Edifício Borges 3647 / Cité Arquitetura

Edifício Borges 3647 /  Cité Arquitetura - Fotografia de ExteriorEdifício Borges 3647 /  Cité Arquitetura - Fotografia de Exterior, FachadaEdifício Borges 3647 /  Cité Arquitetura - Fotografia de ExteriorEdifício Borges 3647 /  Cité Arquitetura - Fotografia de Exterior, PortaEdifício Borges 3647 /  Cité Arquitetura - Mais Imagens+ 36

Rio de Janeiro, Brasil
  • Arquitetos: Cité Arquitetura
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  423
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2020
  • Fotógrafo
    Fotografias:Pedro Vannucchi
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  CASA BLANCA REVESTIMENTOS, CHALEUR BRASIL, Força Carioca, GRUPO PARIS, NACIONAL MADEIRAS, PORTOBELLO S.A., thyssenkrupp
  • Arquitetura: CELSO RAYOL E FERNANDO COSTA
  • Colaboradores: Gerentes de projeto Lúcia Andrezo e Beatriz Aguiar Equipe André Caterina, Gabriela Sales, Daniel Osório, Letícia Burkardt, Vinicius Philot, Fabiano Ravaglia, Thiago Godoy, Júlio Sartori e Ana Terra Vettori.
  • Programação Visual: JORGE DARZÉ
  • Gerenciamento: PI ARQUITETOS
  • Estrutura: ADLER PROJETOS ESTRUTURAIS
  • Fundações: ABS FUNDAÇÕES
  • Instalações: AQ PROJETOS DE INSTALAÇÕES
  • Incêndio: HIDROFIRE
  • Consultoria De Esquadrias: B&G ARQUITETURA CONSULTIVA
  • Consultoria De Acústica: TRAÇO VERDE ARQUITETURA AMBIENTAL
  • Impermeabilização: GTI PROJETOS E CONSULTORIA
  • Ancoragem: MEIO EQUIPAMENTOS
  • Cidade: Rio de Janeiro
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Edifício Borges 3647 /  Cité Arquitetura - Fotografia de Exterior
© Pedro Vannucchi

Descrição enviada pela equipe de projeto. Desenho marcado por linhas que percorrem toda a fachada. O projeto do Edifício Borges, localizado na Lagoa Rodrigo de Freitas, tem como premissa a valorização e integração com esta paisagem marcante da cidade do Rio de Janeiro.

Edifício Borges 3647 /  Cité Arquitetura - Fotografia de Exterior, Porta
© Pedro Vannucchi

Marcar um forte desenho por linhas que percorrem toda a fachada foi o conceito adotado pela Cité Arquitetura ao elaborar este projeto. Segundo Waltércio Caldas, “Desenhos são, na maioria das vezes, objetos de papel e alguns acreditam que desenhar é a tarefa mais rápida da arte. Mas a arte deve muito ao “quase nada” e desenhos permanecem como sorrisos indo, desprevenidos, em direção ao esquecimento”.

Edifício Borges 3647 /  Cité Arquitetura - Fotografia de Exterior, Fachada
© Pedro Vannucchi

As linhas que formam o desenho são registradas e impregnadas no significado do projeto. Partiu-se do desenho que inicia a elaboração de uma ideia: o caminho das linhas percorre toda a fachada até a matriz volumétrica e detalhes que finalizam a mesma.

Edifício Borges 3647 /  Cité Arquitetura - Imagem 31 de 41
Edifício Borges 3647 /  Cité Arquitetura - Imagem 33 de 41

A fim de garantir uma perfeita visualização da Lagoa e também para as generosas copas das arvores da rua, foram projetados grandes vãos, resultando numa franca aproximação visual com esta paisagem circundante. A primeira camada que forma esta fachada é composta de concreto e chapas metálicas perfuradas. A segunda camada, das varandas, é composta de perfis de madeira em desenhos assimétricos e variados.

Edifício Borges 3647 /  Cité Arquitetura - Fotografia de Exterior, Fachada
© Pedro Vannucchi

O edifício tem seis andares e é composto de dois apartamentos por pavimento tipo, sendo um de três e o outro com dois quartos. Nas plantas, o posicionamento de banheiros e cozinhas foi pensado de maneira a garantir o maior numero possível de variações de planta. Nesta proposta, as possibilidades de variações de planta compõem um total de três possibilidades, inclusive, a adaptação para uma única unidade por andar, de maneira ágil e qualificada. Esta é a adaptabilidade solicitada pelos usuários, atendendo as necessidades de transformação da casa ao gosto e necessidades do morador.

Edifício Borges 3647 /  Cité Arquitetura - Fotografia de Interiores
© Pedro Vannucchi

As unidades do primeiro andar ainda possuem jardins privativos, devido ao a configuração do pavimento de acesso, enquanto as unidades do sexto andar possuem dependências na cobertura com terraços de vista panorâmica.

Edifício Borges 3647 /  Cité Arquitetura - Fotografia de Exterior, Cerca
© Pedro Vannucchi

Este projeto, assim como o Edifício Carmela Dutra e Lygia Reisen, faz parte do Cité Design 360, onde a Cité Arquitetura participa ativamente de todas as etapas de projeto, desde os estudos de viabilidade até a criação do nome do empreendimento, de seu material de divulgação e o projeto executivo.

Edifício Borges 3647 /  Cité Arquitetura - Fotografia de Exterior
© Pedro Vannucchi

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Av. Borges de Medeiros, 3647 - Lagoa, Rio de Janeiro - RJ, 22470-001, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Edifício Borges 3647 / Cité Arquitetura" 04 Mai 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/959729/borges-3647-cite-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.