Casa Extraordinary Ordinary / Love Architecture

Casa Extraordinary Ordinary / Love Architecture - Imagem 2 de 29Casa Extraordinary Ordinary / Love Architecture - Imagem 3 de 29Casa Extraordinary Ordinary / Love Architecture - Imagem 4 de 29Casa Extraordinary Ordinary / Love Architecture - Imagem 5 de 29Casa Extraordinary Ordinary / Love Architecture - Mais Imagens+ 24

  • Arquitetos: Love Architecture
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  404
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2020
  • Fotógrafo
    Fotografias:Masao Nishikawa
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Linea Talara
  • Arquiteto Responsável: Yukio Asari
  • Paisagismo: Mark Chapman
  • País: Japão
Mais informaçõesMenos informações
Casa Extraordinary Ordinary / Love Architecture - Imagem 3 de 29
© Masao Nishikawa

Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta residência no centro de Tóquio é a segunda de duas casas localizadas a um minuto a pé uma da outra, ambas ocupadas rotineiramente pelo cliente. O seu único pedido foi que criássemos um espaço moderno composto por elementos que faltavam na primeira casa. Isso explica a planta bastante incomum: uma sala de recreação e adega de vinhos no subsolo, uma garagem e sala de estar no primeiro andar, um espaço para entretenimento no segundo e closets no terceiro.

Casa Extraordinary Ordinary / Love Architecture - Imagem 2 de 29
© Masao Nishikawa
Casa Extraordinary Ordinary / Love Architecture - Imagem 14 de 29
© Masao Nishikawa

O projeto não se encaixa nem na definição de uma casa típica - ou seja, um lugar para passar a vida cotidiana - nem na de uma casa de férias, um lugar para escapar da vida cotidiana. Em vez disso, está em algum lugar entre as duas, com o objetivo de expandir a vida cotidiana e lançá-la sob uma nova luz. Numa típica casa de férias, é possível criar uma sensação extraordinária simplesmente abrindo o volume para o ambiente envolvente.

Casa Extraordinary Ordinary / Love Architecture - Imagem 10 de 29
© Masao Nishikawa

Neste caso, porém, por causa do pequeno lote urbano, muito pouco poderia ser feito através da manipulação da forma em relação à luz natural e ao jardim. Portanto, empregamos uma estratégia alternativa de lidar com todo o projeto, da fachada aos interiores, móveis e tecidos, cada uma das partes com o mesmo valor, criando assim um novo tipo de expressão única.

Casa Extraordinary Ordinary / Love Architecture - Imagem 9 de 29
© Masao Nishikawa

A cada pequeno intervalo de tempo e mudança de luz natural, a densa colagem de materiais usados em toda a casa adquire uma aparência sutilmente diferente. Da mesma forma, cada passo no espaço traz cenas contínuas conforme a pessoa se move em torno de formas projetadas para destacar as características únicas dos materiais. As paredes externas de concreto nervurado contrastam com uma superfície áspera nas partes côncavas, obtida pressionando a madeira quadrada das fôrmas, com uma superfície polida nas partes convexas. Além disso, as nervuras se tornam verticais acima da escada externa e horizontais abaixo dela.

Casa Extraordinary Ordinary / Love Architecture - Imagem 20 de 29
© Masao Nishikawa
Casa Extraordinary Ordinary / Love Architecture - Imagem 19 de 29
© Masao Nishikawa

A parede da varanda é feita com chapas de aço inoxidável cortadas a laser em várias larguras, entrelaçadas em uma trama e pulverizadas com um revestimento de fluoropolímero. Nas paredes da área de entretenimento, vários processos de reboco são dispostos em camadas um sobre o outro, criando marcas verticais e horizontais semelhantes a um tecido. Perto dali, uma cortina metálica e um sofá suavemente estofado se integram ao espaço de uma forma que confundem a fronteira entre arquitetura e design de interiores. Durante o dia, a luz do sol entra pela claraboia, mas, à noite, o sol se põe inclinado no oeste, transformando completamente o clima da sala.

Casa Extraordinary Ordinary / Love Architecture - Imagem 26 de 29
© Masao Nishikawa

As combinações inesperadas de materiais e móveis fogem à descrição e, por extensão, à normalização. A porta da frente é revestida com painéis texturizados e possui uma maçaneta de aço inoxidável usinado. No banheiro do segundo andar, o uso do branco como cor básica, tanto para acabamentos quanto para móveis, serve para destacar as diferenças na textura e no padrão. No banheiro do terceiro andar, um elemento de estilo japonês e uma cadeira italiana ocupam um espaço moderno construído com ladrilhos que imitam pedra natural e vidro.

Casa Extraordinary Ordinary / Love Architecture - Imagem 29 de 29
Elevações

Na adega subterrânea, a atmosfera de alta tecnologia das prateleiras de aço inoxidável com luzes LED lineares contrasta com o piso de porcelanato italiano clássico. Também projetamos uma mesa de pingue-pongue personalizada para combinar com o espaço. Em cada caso, materiais ou padrões contrastantes são trazidos em harmonia e amplitude. Conforme a luz muda e as pessoas se movem por esta casa cheia de materiais, acabamentos e formas diferentes, elas encontram uma gama ilimitada de cenários. Essa relação interativa entre luz, movimento, material e forma transforma um espaço cotidiano em um local incessantemente extraordinário.

Casa Extraordinary Ordinary / Love Architecture - Imagem 5 de 29
© Masao Nishikawa

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Extraordinary Ordinary / Love Architecture" [Extraordinary Ordinary House / Love Architecture] 24 Abr 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/960366/casa-extraordinary-ordinary-love-architecture> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.