Biblioteca Colonia Héctor Caballero / Proyecto Reacciona A.C

Biblioteca Colonia Héctor Caballero / Proyecto Reacciona A.C - Fotografia de ExteriorBiblioteca Colonia Héctor Caballero / Proyecto Reacciona A.C - Fotografia de Interiores, Armário, PrateleiraBiblioteca Colonia Héctor Caballero / Proyecto Reacciona A.C - Fotografia de Interiores, Armário, PrateleiraBiblioteca Colonia Héctor Caballero / Proyecto Reacciona A.C - Fotografia de InterioresBiblioteca Colonia Héctor Caballero / Proyecto Reacciona A.C - Mais Imagens+ 13

Santiago, México
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  80
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2021
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Gilsa, Ladrillera Mecanizada, Trimble Navigation
  • Arquiteto Responsável: Antonio Garza Ferrigno
  • Cidade: Santiago
  • País: México
Mais informaçõesMenos informações
Biblioteca Colonia Héctor Caballero / Proyecto Reacciona A.C - Fotografia de Exterior
© Hector Padilla Ferraris

Descrição enviada pela equipe de projeto. Reabilitação. A Reforma da Biblioteca Héctor Caballero é a terceira intervenção do programa de criação de comunidade, da associação civil Proyecto Reacciona. A entidade visa buscar bibliotecas em más condições para reabilitá-las por meio da participação do cidadão. A cada reabilitação busca-se gerar um ponto de encontro para a comunidade, que possibilite o desenvolvimento de atividades culturais, de modo a diminuir os altos índices de violência e aumentar a qualidade de vida na região.

Metodologia utilizada para o desenvolvimento do projeto. Para o desenvolvimento dos nossos projetos, é utilizada uma metodologia de trabalho, criada pelo grupo Proyecto Reacciona, cujo objetivo é criar um vínculo forte entre o usuário e o projeto a ser realizado

Biblioteca Colonia Héctor Caballero / Proyecto Reacciona A.C - Fotografia de Interiores, Armário, Prateleira
© Hector Padilla Ferraris
Biblioteca Colonia Héctor Caballero / Proyecto Reacciona A.C - Imagem 11 de 18
Planta Pavimento Térreo
Biblioteca Colonia Héctor Caballero / Proyecto Reacciona A.C - Fotografia de Interiores, Armário, Prateleira
© Hector Padilla Ferraris

Para cada intervenção buscamos a participação direta da comunidade na conceituação, desenvolvimento e execução do projeto. As discussões de trabalho desenvolvidas nas fases iniciais do projeto são muito importantes para o verdadeiro sucesso da intervenção, já que ajudam a identificar as verdadeiras necessidades e preferências dos usuários, de forma que possamos transferir as informações recolhidas numa proposta inclusiva.

Descrição do trabalho. O projeto consistiu na reabilitação de uma biblioteca municipal no estado de Nuevo León, México. O principal objetivo da intervenção é ir ao encontro das necessidades da comunidade para que este espaço seja um local que permita o desenvolvimento de atividades positivas. A proposta de projeto foi elaborada considerando um orçamento baixo e limitado, portanto, buscou-se projetar de modo inovador, utilizando técnicas construtivas de baixo custo. O volume externo é composto por quatro fachadas, constituídas principalmente por tijolos. O material foi instalado em quatro tipos de modulações e angulações diferentes, de forma a gerar paredes com movimento que permitem o uso de cores indiretas nas faces frontais do tijolo.

Este mesmo processo foi implementado nas aberturas das janelas para substituir os gradis metálicos. Com o objetivo de uniformizar as fachadas, foi utilizada a cor branca, ocultando o processo construtivo das paredes de tijolos e dos invólucros. Este mesmo tom de branco permite acentuar o uso de outras cores, utilizadas na porta, em cada uma das faces frontais dos tijolos e no letreiro da Biblioteca, que se encontra instalado na parte superior da fachada principal. No interior do edifício focamos na reabilitação de três quartos pré-existentes, sendo que duas estavam sem uso. No setor de consultas e estudo, que se situa na maior sala, foram retiradas as estantes metálicas e substituídas por estantes em concreto moldado no local, tendo em vista os acessos de ar e luz.

Biblioteca Colonia Héctor Caballero / Proyecto Reacciona A.C - Fotografia de Interiores
© Hector Padilla Ferraris
Biblioteca Colonia Héctor Caballero / Proyecto Reacciona A.C - Imagem 13 de 18
Corte BB
Biblioteca Colonia Héctor Caballero / Proyecto Reacciona A.C - Fotografia de Interiores
© Hector Padilla Ferraris

Por ser um espaço pequeno, buscou-se também que essas estantes pudessem configurar bancos. A segunda sala, com área menor, foi transformada em uma sala de informática e de estudo privativo, no qual a cor amarela foi utilizada com o intuito de favorecer a iluminação e ampliar o espaço. Por fim, foi adicionado um espaço interativo à área da adega, que se transformou em uma sala polivalente, capaz de receber projeções de documentários, conferências, exposições ou funcionar como um espaço de leitura mais descontraído para as crianças.

Custos de construção. O projeto foi financiado por 3 fontes diferentes. 1) Dinheiro arrecadado pela associação Proyecto Rearea. 2) Dinheiro e patrocínio de materiais recebido por empresas próximas à Biblioteca 3) Mão de obra do município

Biblioteca Colonia Héctor Caballero / Proyecto Reacciona A.C - Fotografia de Interiores, Armário, Prateleira
© Hector Padilla Ferraris
Biblioteca Colonia Héctor Caballero / Proyecto Reacciona A.C - Fotografia de Exterior, Fachada
© Hector Padilla Ferraris

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Santiago, N.L., México

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Biblioteca Colonia Héctor Caballero / Proyecto Reacciona A.C" [Biblioteca Colonia Héctor Caballero / Proyecto Reacciona A.C] 28 Mar 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/958670/biblioteca-colonia-hector-caballero-proyecto-reacciona-ac> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.