Praça4 / Hype Studio

Praça4 / Hype Studio - Fotografia de Exterior, Escada, FachadaPraça4 / Hype Studio - Fotografia de ExteriorPraça4 / Hype Studio - Fotografia de Interiores, EscadaPraça4 / Hype Studio - Fotografia de Interiores, Sala de EstarPraça4 / Hype Studio - Mais Imagens+ 50

  • Arquitetos: Hype Studio
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  2850
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2020
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Deca, Docol, Ecotelhado, Eliane, Favegrup, Giacomet, Placo do Brasil, Prosmóvel, Remaster Tecnologia, thyssenkrupp
  • Autores De Arquitetura: Fernando Balvedi, Jean Grivot, Maurício Santos, Luísa Konzen, Luis Bonilla, Naiara Forneck
  • Equipe De Arquitetura: Bruno Carvalho, Flávia Maritan, Luciana Stinieski Pires, Belisa Peres, Marina Varante, Pedro Groch.
  • Projeto De Interiores: Hype Studio, Alta Arquitetura
  • Projeto Estrutural: Simon Engenharia
  • Climatização: Tr3z Tecnologia
  • PPCI: Projeta BIM
  • Estrutura De Aço: Blueprint
  • Cidade: Menino Deus
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Praça4 / Hype Studio - Fotografia de Exterior, Escada, Fachada
© Cristiano Bauce

Sobre o Praça4
O Praça4 surgiu do propósito de, por meio da arquitetura, conectar as pessoas com a natureza, com seus vizinhos e com a cidade. O edifício de unidades compactas e amplas praças condominiais busca proporcionar um habitat acolhedor e eficiente a seus moradores – e uma experiência única ao chegar e sair de casa.

Praça4 / Hype Studio - Fotografia de Exterior
© Cristiano Bauce
Praça4 / Hype Studio - Fotografia de Exterior, Fachada
© Cristiano Bauce

Conexão com a natureza
O principal gesto formal do Praça4 é com o intuito de trazer mais luz e natureza para dentro do edifício, que foi projetado em uma grelha modular - cada módulo abriga dois apartamentos -, e a subtração de alguns desses módulos abriu espaço para a criação de três praças no coração do edifício. Interligadas por escadas abertas e conectadas aos espaços condominiais, as praças possibilitam que o percurso desde a calçada até a porta de casa seja iluminado, cheio de verde e convidativo à caminhada.

Praça4 / Hype Studio - Fotografia de Interiores
© Cristiano Bauce

Conexão com a cidade
A quarta e talvez mais importante praça do Praça4 fica na própria calçada: a fachada do edifício faz uma interface ativa com o espaço público. A permeabilidade visual da fachada, aliada ao comércio aberto para a rua, ao mobiliário e à vegetação, cria uma atmosfera que estimula a presença e a caminhabilidade das pessoas em diferentes horários do dia.

Praça4 / Hype Studio - Fotografia de Exterior
© Cristiano Bauce

Praça4 / Hype Studio - Fotografia de Exterior
© Cristiano Bauce

Conexão com os vizinhos
Uma importante diretriz da arquitetura do projeto é favorecer o encontro e a interação entre os vizinhos a fim de despertar e promover o senso de comunidade no condomínio. As áreas de uso comum do Praça4 são conectadas às praças, gerando uma espacialidade convidativa ao encontro e à conversa. ​

Praça4 / Hype Studio - Fotografia de Interiores, Escada
© Cristiano Bauce
Praça4 / Hype Studio - Fotografia de Interiores
© Cristiano Bauce

A praça do segundo pavimento apresenta uma grande floreira com 3 Jabuticabeiras, árvores frutíferas nativas. Junto a esta praça fica o Espaço de Festas, que foi pensado como uma grande sala comum de estar/jantar. A praça do terceiro pavimento foi projetada com mobiliário para trabalho ao ar livre; ao subir mais uma escada, tem-se acesso ao coworking e à lavanderia condominial.  E, por fim, a praça do quinto andar é um espaço para relaxamento e contemplação, com sol, visual do bairro e vegetação abundante.

Praça4 / Hype Studio - Fotografia de Interiores
© Cristiano Bauce
Praça4 / Hype Studio - Fotografia de Interiores
© Cristiano Bauce
Praça4 / Hype Studio - Fotografia de Interiores, Sala de Estar
© Cristiano Bauce

Eficiência e Sustentabilidade
Os apartamentos foram projetados para que o uso do espaço fosse eficiente e otimizado, de forma que um só cômodo se transformasse em vários por meio de diferentes conformações do mobiliário. O mesmo espaço pode transformar-se em dormitório, escritório, sala de estar/tv, sala de jantar e cozinha, conforme a atividade do seu morador.

Os sistemas e tecnologias utilizados na construção foram escolhidos para proporcionar conforto termo acústico, redução do consumo energético e mais durabilidade à edificação. Dentre estes sistemas, pode-se destacar o uso de fachada ventilada, vidros laminados, pisos elevados, portas acústicas, paredes duplas de drywall e contrapiso flutuante para redução de ruídos entre as unidades Além disso, o edifício emprega fontes limpas de energia como o aquecimento de água por central solar térmica, integrada ao uso de gás natural como complemento, e aproveita a água das chuvas para a irrigação dos jardins das praças.

Praça4 / Hype Studio - Fotografia de Interiores, Escada
© Cristiano Bauce

Praça4 / Hype Studio - Fotografia de Exterior
© Cristiano Bauce

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Av. José de Alencar, 1068, Porto Alegre - RS, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Praça4 / Hype Studio" [Praça4 Apartments / Hype Studio] 30 Mar 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/959297/praca4-hype-studio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.