Flávio Villaça morre aos 91 anos em São Paulo

Com uma fundamental trajetória em sua carreira como professor da FAUUSP, atuando durante 15 anos na Secretaria Municipal de Planejamento de São Paulo e também como consultor em planejamento urbano em órgãos públicos municipais, estaduais e federais, Flávio Villaça será lembrado por sua ética profissional e como um dos mais importantes pensadores do urbanismo no Brasil, responsável por uma produção intelectual que formou gerações de arquitetos e urbanistas com um olhar crítico para a compreensão das cidades brasileiras: suas construções, desigualdades, segregações e possibilidades.

O arquiteto e urbanista morreu na segunda-feira, dia 29 de março de 2021. Segundo a professora Raquel Rolnik ele estava doente há algum tempo e morreu na casa em que vivia, em São Paulo.

Villaça foi autor de vários livros nos quais, através de uma abordagem crítica, relacionava as teorias do planejamento urbano e sua produção socioespacial. Entre os títulos mais conhecidos estão: “O que todo cidadão precisa saber sobre habitação” (1986), “Espaço intra-urbano” (2001) e “As ilusões do Plano Diretor”. Nas palavras da também professora da FAUUSP, Maria Cristina da Silva Leme:

O direcionamento aos estudos e pesquisas na área do urbanismo, com ênfase para as questões voltadas ao planejamento urbano e às questões sociais emergentes da produção social do espaço urbano, estiveram sempre presentes desde os anos que se seguiram a sua graduação.

Abaixo, deixamos como homenagem, uma aula na qual Villaça discorre sobre a história do planejamento urbano, no quadro "Primeiras Aulas" da TV Unesp.

Sobre este autor
Cita: Equipe ArchDaily Brasil. "Flávio Villaça morre aos 91 anos em São Paulo" 30 Mar 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/959353/flavio-villaca-morre-aos-91-anos-em-sao-paulo> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.