Casa Celestina / Ramos Castellano Arquitectos

Casa Celestina / Ramos Castellano Arquitectos - Fotografia de Interiores, MadeiraCasa Celestina / Ramos Castellano Arquitectos - Fotografia de InterioresCasa Celestina / Ramos Castellano Arquitectos - Fotografia de ExteriorCasa Celestina / Ramos Castellano Arquitectos - Fotografia de Exterior, FachadaCasa Celestina / Ramos Castellano Arquitectos - Mais Imagens+ 43

  • Arquiteto Responsável: Ramos Castellano Arquitectos
  • Equipe De Projeto: Eloisa Ramos, Moreno S. Castellano
  • Estrutural: Ilidio Alexandre
  • Construção: Cipriano Tomas
  • Carpintaria E Fabricação De Móveis: Sig. Adriano Gomes
  • Pinturas: Moreno Castellano
  • Cidade: Mindelo
  • País: Cabo Verde
Mais informaçõesMenos informações
Casa Celestina / Ramos Castellano Arquitectos - Fotografia de Exterior, Fachada
© Sergio Pirrone

Descrição enviada pela equipe de projeto. A cidade de Mindelo, na ilha de São Vicente, Cabo Verde, África Ocidental, está se expandindo rapidamente, com 50% da população com menos de 25 anos e com um fluxo turístico em constante crescimento.

Casa Celestina / Ramos Castellano Arquitectos - Fotografia de Interiores, Madeira
© Sergio Pirrone
Casa Celestina / Ramos Castellano Arquitectos - Imagem 46 de 48
Plantas
Casa Celestina / Ramos Castellano Arquitectos - Fotografia de Interiores, Madeira
© Sergio Pirrone

O terreno de 60 m2 está localizado na rua comercial do centro da cidade. Uma rua que nos últimos 15 anos transformou a sua arquitetura, passando de residencial, com tradicionais casarões multicores, a pequenos edifícios de apartamentos com 4 pavimentos e com possibilidade de beiral de um metro na via pública. Como poderíamos criar uma transição harmoniosa entre o antigo existente, o novo e os dois volumes nas laterais do terreno? Acima de tudo, como poderíamos transmitir, através de uma fachada vertical de 4 andares, a mesma alegria que havia na arquitetura tradicional, combinando-a com um novo programa?

Casa Celestina / Ramos Castellano Arquitectos - Fotografia de Interiores
© Sergio Pirrone

No térreo, com 120 m2 para utilização comercial e colaborativa em dois níveis, o projeto procura criar um diálogo direto entre o espaço interno e a rua por meio das aberturas. Os apartamentos, 6 de 29 m2 cada, mais o ático de 60 m2, foram concebidos de forma a permitir que o espaço seja utilizado da maneira mais flexível e adaptável possível.

Casa Celestina / Ramos Castellano Arquitectos - Fotografia de Interiores
© Sergio Pirrone

As aberturas visam criar uma relação interna-externa, filtrando e selecionando as vistas que contribuem para a calma e concentração interna, ao mesmo tempo em que criam uma relação de posicionamento e dimensão com a arquitetura dos dois edifícios laterais.

Casa Celestina / Ramos Castellano Arquitectos - Fotografia de Exterior
© Sergio Pirrone
Casa Celestina / Ramos Castellano Arquitectos - Imagem 45 de 48
Elevações
Casa Celestina / Ramos Castellano Arquitectos - Fotografia de Interiores, Fachada
© Sergio Pirrone

O cromatismo das janelas tem uma relação direta com a paleta cromática já presente na arquitetura tradicional cabo-verdiana, e o movimento das aberturas absorve e transfere um dinamismo e um diálogo com a rua e sobretudo com a estereometria dos edifícios vizinhos. Artesanato local e madeira certificada para os móveis, ventilação cruzada para a climatização natural dos apartamentos, foram algumas estratégias utilizadas. 

Casa Celestina / Ramos Castellano Arquitectos - Fotografia de Exterior, Fachada
© Sergio Pirrone

O mobiliário interno segue a mesma lógica de flexibilidade do espaço que a arquitetura manifesta, criando um conjunto harmonioso e dinâmico de relações entre o ambiente construído e o ser humano. A sensação é de um espaço calmo do dentro de um fluxo em constante movimento.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Mindelo, Cabo Verde

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Casa Celestina / Ramos Castellano Arquitectos" [Casa Celestina / Ramos Castellano Arquitectos] 30 Abr 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/960754/casa-celestina-ramos-castellano-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.