12 Exposições virtuais gratuitas sobre cidades e urbanismo

Reunimos uma seleção de exposições online sobre urbanismo — disponíveis gratuitamente no Google Arts & Culture —, sobre a história do desenvolvimento de grandes cidades ao redor do mundo. Confira a seguir:

Rio de Janeiro

12 Exposições virtuais gratuitas sobre cidades e urbanismo - Imagem 9 de 14
Imagem: Nicolas-Antoine Taunay, 1816

“Everything the Eye can See: Views of Rio de Janeiro and its Hills”, exposição do Museu Nacional de Belas Artes, apresenta uma amostra de criações artísticas a partir da valorização da serra carioca. São vistas panorâmicas que procuram abranger tudo o que os olhos podem ver.

Visitar exposição

Berlim

12 Exposições virtuais gratuitas sobre cidades e urbanismo - Imagem 5 de 14
Imagem: Walter Sanders, 1948

“Visions of division”, do LIFE Photo Collection, reúne fotos históricas de Berlim “do bloqueio ao muro na Berlim da Guerra Fria.”

Visitar exposição

Paris

12 Exposições virtuais gratuitas sobre cidades e urbanismo - Imagem 2 de 14
Imagem: Léon et Lévy – Roger-Viollet, 1900

“The Eiffel Tower in 1900” apresenta uma coleção de fotos e ilustrações do maior símbolo da capital francesa, com vistas fantásticas da cidade na época.

Visitar exposição

Tóquio

12 Exposições virtuais gratuitas sobre cidades e urbanismo - Imagem 10 de 14
Imagem: Aōdō Denzen, século XIX

“Famous Views of Tokyo”, do Museum of Applied Arts and Sciences, traz gravuras feitas entre 1876 e 1882, retratando cenas de Tóquio, no Japão. Também convidamos você explorar o rico acervo do Kobe City Museum, onde irá encontrar diversas referências histórica da cidade.

Visitar exposição

Londres

12 Exposições virtuais gratuitas sobre cidades e urbanismo - Imagem 12 de 14
Imagem: London General Omnibus Company, Walthamstow, 1913

O London Transport Museum faz uma seleção das 10 atrações imperdíveis do seu acervo sobre a história do transporte da capital inglesa.

Visitar exposição

Nova York

12 Exposições virtuais gratuitas sobre cidades e urbanismo - Imagem 7 de 14
Imagem: Museum of the City of New York, 1908

A exposição “The West Side’s story”, do Museum of the City of New York, faz um tour pela história do Upper West Side, desde seu primeiro assentamento até a construção do Lincoln Center.

Visitar exposição

Cidade do México

12 Exposições virtuais gratuitas sobre cidades e urbanismo - Imagem 4 de 14
Imagem: Gustavo Casasola

“A Tour Around Mexico City” nos convida a percorrer as ruas da capital mexicana, revisitando épocas marcantes na história da cidade através das lentes do fotógrafo Gustavo Casasola.

Visitar exposição

Teotihuacan

12 Exposições virtuais gratuitas sobre cidades e urbanismo - Imagem 8 de 14
Imagem: Jorge Pérez de Lara Elías

Na primeira metade do primeiro milênio, Teotihuacan, localizada no Vale do México, era o centro cultural, político, econômico e religioso da antiga Mesoamérica. O de Young Museum, de San Francisco, apresenta “Teotihuacan: City of Water, City of Fire”, que revive o legado de seus cidadãos na arte e arquitetura, admirado e estudado por acadêmicos e visitantes de todo o mundo.

Visitar exposição

Hong Kong

“Electric City – The Neons of Hong Kong”, do West Kowloon Cultural District, explora a relação de Hong Kong com seus marcantes letreiros em neon. Com início na década de 1920, os tubos eletrificados e cheios de gás de neon viveram seu apogeu entre os anos 50 e 80. Em 1964, um relatório do governo se gabava de que “um milhão de letreiros de neon iluminavam as ruas, proclamando suas mensagens em todas as cores."

Visitar exposição

Melbourne

12 Exposições virtuais gratuitas sobre cidades e urbanismo - Imagem 3 de 14
Imagem: Public Record Office Victoria, 1954

O Public Record Office de Victoria, estado australiano cuja capital é Melbourne, traz a exposição “Streets of Melbourne”, que conta a história do desenvolvimento urbano da cidade de Melbourne a partir das suas ruas, com materiais que abrangem o período de 1836 a 1935.

Visitar exposição

Chicago

12 Exposições virtuais gratuitas sobre cidades e urbanismo - Imagem 14 de 14
Imagem: Chicago History Museum, 1900

“Ride Around Chicago: A City in Transition”, exposição do Chicago History Museum, detalha o período de crescimento e transformação vivido pela cidade nas décadas seguintes ao incêndio de 1871.

Visitar exposição

Budapeste

12 Exposições virtuais gratuitas sobre cidades e urbanismo - Imagem 13 de 14
Imagem: Ferenc Sztraka, 1998

“Bridges – Ages – Budapest”, do Budapest History Museum, percorre a história da capital da Hungria através de suas pontes.

Visitar exposição

Via Caos Planejado.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Anthony Ling e Gabriel Lohmann. "12 Exposições virtuais gratuitas sobre cidades e urbanismo" 18 Abr 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/958974/12-exposicoes-virtuais-gratuitas-sobre-cidades-e-urbanismo> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.