Centro de Artesãs Lana Merino / Demo Arquitectos

Centro de Artesãs Lana Merino / Demo Arquitectos - Fotografia de ExteriorCentro de Artesãs Lana Merino / Demo Arquitectos - Fotografia de InterioresCentro de Artesãs Lana Merino / Demo Arquitectos - Fotografia de Interiores, Cozinha, VigaCentro de Artesãs Lana Merino / Demo Arquitectos - Fotografia de ExteriorCentro de Artesãs Lana Merino / Demo Arquitectos - Mais Imagens+ 13

  • Arquitetos: Demo Arquitectos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  340
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2020
  • Fotógrafo
    Fotografias:Javier Araneda
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  AutoDesk, Danpal, Maestranza Matec, Timber Ingenería y Construccion, Trimble Navigation
  • Arquitetos Responsáveis: Antonio Riquelme, Juan José Mena
  • Equipe De Projeto: Antonio Riquelme, Juan José Mena
  • Cidade: Marchihue
  • País: Chile
Mais informaçõesMenos informações
Centro de Artesãs Lana Merino / Demo Arquitectos - Fotografia de Exterior
© Javier Araneda

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto trata da construção de um pavilhão localizado na cidade de Marchigüe, O'Higgins, Chile, para a Agrupación de Artesanas Ruta de la Lana Región de Ohiggins.  Ele vai expor seu trabalho, o processo de produção artesanal da Lã Merino e também será um ponto de venda dos produtos.

Centro de Artesãs Lana Merino / Demo Arquitectos - Fotografia de Exterior
© Javier Araneda
Centro de Artesãs Lana Merino / Demo Arquitectos - Imagem 16 de 18
Planta
Centro de Artesãs Lana Merino / Demo Arquitectos - Fotografia de Exterior, Porta, Fachada
© Javier Araneda

O agrupamento das artesãs tem como objetivo reavaliar o processo artesanal de produção da Lã Merino na VI Região, promovendo assim o desenvolvimento do artesanato das tecelãs como patrimônio do país. Isso motiva grande parte das tecelãs da região a se especializarem na produção de tecidos em Lã Merino, o que reforça o projeto e o torna parte fundamental no roteiro turístico do Vale de Colchagua. O Centro de Extensão Lana Merino é o trabalho que culmina essa jornada, ao reunir os tecelãs da região em um só lugar e expor seu artesanato com todas as etapas produtivas que envolve.

Centro de Artesãs Lana Merino / Demo Arquitectos - Fotografia de Interiores
© Javier Araneda
Centro de Artesãs Lana Merino / Demo Arquitectos - Imagem 17 de 18
Elevação
Centro de Artesãs Lana Merino / Demo Arquitectos - Fotografia de Interiores, Cozinha, Viga
© Javier Araneda

A Incubadora de Inovação de Vinhos e Azeitonas (IIVO), localizada em Marchigüe, é o local do projeto. Corresponde a um centro de trabalho para diferentes profissões como um todo, que são relevantes e caracterizam o Vale de Colchagua.

Centro de Artesãs Lana Merino / Demo Arquitectos - Fotografia de Interiores, Cozinha, Viga
© Javier Araneda

A proposta do Centro consiste na criação de um espaço que permita às artesãs de lã exporem o seu artesanato, desde a obtenção da matéria-prima até à produção do produto acabado, tendo também um local para a venda das suas obras. A partir deste slogan, a edificação foi concebida de forma linear com os espaços associados a cada etapa do processo de produção da lã. Pretende-se que o visitante possa perceber, através da história e da amostra prática de forma cronológica, a forma como uma confecção de lã se desenvolve desde a sua origem.

Centro de Artesãs Lana Merino / Demo Arquitectos - Fotografia de Interiores, Viga
© Javier Araneda

O programa está organizado nas diferentes etapas da produção: armazenamento, serviços, recepção, produção e venda. A edificação foi construída com base em um desnível de 8m x 40m, e foi projetada como um galpão de madeira, relacionado às construções na área associada à atividade agrícola. A utilização de madeira laminada responde à necessidade de adaptabilidade e amplitude de espaço, graças a isso é possível ter dimensões superiores às comerciais e assim cobrir vãos maiores. Por último, o revestimento exterior semitransparente utilizado, para além de permitir uma luminosidade interior homogénea que funciona no cotidiano da oficina-exposição, destaca a iluminação como marca ou marco na paisagem em que se insere.

Centro de Artesãs Lana Merino / Demo Arquitectos - Fotografia de Exterior
© Javier Araneda
Centro de Artesãs Lana Merino / Demo Arquitectos - Imagem 18 de 18
Axonométrica
Centro de Artesãs Lana Merino / Demo Arquitectos - Fotografia de Exterior
© Javier Araneda

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Marchihue, Valle de Colchagua, O'Higgins, Chile

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Centro de Artesãs Lana Merino / Demo Arquitectos" [Centro de Lana Merino / Demo Arquitectos] 25 Mar 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/958742/centro-de-artesas-lana-merino-demo-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.