifício em relação ao seu clima e latitude. Além disso, a composição da mistura da terra responde às condições climáticas locais e o preenchimento do envelope é parametricamente otimizado para equilibrar a massa térmica, o isolamento e a ventilação de acordo com as necessidades climáticas.

Casa Impressa em 3D com Tecnologia TECLA / Mario Cucinella Architects - Fotografia de Interiores
© Iago Corazza

Nascido de um projeto de pesquisa de Mario Cucinella (Fundador e Diretor Criativo de Mario Cucinella Architects) e da visão de Massimo Moretti (Fundador do WASP), TECLA responde à emergência climática cada vez mais grave, à necessidade de casas sustentáveis a Km0 e à grande questão global da emergência habitacional que terá de ser enfrentada - particularmente no contexto de crises urgentes geradas, por exemplo, por grandes migrações ou desastres naturais.

Casa Impressa em 3D com Tecnologia TECLA / Mario Cucinella Architects - Fotografia de Interiores
© Iago Corazza

TECLA é uma composição de dois elementos contínuos que, através de uma sinuosa e ininterrupta curva senoidal, culminam em duas claraboias circulares que transmitem a luz zenital.

Casa Impressa em 3D com Tecnologia TECLA / Mario Cucinella Architects - Fotografia de Interiores, Tijolo, Arco
© Iago Corazza

A forma atípica, desde a geometria até às nervuras externas, permitiu o equilíbrio estrutural da construção - tanto durante a fase de impressão 3D do envoltório como após a conclusão da cobertura - dando vida a um desenho orgânico e visualmente coerente.

Com uma área de cerca de 60 metros quadrados, o projeto compreende uma zona de convivência com uma cozinha e uma zona noturna que inclui serviços. O mobiliário - parcialmente impresso em terra local e integrado na estrutura de terra bruta, e parcialmente concebido para ser reciclado ou reutilizado - reflete a filosofia de um modelo de casa circular.

Casa Impressa em 3D com Tecnologia TECLA / Mario Cucinella Architects - Imagem 10 de 13
Planta Baixa
Casa Impressa em 3D com Tecnologia TECLA / Mario Cucinella Architects - Imagem 11 de 13
Corte

A investigação tecnológica da WASP, especializada na impressão 3D a Km0 a partir de terra crua, levou a uma tecnologia inovadora de impressão 3D chamada Crane WASP, a primeira no mundo a ser modular e multinível, concebida para construir obras de construção de forma colaborativa. TECLA utiliza simultaneamente dois braços de impressão sincronizados, graças a um software capaz de otimizar os movimentos, evitar colisões e assegurar uma operação simplificada. Cada unidade de impressão tem uma área de impressão de 50 metros quadrados, o que permite, por conseguinte, construir módulos de caixa independentes em poucos dias.

Em suma: TECLA pode ser entregue com 200 horas de impressão, 7000 códigos de máquina (G-code), 350 camadas de 12 mm, 150 km de extrusão e 60 metros cúbicos de materiais naturais com um consumo médio inferior a 6 kW.

Casa Impressa em 3D com Tecnologia TECLA / Mario Cucinella Architects - Fotografia de Interiores
© Iago Corazza

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Impressa em 3D com Tecnologia TECLA / Mario Cucinella Architects" [TECLA Technology and Clay 3D Printed House / Mario Cucinella Architects] 03 Mai 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/960943/casa-impressa-em-3d-com-tecnologia-tecla-mario-cucinella-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.