Casa UP48. O Refúgio / Viraje arquitectura

Casa UP48. O Refúgio / Viraje arquitectura - Fotografia de InterioresCasa UP48. O Refúgio / Viraje arquitectura - Fotografia de InterioresCasa UP48. O Refúgio / Viraje arquitectura - Fotografia de InterioresCasa UP48. O Refúgio / Viraje arquitectura - Fotografia de Interiores, Cozinha, BancadaCasa UP48. O Refúgio / Viraje arquitectura - Mais Imagens+ 22

Mallorca, Espanha
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  471
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2020
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  A Mano Alzada, Arkoslight, BANDALUX, Bosch, Inalco, Keraben, Nuovvo, Onix Mosaico, Rocal, Salgar, TEJAS BORJA, Tres
Mais informaçõesMenos informações
Casa UP48. O Refúgio / Viraje arquitectura - Fotografia de Exterior, Fachada
© Germán Cabo

Descrição enviada pela equipe de projeto. Numa vasta área de extensos campos de cultivo, com plano de fundo para as vistas da Tramuntana, nasce uma casa, concebida como refúgio. Um lugar para se abrigar do sol e do vento, em uma região onde a sombra é escassa e onde tudo está em ordem. Um espaço onde a arquitetura valoriza e enfatiza o terreno onde está implantada.

Casa UP48. O Refúgio / Viraje arquitectura - Fotografia de Exterior, Porta
© Germán Cabo
Casa UP48. O Refúgio / Viraje arquitectura - Imagem 26 de 27
Planta
Casa UP48. O Refúgio / Viraje arquitectura - Fotografia de Interiores
© Germán Cabo

O projeto está localizado no município de Sa Pobla, uma das zonas rurais de Maiorca. As conotações rurais marcam o caráter do projeto desde a sua concepção.

Casa UP48. O Refúgio / Viraje arquitectura - Fotografia de Interiores
© Germán Cabo
Casa UP48. O Refúgio / Viraje arquitectura - Fotografia de Interiores, Cadeira
© Germán Cabo

A casa está implantada num extenso lote agrícola, que faz parte de um conjunto de parcelas rurais, nas quais os edifícios surgem como pequenos pontos na paisagem.

Casa UP48. O Refúgio / Viraje arquitectura - Fotografia de Interiores
© Germán Cabo

Desde o primeiro momento, a identidade do lugar marcou o desenvolvimento do projeto, tanto pela sua morfologia como materialidade. Paredes de concreto que funcionam como fortaleza, e que se fundem com os trabalhos manuais. A dualidade entre inovação e tradição é um ponto-chave na proposta.

O projeto é compreendido por uma cobertura que se dobra e se expande longitudinalmente, configurando sob ela os diferentes espaços da casa, beirais e pátios cobertos. Estes ambientes conectam o interior e o exterior em todos os momentos, além de emoldurar e focalizar as vistas dos campos ao redor e da Serra Tramuntana.

Casa UP48. O Refúgio / Viraje arquitectura - Fotografia de Interiores
© Germán Cabo

Concreto. Madeira. Cerâmica.
A fachada é opaca e contundente. A cerâmica serve de pretexto para ligar a casa ao local e dialogar com a arquitetura rural. De forma controlada, o interior é exposto para o exterior através de uma parede de blocos cerâmicos vazados com altura total. É este elemento cerâmico que acolhe o usuário e qualifica o acesso ao interior, com um jogo de luzes e sombras.

Casa UP48. O Refúgio / Viraje arquitectura - Fotografia de Interiores
© Germán Cabo

O solo avermelhado e argiloso, aliado à arquitetura vernácula da região, foi fundamental para propor elementos de cerâmica crua, que permitem oferecer a identidade e as sensações do projeto. Pretende-se com isso que, com o passar dos anos, a cerâmica adquira a pátina do tempo, e que sobre ela, atuem agentes externos e bolores, fundindo-se ainda mais com o lugar, e enraizando o edifício até ao solo.

Casa UP48. O Refúgio / Viraje arquitectura - Fotografia de Interiores, Cozinha, Bancada, Madeira
© Germán Cabo
Casa UP48. O Refúgio / Viraje arquitectura - Fotografia de Interiores, Cozinha, Bancada
© Germán Cabo

No interior, a ligação com o exterior é obtida através da continuidade espacial dos forros que repetem os planos das coberturas inclinadas ao longo do projeto, conferindo personalidade a cada um dos quartos. Estas coberturas conectam o interior a uma série de pátios e os beirais fundem a casa com o exterior. Ao escolher materiais e cores em tons de cinza, consegue-se no interior um carácter mais contemporâneo, afastando-se um pouco do aspecto rural.

Casa UP48. O Refúgio / Viraje arquitectura - Fotografia de Interiores
© Germán Cabo
Casa UP48. O Refúgio / Viraje arquitectura - Imagem 27 de 27
Cortes
Casa UP48. O Refúgio / Viraje arquitectura - Fotografia de Interiores, Banheiro
© Germán Cabo

Tal estratégia enfatiza ainda mais a dualidade entre tradição e inovação que havia sido buscada desde o início. É, portanto, um projeto pensado desde sua inserção, com uma forte ligação a ela. É um refúgio para desfrutar e viver um ambiente tão característico e peculiar, como o meio rural de Maiorca.

Casa UP48. O Refúgio / Viraje arquitectura - Fotografia de Exterior
© Germán Cabo

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa UP48. O Refúgio / Viraje arquitectura" [Vivienda UP48. El Refugio / Viraje arquitectura] 21 Mar 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/958500/casa-up48-o-refugio-viraje-arquitectura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.