4ª Jane’s Walk Porto Alegre - “Deslocamentos Pandêmicos”

4ª Jane’s Walk Porto Alegre - “Deslocamentos Pandêmicos”
sex14 - sab15 - dom16 Maio 2021

Partindo do contexto da pandemia na realidade de Porto Alegre e com o entendimento de que parte da experiência urbana está no deslocamento pela cidade, o coletivo autônomo TransLAB.URB esse ano realiza a sua quinta edição de atividades ligadas aos temas do urbanismo, mais uma vez celebrando o poder transformador que as caminhadas podem ter, homenageando a vida e a obra da ativista e urbanista Jane Jacobs na 4ª Jane’s Walk Porto Alegre - “Deslocamentos Pandêmicos”, programação virtual que acontecerá nos dias 14, 15 e 16 de Maio de 2021, alinhada às atividades da comunidade internacional das Jane's Walk.

Nos primeiros momentos da pandemia no Brasil, parecia que em Porto Alegre daríamos uma resposta relativamente positiva quanto às adaptações necessárias para conter o avanço do coronavírus, mas em poucos meses nos tornamos o epicentro dos contágios. Inúmeros fatores nos conduziram a isso, mas principalmente a ineficaz gestão da crise por parte do governo local que, ao invés de agir de maneira contundente com a gravidade da situação, preferiu a narrativa do falso dilema entre “salvar vidas X salvar economia”, se aliando à setores do empresariado local e ao negacionismo do governo federal. Neste panorama de falta de apoio às medidas eficazes para frear o número de casos e de óbitos, as rotinas individuais se adaptaram às poucas restrições existentes e passamos a viver um cotidiano anormal de convivência com um vírus letal.

A temática da 4ª Jane’s Walk Porto Alegre - “Deslocamentos Pandêmicos” vem do desejo de conversarmos abertamente sobre o movimento dos corpos pela cidade atravessada por realidades muito diferentes de uma mesma pandemia mundial. Para isso, abrimos a convocatória de atividades que tratem dos deslocamentos a partir de três categorias:


- deslocamentos essenciais (mantimentos, saúde, cuidados de terceiros, animais)
- deslocamentos dúbios (apertar o “foda-se”, espairecer, visitas, excessões)
- deslocamentos laborais (trabalho presencial, vínculo empregatício, trabalho autônomo, bicos)

Esta é mais uma edição virtual do festival de caminhadas, portanto as propostas não devem incentivar aglomerações nem deslocamentos em função das atividades, mas sim, podem fazer uso de deslocamentos já existentes nas rotinas das pessoas participantes. Incentivamos a criatividade e a autonomia das proponentes para todos os formatos imaginados!

Inscrevam suas propostas de atividades pelo formulário no link http://bit.ly/JANESWALKPOA2021

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "4ª Jane’s Walk Porto Alegre - “Deslocamentos Pandêmicos”" 26 Abr 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/960682/4a-janes-walk-porto-alegre-deslocamentos-pandemicos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.