Ecocasa Atelier / Encaixe Soluções Alternativas

Ecocasa Atelier / Encaixe Soluções Alternativas

© Filipe Bisof© Marcos Bacon© Marcos Bacon© Marcos Bacon+ 25

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  285
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2020
  • Fotógrafo Fotografias:  Marcos Bacon, Filipe Bisof
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: AutoDesk, Marcenaria JF, NJG Tudo Para Construção, Shiguenao Bambu, TTK, Tijolaje, Tijoleco, Vidraçaria Alvorada, polimix
  • Arquiteto Líder:Brianna Bussinger
  • Equipe De Projeto:Rafael Alves
  • Colaboradores:Altair Cabral, Filipe Bisof, Iolanda Guilherme, Lucas Ota, Suzane Cunha
  • Consultores:Terra Compacta
  • Cidade:São Roque
  • País:Brasil
Mais informaçõesMenos informações
© Marcos Bacon
© Marcos Bacon

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Ecocasa Atelier é um projeto residencial de design-build, acessível à realidade brasileira. A obra é a comprovação de que é possível construir casas sustentáveis contemporâneas à um valor popular, graças à ferramenta mais preciosa da arquitetura - o desenho. Os clientes, cujo sustento principal vem da arte, música e produção de eventos, permitiram que o processo de projeto fosse conduzido pelas condicionantes ambientais, materiais e humanas, e assim, foi extraído dos recursos disponíveis o máximo aproveitamento com o mínimo de impacto ecológico.

© Marcos Bacon
© Marcos Bacon

O escopo era ambicioso, pois estava limitado pelo orçamento. Em um terreno de 1.800 m² em São Roque, o programa determinava: uma casa de dois quartos com dupla função - moradia e local de eventos que garantiria o sustento da família. No fim, devido à colaboração de todos os agentes envolvidos, foi possível construir uma residência de 285 m².

© Marcos Bacon
© Marcos Bacon

A função definiu a forma, que definiu a materialidade: as paredes da casa são construídas parte com terra estabilizada e parte com cimento, entre lajes de concreto armado. São três volumes principais: a sala de taipa de pilão, os quartos de tijolos de solocimento e a área molhada (cozinha, banheiros, lavanderia e depósito) de blocos de concreto estrutural aparente. As dimensões dos cômodos foram determinadas pelo uso, já as localizações por imposições bioclimáticas. O espaço residual intermediário tornou-se o pátio central da casa coberto por uma clarabóia de 3x7 m, permitindo assim, a entrada indiscriminada do céu no ambiente. 

Axonometría
Axonometría
Planta Baixa
Planta Baixa

A topografia do terreno é acidentada e forma um mirante natural voltado para o sol poente. Por isso, a fachada oeste foi potencializada com uma área externa de 85 m², onde, também ficou garantida a mesma lógica da casa, construíndo a área gourmet com blocos estruturais e uma infraestrutura básica de cozinha concebida com elementos pré-moldados de concreto armado, já no desnível brusco de 6m entre as duas plataformas do terreno foi construída uma varanda suspensa - estruturada por bambu Mossô e Hatiku, tratado e exposto e deck com madeira de reuso de antigos assoalhos -, de 40 m².

© Filipe Bisof
© Filipe Bisof

A resiliência da Ecocasa Atelier é multifacetada, o que se apresenta em seu uso, pois cumpre seu escopo mesmo em pandemia e hoje serve como fonte de renda primária dos moradores graças ao aluguel por temporada. Demonstra-se também através do canteiro de obras ecológico, que contou com uma estrutura provisória de bambu para estocar materiais e a implantação de um banheiro seco para os operários. Outro exemplo é o ciclo das águas completo na propriedade (poço semi-artesiano, tratamento de esgoto com biodigestor e bacia de infiltração). E, além de utilizar a terra do próprio terreno para a construção das paredes de taipa de pilão, todas as madeiras da casa são de reuso. A ecocasa já foi também palco de um curso de capacitação aberto ao público sobre projetos e estruturas em bambu.

© Marcos Bacon
© Marcos Bacon

Conciliando técnicas de construção convencionais com bioconstrução foi possível, em apenas um ano, transformar um terreno vazio com uma pequena reserva de mata em uma ecocasa dos sonhos.

© Marcos Bacon
© Marcos Bacon

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Ecocasa Atelier / Encaixe Soluções Alternativas" 15 Abr 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/959876/ecocasa-atelier-encaixe-solucoes-alternativas> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.