Impressão 3D com termoplásticos ​​cria um sistema de dobras que controla a temperatura da luz

O telhado da Euston Station em Londres é o cenário arquitetônico em grande escala para a aplicação virtual do sistema integral Metaplas, criado por alunos da Bartlett School of Architecture - UCL. Parte de uma investigação realizada no Research Cluster 8 (RC8) do programa de Mestrado em Design de Arquitetura, os alunos desenvolveram um sistema multimaterial impresso em 3D a partir de termoplásticos biodegradáveis ​​e recicláveis. Assim, uma série de painéis planos tornam-se tridimensionais, criando um sistema estrutural com dobras geométricas que permite o controle passivo da temperatura de iluminação dos espaços interiores.

Impressão 3D com termoplásticos ​​cria um sistema de dobras que controla a temperatura da luz - Imagem 2 de 16
Cortesía de Metaplas Project
Impressão 3D com termoplásticos ​​cria um sistema de dobras que controla a temperatura da luz - Imagem 4 de 16
Cortesía de Metaplas Project
Impressão 3D com termoplásticos ​​cria um sistema de dobras que controla a temperatura da luz - Imagem 3 de 16
Cortesía de Metaplas Project
Impressão 3D com termoplásticos ​​cria um sistema de dobras que controla a temperatura da luz - Imagem 11 de 16
Cortesía de Metaplas Project

Os métodos de design e construção contemporâneos muitas vezes carecem de um modelo que permita unificar design, materialidade, requisitos estruturais e fabricação por meio de ferramentas digitais. Por isso, o Metaplas é resultado da busca por um sistema arquitetônico integral por meio da digitalização. Além disso, o sistema pode ser fabricado de forma ecológica e ética, oferecendo benefícios econômicos através de um sistema descentralizado. Por exemplo, no caso da Estação Euston, instalações de reciclagem e impressão 3D localizadas em um raio definido do local foram mapeadas e identificadas para promover o desenvolvimento da economia local.

Impressão 3D com termoplásticos ​​cria um sistema de dobras que controla a temperatura da luz - Imagem 16 de 16
Cortesía de Metaplas Project

A partir de uma extensa pesquisa em materiais para impressão 3D, os alunos da Bartlett School of Architecture identificaram dois termoplásticos recicláveis ​​de alto potencial, PLA (ácido polilático) rígido e o filamento flexível TPU (poliuretano termoplástico), ideais para obter uma dobra multimaterial do painel. O painel é impresso em 3D plano e transformado em um objeto tridimensional por meio de um sistema integrado de padrões. As dobras do painel, que compõem a estrutura, são fixadas por um sistema de cabos e um mecanismo de fechamento por clipe, o que facilita a montagem, desmontagem e manutenção. De acordo com a equipe, "a dobra foi aprimorada como uma ferramenta geométrica por meio de um processo personalizado, que envolve análise estrutural antes da dobra. As áreas que exigem mais estrutura são mais densas nas dobras, enquanto as áreas inerentemente estruturais são mais escassas".

Impressão 3D com termoplásticos ​​cria um sistema de dobras que controla a temperatura da luz - Imagem 8 de 16
Cortesía de Metaplas Project
Impressão 3D com termoplásticos ​​cria um sistema de dobras que controla a temperatura da luz - Imagem 14 de 16
Cortesía de Metaplas Project

Da mesma forma, a integração de plásticos termocrômicos é proposta por meio de um micropadrão embutido em cada painel. Esse tipo de plástico se destaca pela pigmentação que permite que o material mude de cor com a temperatura que enfrenta. A sua aplicação atinge um controle passivo da temperatura de iluminação dos espaços interiores, melhorando o conforto ambiental e também gerando uma sensação de direcionalidade no espaço.

Impressão 3D com termoplásticos ​​cria um sistema de dobras que controla a temperatura da luz - Imagem 5 de 16
Cortesía de Metaplas Project
Impressão 3D com termoplásticos ​​cria um sistema de dobras que controla a temperatura da luz - Imagem 6 de 16
Cortesía de Metaplas Project

Além dos múltiplos benefícios ecológicos, tecnológicos e econômicos, o sistema Metaplas se apresenta como uma referência interessante de como um sistema estrutural pode ser efetivo da microescala a uma macroescala, demonstrando que a resistência e flexibilidade da estrutura independem no tamanho.

Revise mais detalhes do projeto aqui.

Impressão 3D com termoplásticos ​​cria um sistema de dobras que controla a temperatura da luz - Imagem 10 de 16
Cortesía de Metaplas Project
Impressão 3D com termoplásticos ​​cria um sistema de dobras que controla a temperatura da luz - Imagem 7 de 16
Cortesía de Metaplas Project

Sobre este autor
Cita: Valenzuela, Catalina. "Impressão 3D com termoplásticos ​​cria um sistema de dobras que controla a temperatura da luz" [Impresión 3D con termoplásticos crea sistema plegable que controla la temperatura de la luz] 20 Abr 2021. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/960082/impressao-3d-com-termoplasticos-reciclaveis-cria-um-sistema-de-dobras-que-controla-a-temperatura-da-luz> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.