Casa Golden / Estúdio OLO

Casa Golden / Estúdio OLO - Fotografia de Exterior, Fachada, AidoCasa Golden / Estúdio OLO - Fotografia de Interiores, Cozinha, Bancada, EscadaCasa Golden / Estúdio OLO - Fotografia de Interiores, Banheiro, Banheira, PiaCasa Golden / Estúdio OLO - Fotografia de Interiores, PortaCasa Golden / Estúdio OLO - Mais Imagens+ 30

Tatuí, Brasil
  • Arquitetos: Estúdio OLO
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  450
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2020
  • Fotógrafo
    Fotografias:Carolina Mossin
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Cerâmica Portinari, Deca, Indusparket, NBA Esquadrias, Portobello, Roca, Todeschini
Mais informaçõesMenos informações
Casa Golden / Estúdio OLO - Fotografia de Exterior, Fachada, Aido
© Carolina Mossin

Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada no interior de São Paulo, na cidade de Tatuí, a casa ocupa um terreno de 600m² naturalmente plano.
O conceito do projeto surgiu a partir da pesquisa e analise do perfil da moradora, que nos deixou à vontade para abusarmos de elementos mais marcantes. Com três cachorros da raça Golden, como membros importantes da família, o desafio da concepção era que diante da metragem pretendida de construção, ainda existisse áreas livres de qualidade para a circulação e interação entre eles.

Casa Golden / Estúdio OLO - Fotografia de Interiores, Cozinha, Bancada, Escada
© Carolina Mossin
Casa Golden / Estúdio OLO - Imagem 31 de 35
Planta Baixa - Térreo
Casa Golden / Estúdio OLO - Fotografia de Interiores, Banheiro, Banheira, Pia
© Carolina Mossin

O programa se estabelece em dois níveis, o acesso principal se dá em forma de uma extensa varanda direcionada por uma passarela em epóxi amarelo que atravessa o conjunto de maneira longitudinal, definindo o fluxo para todos os ambientes do térreo.

Casa Golden / Estúdio OLO - Fotografia de Interiores, Porta
© Carolina Mossin

A implantação visou captar a melhor insolação e relação de privacidade entre vizinhos, sendo assim, em formato de L, a casa circunda sua área de lazer posicionada na frente do terreno, de modo a tomar partido da largura da rua como um recuo mais interessante.

Casa Golden / Estúdio OLO - Fotografia de Exterior, Fachada, Jardim
© Carolina Mossin

A parte interna da casa, com ambientes diretamente integrados, tem relação intensa com o externo, fazendo com que o paisagismo, a luz natural e a ventilação transpassem os ambientes através dos caixilhos e clarabóias.

Um grande solário repousa como cobertura da área social e como um grande quintal, é o lugar preferido das crianças e dos cachorros. Com acesso pela varanda dos quartos, há também uma escada metálica externa fazendo a transição para a área de lazer e proporcionando um fluxo de circulação em 360° pela casa.

Casa Golden / Estúdio OLO - Imagem 30 de 35
Fachada

A fachada é composta por um muro inclinado como guarda corpo dessa circulação interna vertical e um balanço de cinco metros da laje superior por onde se dá o acesso e a garagem; ao plano de fundo, um painel com cerâmicas decoradas compõe com o colorido da passarela para uma estética mais divertida.

Ao adentrar, um volume de pedras madeira filetadas rodeiam e organizam a área gourmet, integrando-a ao conjunto. Pilares circulares em concreto aparente fazem a estrutura  das áreas sem fechamento.

Casa Golden / Estúdio OLO - Fotografia de Exterior, Fachada, Corrimão
© Carolina Mossin

O pavimento superior, em contraponto, tem uma volumetria sólida mais sóbria, um caixote branco envolvendo uma caixilharia camarão que unifica visualmente a abertura dos quartos; e aos fundos, no corredor íntimo, cobogós perfuram a fachada controlando a incidência solar vespertina, mas permitindo que a vista e claridade permeiem seus vazios.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Golden / Estúdio OLO" 27 Abr 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/960557/casa-golden-estudio-olo> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.