Residência RMS / Buso Estúdio + Pedrisco

Residência RMS / Buso Estúdio + Pedrisco - Fotografia de ExteriorResidência RMS / Buso Estúdio + Pedrisco - Fotografia de Exterior, FachadaResidência RMS / Buso Estúdio + Pedrisco - Fotografia de Interiores, CozinhaResidência RMS / Buso Estúdio + Pedrisco - Fotografia de ExteriorResidência RMS / Buso Estúdio + Pedrisco - Mais Imagens+ 23

Vila Madalena, Brasil
  • Arquitetos: Buso Estúdio, Pedrisco
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  320
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
    Fotografias:André Mortatti
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Louis Poulsen
  • Arquitetos Responsáveis: Ricardo Buso, Fernanda Cristina Marques
  • Equipe De Projeto: Juliana Wunderlich
  • Projeto E Cálculo Estrutural: Ricardo Buso
  • Construção: William Aloise
  • Estruturas: Yopanan C. P. Rebello
  • Projeto Luminotécnico: Daniela Vieira, Fernanda Cristina Marques
  • Gerenciamento Da Obra: Ricardo Buso
  • Projeto Luminotécnico: Estúdio Oh!
  • Cidade: Vila Madalena
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Residência RMS / Buso Estúdio + Pedrisco - Fotografia de Exterior
© André Mortatti

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Residência RMS está localizada na Vila Beatriz, um agradável bairro residencial da cidade de São Paulo. Ligeiramente afastado de edifícios altos, recebe uma excelente insolação e agradável ventilação. A obra apresentada aqui partiu da reformulação geral de uma residência construída nos anos 60, com um layout de sua época. Ou seja, diversos cômodos separados entre si.

Residência RMS / Buso Estúdio + Pedrisco - Fotografia de Exterior, Fachada
© André Mortatti

A demanda original consistia em 5 pontos fundamentais: . Melhor aproveitamento do lote; . Espaços integrados; . Aproveitamento do potencial da iluminação e ventilação natural; . Integração da iluminação natural c/ a artificial; . Transformação da cobertura em Laje jardim; Foi necessária uma reformulação total da construção. A casa original era toda apoiada em paredes estruturais, que delineavam os cômodos.

Residência RMS / Buso Estúdio + Pedrisco - Fotografia de Interiores, Cozinha
© André Mortatti

Todas foram removidas, exceto a que faz divisa com a casa geminada ao lado. A residência recebeu uma nova estrutura, pilares e vigas metálicas que possibilitavam a integração dos espaços, bem como a mudança geral do layout. No térreo, permaneceram garagem e jardim. As dependências foram transformadas em sala de estudos. De lá, parte a escada que liga térreo, 1º e 2º pavimento, toda internamente. O 1º pavimento foi todo integrado. Com a escada, agora, no centro longitudinal da casa. A cozinha, por sua vez, foi trazida para a fachada principal e abre para uma varanda. A sala foi relocada para os fundos da residência, abrindo para o quintal, onde um bonito pé de Jasmim Manga foi plantado.

Residência RMS / Buso Estúdio + Pedrisco - Imagem 23 de 28
Corte

Um grande banco de ardósia se desenvolve desde a sala de jantar, ligando todos esses ambientes internos com o quintal, terminando na escada de acesso a laje-jardim, que convida a uma vista excepcional da região. No 2º pavimento ficam a suíte, um quarto, um banheiro e o jardim interno. Os banheiros foram transferidos para a fachada junto a parede entre casas geminadas. Sendo assim, foi criado um banco-lanternim que atravessa a laje do terraço jardim, trazendo a iluminação e ventilação natural para os banheiros e servindo de um grande banco para o terraço.

Residência RMS / Buso Estúdio + Pedrisco - Fotografia de Interiores, Cozinha
© André Mortatti

O terraço abre-se para uma vista impressionante de uma parte do “espigão” paulistano, com sua cena típica dos grandes edifícios que se sobrepõem, mas com um generoso pedaço de céu. O melhor aproveitamento do espaço da casa só foi possível pelo desenvolvimento integrado da arquitetura como um todo, sem distinção entre interior e exterior. Todos os armários foram projetados. Um mural, na ligação vertical entre escritório e cozinha, valoriza a bonita luz que ali entra pela manhã, além do prazer visual proporcionado por essa composição artística.

Residência RMS / Buso Estúdio + Pedrisco - Imagem 12 de 28
© André Mortatti

Os demais revestimentos (pisos e pintura, etc.) buscaram valorizar e amplificar a luz, além de trazer o conforto para cada ambiente com seu tipo de uso. Ao cair da tarde é possível transitar gradativamente da luz natural para a artificial através de uma agradável iluminação indireta com dimerização instalada nos ambientes. Ao mesmo tempo que a iluminação direta foi devidamente escolhida para as diversas atividades, como estudos, lazer, momentos gastronômicos, etc.

Residência RMS / Buso Estúdio + Pedrisco - Fotografia de Exterior
© André Mortatti

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência RMS / Buso Estúdio + Pedrisco" 07 Abr 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/959123/residencia-rms-buso-estudio-plus-pedrisco> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.