Salão de Beleza H.it / Danielle Martins Arquitetura

Salão de Beleza H.it / Danielle Martins Arquitetura - Fotografia de InterioresSalão de Beleza H.it / Danielle Martins Arquitetura - Fotografia de Interiores, Mesa, Sofá, Cadeira, Prateleira, Janela, VigaSalão de Beleza H.it / Danielle Martins Arquitetura - Fotografia de Interiores, Cozinha, CorrimãoSalão de Beleza H.it / Danielle Martins Arquitetura - Fotografia de Interiores, Banheiro, CadeiraSalão de Beleza H.it / Danielle Martins Arquitetura - Mais Imagens+ 15

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  55
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2020
  • Fotógrafo
    Fotografias:Gabriel Konrath
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Adobe, Archicad, Chaos Group, Eliane, Ferrante, Portobello, Suvinil, Trimble
  • Arquitetos Responsáveis: Danielle Martins
  • Cidade: Porto Alegre
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Salão de Beleza H.it / Danielle Martins Arquitetura - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira
© Gabriel Konrath

Descrição enviada pela equipe de projeto. Hit é tudo aquilo que é popular, que faz sucesso. Foi pensando nisso que surgiram as primeiras linhas do salão de beleza situado em Porto Alegre, Brasil. O projeto surgiu com a ideia de criar um espaço despojado e contemporâneo que traduzisse a personalidade e o novo momento de carreira das proprietárias.

Salão de Beleza H.it / Danielle Martins Arquitetura - Imagem 20 de 20
Diagrama
Salão de Beleza H.it / Danielle Martins Arquitetura - Imagem 17 de 20
Planta

Um dos grandes desafios foi desenvolver o projeto com parte do orçamento estabelecido através de um financiamento coletivo. A sala escolhida, localizada no terceiro andar de um prédio comercial, tem 53m² de área no total, sendo 21m² de área de terraço. O programa de necessidades envolvia a criação de 5 estações de trabalho, copa, área de lavatórios e área de espera. Sendo uma típica sala comercial, sem divisórias, a estratégia foi delimitar os espaços através do uso da cor, separando a planta em 2 áreas: a área das estações de trabalho e a área das demais funções.

Salão de Beleza H.it / Danielle Martins Arquitetura - Fotografia de Interiores, Banheiro
© Gabriel Konrath
Salão de Beleza H.it / Danielle Martins Arquitetura - Fotografia de Interiores
© Gabriel Konrath

Como protagonista do espaço, projetamos uma estante em serralheria branca, compensado naval e MDF branco para as bancadas de trabalho e carrinhos auxiliares dos profissionais, essa materialidade se repete nos demais mobiliários do salão. O piso laminado foi substituído por porcelanato e houve a necessidade de criação de um de um tablado elevado, revestido do mesmo material, para a passagem da tubulação hidráulica que alimenta os lavatórios e a copa. O lavabo foi revestido com papel de parede adesivo, criando uma alternativa à troca de revestimentos. A área externa foi pensada como um espaço de descompressão, projetamos um banco/baú feito com blocos de concreto, poltronas, deck de madeira e iluminação com varal de luzes.

Salão de Beleza H.it / Danielle Martins Arquitetura - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira
© Gabriel Konrath

O projeto luminotécnico é marcado pelo uso de diferentes tipos de iluminação, sendo a principal delas, a iluminação frontal feita por lâmpadas LED tubulares de 60cm, fixadas diretamente na parede junto das estações de trabalho. Acima dos lavatórios localizam-se 12 soquetes com lâmpadas mini bulbo, reforçando a marcação entre as diferentes áreas e funções do programa. O restante da sala recebe iluminação direcionável por trilhos eletrificados, que acompanham o desenho da estrutura em serralheria e iluminação complementar por perfil de LED embutido no forro. 

Salão de Beleza H.it / Danielle Martins Arquitetura - Imagem 18 de 20
Detalle
Salão de Beleza H.it / Danielle Martins Arquitetura - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira, Janela
© Gabriel Konrath

Fortalecendo a identidade da marca utilizamos, no principal ponto focal da sala, um letreiro em LED Neon. Na área externa a sinalização foi feita através de pintura com stencil feita pelas próprias proprietárias, reforçando o caráter despojado e urbano do H.it.

Salão de Beleza H.it / Danielle Martins Arquitetura - Fotografia de Exterior, Fachada
© Gabriel Konrath

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Salão de Beleza H.it / Danielle Martins Arquitetura" 22 Mar 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/958839/salao-de-beleza-hit-danielle-martins-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.