Casa Ex Fábrica Richaud / Richaud Arquitectura

Casa Ex Fábrica Richaud / Richaud Arquitectura

© Manolo R. Solis© Manolo R. Solis© Manolo R. Solis© Manolo R. Solis+ 43

Campeche, México
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  186
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2020
  • Fotógrafo Fotografías:  Manolo R. Solis
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: Adobe, Aimex Carpinteria, American Standard, AutoDesk, Canteras Creativas, Decorama, Grohe, La Sillería, Musaiko, Nook Arte Nativo, Raices Mayas Boutique Creativa, Rochstone, Sherwin-Williams, Tecnolite, Teka, Trimble Navigation, kimikolor
  • Arquiteto Responsável:Jorge Agustín Richaud Falcón
  • Equipe De Projeto:María José Gamboa Martín, Fernely Osorio Sanchez, Victor Antonio del Rio Sanchez, Javier Peón Chayrez.
  • Engenharia:Rodolfo José Pascacio Sánchez
  • Interiores:Acento Interiorismo
  • Paisagismo:Richaud Arquitectura
  • Cidade:Campeche
  • País:México
Mais informaçõesMenos informações
© Manolo R. Solis
© Manolo R. Solis

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Fábrica de bolachas Richaud Hermanos estava localizada até meados dos anos 60 no Bairro de San Román, na cidade de San Francisco de Campeche. Depois de ser Residência da família até 1981, foi abandonada, contudo, conserva-se o letreiro original ainda visível. Uma parte do edifício com acesso a partir de outra rua, num total de 619m2, foi usado para construir em 1989 a casa de um dos integrantes da família. Foi esta família que remodelou uma parte da fachada original, num total de 277m2, para juntar à residência já existente. A falta de uma relação harmoniosa entre a preexistência colonial e a residência dos anos 80 originou a procura de um vértice de encontro; remodelou-se, ampliou-se e nasceu uma sala de jantar para uma relação continua com o jardim que agora compartilham.

© Manolo R. Solis
© Manolo R. Solis

A proposta contempla recuperar e restaurar as preexistências coloniais e dar-lhes um novo sentido. Mantém-se a fachada original da casa colonial e os muros de alvenaria originais ficaram visíveis para enfatizar a antiguidade do imóvel. O objetivo deste anexo sempre foi o de “área de lazer” concebido num espaço de 186m2. Foi impossível recuperar as coberturas, portanto se criou um novo telhado suspenso na totalidade nas paredes originais. O projeto cria um grande “terraço entre muros” ressalvando as paredes originais e emergindo um telhado suspenso por PTR ́s metálicos ancorados aos muros de alvenaria. Ao deixar a fachada original projeta-se uma piscina entre os muros a céu aberto. Foi escolhido um revestimento total de chukum na piscina para que se harmonize com a área envolvente de pedra, que propícia a existência de um corpo natural de água que flui. No jardim conservaram-se as árvores e as preexistências de alvenaria. O chão original estava deteriorado, por isso utilizaram-se mosaicos de pasta com formas coloridas, diferentes em cada uma das áreas como forma de delimitar. No hall de entrada as paredes foram tingidas de verde, porque não eram originais e se queria destacar as preexistências. Esta regra somente teve exceção no quarto e no seu banheiro, onde se usou parcialmente o reboco com tinta verde.

© Manolo R. Solis
© Manolo R. Solis

A área coberta como um terraço tem uma cozinha-bar e uma sala de estar e de jantar. As bancadas da cozinha-bar são de cimento pintado e cravejado com cristais reciclados que lhe dão um acabado rústico com detalhes minerais. Na sala de estar e jantar reutilizaram-se algumas vigas de madeira originais que suportavam a cobertura para criar essa aparência original. Optou-se por deixar o teto com cimento branco polido para se dissimular com o entorno. A casa Ex Fábrica Richaud ressalta as antigas técnicas de construção da Península de Yucatán e as integra com as mais modernas através da recuperação e restauração de um pedaço da história que tem a oportunidade de se reencontrar com as suas raízes. Um espaço entre muros, rodeado de muita vegetação que o converte num oásis dentro da cidade.

© Manolo R. Solis
© Manolo R. Solis

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Ex Fábrica Richaud / Richaud Arquitectura" [Casa Ex Fábrica Richaud / Richaud Arquitectura] 03 Mai 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/960522/casa-ex-fabrica-richaud-richaud-arquitectura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.