SANAA vence concurso internacional para o novo Museu Marítimo de Shenzhen

A proposta concebida pela dupla de arquitetos do SANAA e chamada de “The Cloud on the Ocean”, acaba de ser escolhida como a grande vencedora do Concurso Internacional de Arquitetura para o projeto do novo Museu Marítimo de Shenzhen, na China. Para o desenho do museu, os arquitetos Kazuyo Sejima e Ryue Nishizawa buscaram inspiração na paisagem natural, nas montanhas e o no mar, criando um edifício moderno e profundamente enraizado na cultura local.

SANAA vence concurso internacional para o novo Museu Marítimo de Shenzhen - Imagem 2 de 5SANAA vence concurso internacional para o novo Museu Marítimo de Shenzhen - Imagem 3 de 5SANAA vence concurso internacional para o novo Museu Marítimo de Shenzhen - Imagem 4 de 5SANAA vence concurso internacional para o novo Museu Marítimo de Shenzhen - Imagem 5 de 5SANAA vence concurso internacional para o novo Museu Marítimo de Shenzhen - Mais Imagens

Em recente comunicado, o júri do Concurso Internacional de Arquitetura para projeto do novo Museu Marítimo de Shenzhen anunciou que a proposta vencedora foi apresentada pela equipe de arquitetura do escritório fundado pela dupla de vencedores do Prêmio Pritzker de 2010, Kazuyo Sejima e Ryue Nishizawa. A proposta apresentada pelo SANAA passou por uma triagem inicial na qual foram julgados mais de 88 projetos entregues e desenvolvidos em parceria entre mais de 170 escritórios de arquitetura de 20 nacionalidades distintas. Na segunda etapa do concurso participaram apenas 15 equipes, com a proposta apresentada pelo SANAA consagrando-se como a grande vencedora. Organizado pelo Departamento de Planejamento Urbano e Recursos Naturais e pelo Departamento de Infraestrutura Pública do Município de Shenzhen, o concurso internacional de arquitetura foi lançado com o intuito de escolher a melhor solução técnica e formal possível para o novo Museu Marítimo da cidade de Shenzhen.

SANAA vence concurso internacional para o novo Museu Marítimo de Shenzhen - Imagem 5 de 5
Cortesia de International Architecture Design Competition for the Shenzhen Maritime Museum

O projeto entregue pela equipe de arquitetura do SANAA se revela como uma espécie de “nuvem” branca que parece flutuar sobre a paisagem entre o mar e as montanhas. Encaixando-se perfeitamente no contexto natural da área de Dapeng, o edifício do museu apresenta uma intrínseca rede de espaços construídos e áreas verdes de uso público, um projeto concebido a partir de um vocabulário formal contemporâneo e arrojado.

Concebido como uma das infraestruturas culturais mais modernas e tecnológicas do país, o novo Museu Marítimo de Shenzhen acolherá uma vasta coleção de objetos e obras de arte, um centro de formação e pesquisa em ciências marinhas, além de cumprir com o objetivo de se tornar um novo centro de referência para a vida cultural da cidade de Shenzhen. Integrando-se no contexto urbano do Campus da Universidade Marítima de Shenzhen, com seus parques temáticos anexos, a Fortaleza de Dapeng e a Praia de Jiaochangwei, a proposta apresentada pelo SANAA pretende ainda ampliar o parque ecológico no qual encontra-se inserido para transformá-lo em um novo e vibrante centro cultural.

SANAA vence concurso internacional para o novo Museu Marítimo de Shenzhen - Imagem 3 de 5
Cortesia de International Architecture Design Competition for the Shenzhen Maritime Museum

A cobertura dos edifícios foi concebida a partir de uma estrutura espacial em aço, estabelecendo uma construção leve, suave e delicada que se integra perfeitamente junto à paisagem litorânea de Shenzhen. Espaços abertos permeiam toda a extensão do museu, criando um fascinante jogo de luzes e sobras, de espaços abertos e fechados, interiores e exteriores; enquanto isso, a superfície de cobertura ou fachada, transforma o edifício em uma espécie de “nuvem” flutuante, sob a qual encontra-se distribuído o programa do museu. Além disso, esta solução construtiva permitiu a criação de espaços livres de estruturas secundárias, proporcionando uma maior conectividade e autonomia dos espaços e programas museais. “Materiais leves e transparentes foram utilizados para criar três tipos de soluções espaciais: espaços transparentes, opacos e translúcidos. Cada um deles responde com precisão às características específicas de cada programa, desde os espaços expositivos, passando pelas áreas de apoio até os espaços de armazenamento e logística do museu.”

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Harrouk, Christele. "SANAA vence concurso internacional para o novo Museu Marítimo de Shenzhen" [SANAA Wins International Competition to Design the Shenzhen Maritime Museum] 01 Abr 2021. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/959344/sanaa-vence-concurso-internacional-para-o-novo-museu-maritimo-de-shenzhen> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.