Sede Iperceramica / Mario Cucinella Architects

Sede Iperceramica / Mario Cucinella Architects - Fotografia de Exterior, FachadaSede Iperceramica / Mario Cucinella Architects - Fotografia de Interiores, EscadaSede Iperceramica / Mario Cucinella Architects - Fotografia de Exterior, FachadaSede Iperceramica / Mario Cucinella Architects - Fotografia de ExteriorSede Iperceramica / Mario Cucinella Architects - Mais Imagens+ 13

  • Arquiteto Responsável: Mario Cucinella
  • Equipe De Projeto: Mario Cucinella, Enrico Iascone, Michele Roveri, Francesca Fabiana Fochi, Giovanni Sanna, Silivia Conversano
  • Visual: Nicola Magri, Francesco Naimoli
  • Cidade: Modena
  • País: Itália
Mais informaçõesMenos informações
Sede Iperceramica / Mario Cucinella Architects - Fotografia de Exterior, Fachada
© Giovanni De Sandre

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto do novo edifício de escritórios da Bayker-Iperceramica foi criado para ser um envelope simples e funcional, caracterizado por uma imagem marcadamente contemporânea. A nova sede será desenvolvida em dois pavimentos acima do solo com um total de aproximadamente 1.700 metros quadrados. As estruturas portantes foram projetadas em elementos pré-fabricados de madeira aparente (pilares de madeira laminada, divisórias portantes e pisos X-Lam), garantindo assim o uso das mais recentes tecnologias de construção em termos de materiais, sustentabilidade e sistemas pré-fabricados.

Sede Iperceramica / Mario Cucinella Architects - Fotografia de Exterior
© Giovanni De Sandre

O projecto deu grande atenção ao conforto dos ambientes internos, ao consequente bem-estar dos funcionários e à permeabilidade da luz natural; neste sentido, o novo edifício prevê um revestimento externo totalmente envidraçado, garantindo assim grande transparência para o exterior e é voltado para um pátio interno repleto de espécies arbóreas e arbustivas.

Sede Iperceramica / Mario Cucinella Architects - Fotografia de Exterior, Fachada
© Giovanni De Sandre

A fim de melhor enfatizar os elementos de madeira, as partes subjacentes do térreo e do primeiro pavimento são caracterizadas por uma sucessão de ripas de aproximadamente 12 x 12 cm para criar uma paginação padronizada que contribui para uma leitura harmônica dos ambientes de escritório.

Sede Iperceramica / Mario Cucinella Architects - Fotografia de Interiores, Escada
© Giovanni De Sandre
Sede Iperceramica / Mario Cucinella Architects - Imagem 14 de 18
Planta Térreo
Sede Iperceramica / Mario Cucinella Architects - Fotografia de Interiores
© Giovanni De Sandre

As separações internas entre os vários escritórios são feitas por elementos de vidro serigrafado para permitir privacidade, permeabilidade visual e, ao mesmo tempo, a passagem da luz natural. Devido a esta disposição, não só os escritórios e ambientes de trabalho, mas também os corredores e espaços de distribuição não exigirão iluminação artificial para as horas do dia, resultando em significativa economia de energia.

Sede Iperceramica / Mario Cucinella Architects - Fotografia de Exterior, Fachada
© Giovanni De Sandre
Sede Iperceramica / Mario Cucinella Architects - Imagem 17 de 18
Corte
Sede Iperceramica / Mario Cucinella Architects - Fotografia de Interiores
© Giovanni De Sandre

Para proteger a radiação nas cortinas de vidro, o projeto envolve a construção de um elemento com forte impacto estético: um grande beiral no limite externo das fachadas, que é capaz de reduzir a entrada de luz direta e ao mesmo tempo difundir luz natural uniforme no interior dos escritórios; esta grande cobertura é caracterizada por diferentes sobreposições relacionadas com a orientação e a análise solar, para gerenciar a entrada adequada da radiação de acordo com a exposição solar e as necessidades das frentes individuais.

Sede Iperceramica / Mario Cucinella Architects - Fotografia de Interiores, Fachada
© Giovanni De Sandre

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Módena, Itália

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Sede Iperceramica / Mario Cucinella Architects" [Iperceramica Headquarters / Mario Cucinella Architects] 26 Abr 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/960347/sede-iperceramica-mario-cucinella-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.