Escola Jean Rostand / SAM architecture

Escola Jean Rostand / SAM architecture - Fotografia de ExteriorEscola Jean Rostand / SAM architecture - Fotografia de ExteriorEscola Jean Rostand / SAM architecture - Fotografia de Interiores, FachadaEscola Jean Rostand / SAM architecture - Fotografia de ExteriorEscola Jean Rostand / SAM architecture - Mais Imagens+ 28

  • Arquitetos: SAM architecture
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  3
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2020
  • Fotógrafo
    Fotografias:Charly Broyez
Escola Jean Rostand / SAM architecture - Fotografia de Exterior
© Charly Broyez

Descrição enviada pela equipe de projeto. A escola Jean Rostand está localizada no coração do distrito de Epine, ao sul de Hellemmes. O bairro foi projetado nos anos setenta para trabalhadores ferroviários. Encurralado entre rodovias e ferrovias, o local é bastante desconhecido para os habitantes de Lille, de forma que para município promover tal projeto foi um grande desafio. O novo complexo escolar tem o objetivo de descarregar o sistema de toda a cidade de Hellemmes e apoiar a renovação do bairro. O complexo escolar foi projetado para cinco turmas de pré-escola, oito turmas de ensino fundamental, além de um refeitório, recebendo ao total 360 ​​crianças.

Escola Jean Rostand / SAM architecture - Fotografia de Exterior
© Charly Broyez
Escola Jean Rostand / SAM architecture - Imagem 25 de 33
Planta do Pavimento Térreo
Escola Jean Rostand / SAM architecture - Fotografia de Exterior, Fachada
© Charly Broyez

Além de ser um espaço educacional, o complexo escolar é um importante equipamento público, já que inclui diversas funções para atividades comunitárias. O objetivo foi abrir a escola tanto para as crianças, quanto para a cidade. O volume de dois pavimentos foi projetado para se adequar às tipologias existentes de casas vizinhas. A construção ocupa menos da metade do lote, de forma a preservar o máximo de terreno aberto possível. A construção foi localizada nos perímetros do terreno, de forma a manter a tipologia do quarteirão, enquanto preserva o jardim da cidade.

Escola Jean Rostand / SAM architecture - Fotografia de Exterior
© Charly Broyez

O projeto dialoga com o entorno, tanto na rua quanto nas fachadas dos jardins. A vertente urbana do empreendimento apresenta uma fachada em tijolo, que proporciona intimidade às salas de aula e brinca com a materialidade do bairro. O lado do jardim é totalmente aberto através de grandes janelas e molduras de madeira, que se beneficiam da intimidade paisagística criada pela vegetação. A fachada em tijolo distribuída aleatoriamente renova de forma contemporânea e única, a utilização deste material fundamental para a materialidade do bairro. O uso de matérias-primas: concreto no térreo e madeira no primeiro pavimento, comunica a estrutura do projeto com seus usuários. A forma e a materialidade do projeto tornam-no relevantes no contexto único de um bairro em mutação, ainda com uma forte identidade local.

Escola Jean Rostand / SAM architecture - Fotografia de Interiores, Fachada
© Charly Broyez
Escola Jean Rostand / SAM architecture - Imagem 27 de 33
Corte
Escola Jean Rostand / SAM architecture - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Cadeira, Porta
© Charly Broyez

Os espaços projetados visam ser investidos, a ideia geral é criar valor de uso para os ambientes, tidos como secundários. O refeitório pode se tornar um espaço multiuso, por exemplo, a extensão de uma sala de aula para algumas atividades em pequenos grupos, de forma que possam ser definidos vários usos dentro de um espaço, e cada sala possa acolher diversas funções. O edifício deve ser o mais aberto e flexível possível para seus usuários.

Escola Jean Rostand / SAM architecture - Fotografia de Exterior, Cerca
© Charly Broyez

A escola não é mais apenas um estabelecimento público. Torna-se um centro dedicado e dimensionado para as crianças, com uma praça central (o parque infantil), espaços de convívio (sala polivalente, espaço de motricidade), refeitório, biblioteca, parque, quadra esportiva e habitações: as salas de aula. As salas de aula são lajes minerais, que abrigam alojamentos escolares e galerias. A escola torna-se um território ambivalente, possibilitando a livre circulação de seus alunos e a experimentação educacional.

Escola Jean Rostand / SAM architecture - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Cadeira
© Charly Broyez

O desempenho da construção tem referência no conceito alemão de PASSIVHAUS, que significa grandes expectativas em relação ao consumo de energia, qualidade dos materiais, conforto térmico, visual, acústico e olfativo. O projeto pretende ser moderno para o conforto de seus usuários: crianças, professores, funcionários, pais e, além disso, a comunidade de Hellemmes. A escola responde a uma abordagem com consciência ambiental e social, considerando o custo global do projeto para a cidade.

Escola Jean Rostand / SAM architecture - Fotografia de Exterior, Fachada
© Charly Broyez

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Hellemmes, Lille, França

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Escola Jean Rostand / SAM architecture" [Jean Rostand School / SAM architecture] 23 Abr 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/960289/escola-jean-rostand-sam-architecture> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.