Escola Primária Jätkäsaari / AOR Architects

Escola Primária Jätkäsaari / AOR Architects - Fotografia de Interiores, EscadaEscola Primária Jätkäsaari / AOR Architects - Fotografia de Interiores, CozinhaEscola Primária Jätkäsaari / AOR Architects - Fotografia de Exterior, FachadaEscola Primária Jätkäsaari / AOR Architects - Fotografia de ExteriorEscola Primária Jätkäsaari / AOR Architects - Mais Imagens+ 30

  • Arquitetos: AOR Architects
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  8160
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Betoniluoma, Kiimingin kaluste, Parma, Suomen Graniittikeskus, Wienerberger
  • Arquiteto Responsável: Erkko Aarti, Arto Ollila, Mikki Ristola, Kuutti Halinen, Janne Kentala
  • Arquitetos: Meri Wiikinkoski, Pyry Kantonen
  • Arquiteta De Interiores: Karola Sahi
  • Paisagista: Sofia Tigerstedt
  • Engenharia Estrutural: Juha Rantanen, Urpo Karesniemi
  • Projeto De Instalações Hidráulicas E Elétricas: Erkki Immonen, Merja Lapila, Pekka Karjalainen
  • Acústica: Anttoni Kananen, Matias Remes
  • Projeto De Interiores: Laura Karhunen, Heini Kilmer
  • Consultor De Proteção E Combate A Incêndio: Peter Grönberg, Kalervo Korpela
  • Consultor De Empreendimento: Kaija Tarvainen, David Marttinen
  • Cidade: Helsinki
  • País: Finlândia
Mais informaçõesMenos informações
Escola Primária Jätkäsaari / AOR Architects - Fotografia de Exterior
Cortesia de AOR Architects

Descrição enviada pela equipe de projeto. Partindo de um concurso aberto de arquitetura, a Escola Primária Jätkäsaari, com seus 800 alunos, está localizada em Helsinki e representa o que há de mais atual no sistema educacional finlandês. O projeto da escola foi norteado pelo novo currículo nacional educacional da Finlândia, o qual enfatiza um aprendizado multidisciplinar. 

Escola Primária Jätkäsaari / AOR Architects - Fotografia de Exterior
© Kuvatoimisto Kuvio

A escola está situada no limite de um novo empreendimento, com frente para um movimentado terminal de balsas, com vista para o Mar Báltico, que pode ser visto de longe, dando boas vindas aos viajantes de Helsinki. A escola se destaca na paisagem, e, ao mesmo tempo, se conecta com seu contexto urbano, ao, cuidadosamente, dar amplitude para as vias do entorno e também proteger e abrigar o pátio da escola. A organização espacial da escola incentiva um aprendizado explorador e a coletividade.  

Escola Primária Jätkäsaari / AOR Architects - Fotografia de Interiores, Escada
© Pyry Kantonen
Escola Primária Jätkäsaari / AOR Architects - Imagem 32 de 35
Corte AA
Escola Primária Jätkäsaari / AOR Architects - Fotografia de Interiores, Escada
© Pyry Kantonen

O projeto da  Escola Primária Jätkäsaari é caracterizado por conexões físicas e visuais entre espaços diferentes. Ao invés de salas de aula tradicionais, a escola é dividida e organizada por unidades, que são conectadas por um hall central. O espaço flexível pode ser adaptado segundo necessidades futuras, e também oferece uma experiência pedagógica que seja inspiradora e que também cresce e se desenvolve junto dos usuários, estudantes e professores. O edifício oferece espaços abertos e flexíveis que encorajam as crianças a aprenderem e a colaborarem. 

Escola Primária Jätkäsaari / AOR Architects - Fotografia de Interiores, Cozinha
© Kuvatoimisto Kuvio

Na época do concurso, o famoso sistema educacional finlandês estava em processo de transformação. A escola de Jätkäsaari foi, então, projetada segundo o novo currículo educacional nacional finlandês, o qual incentiva o aprendizado baseado em observação de fenômenos e na multidisciplinaridade. Empregou-se portanto soluções espaciais que foram estudadas para se adequarem às necessidades educacionais da atualidade. 

Escola Primária Jätkäsaari / AOR Architects - Fotografia de Interiores
© Kuvatoimisto Kuvio

Os arquitetos trabalharam conjuntamente aos futuros professores da escola, e desenvolveram o programa de acordo com essa parceria, seus desejos e necessidades. Além de oficinas com os professores, os arquitetos também organizaram oficinas junto dos futuros alunos da escola, para embasar o projeto. O objetivo da cidade de Helsinki é que a escola fosse sustentável e de fácil manutenção, com uma vida útil de no mínimo 100 anos. Para garantir soluções de qualidade e processos de construção bem sucedidos, os construtores foram incluídos no processo de projeto desde os primeiros estágios. 

Escola Primária Jätkäsaari / AOR Architects - Fotografia de Interiores
© Pyry Kantonen
Escola Primária Jätkäsaari / AOR Architects - Imagem 31 de 35
Planta - 2º Pavimento
Escola Primária Jätkäsaari / AOR Architects - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Cadeira
© Kuvatoimisto Kuvio
Escola Primária Jätkäsaari / AOR Architects - Fotografia de Interiores, Cozinha
© Kuvatoimisto Kuvio

O concreto tem um papel central na linguagem do edifício. As fachadas do primeiro e segundo pavimento são de concreto armado branco, às quais se somam uma variação na paginação das aberturas. Em contraste com a superfície branca , o térreo tem acabamentos em tijolo, enquanto o piso é de granito finlandês preto. As cores e materiais do conjunto são discretos, visto que um ambiente de aprendizado requer um pano de fundo tranquilo e neutro. 

Escola Primária Jätkäsaari / AOR Architects - Fotografia de Exterior, Fachada
Cortesia de AOR Architects

Todas as superfícies apresentam materiais duráveis, como concreto e madeira. O cinza do concreto das escadarias equilibram as cores do interior. As escadas moldadas em loco criam uma geometria intrigante iluminada por uma abertura zenital. Há também outra abertura zenital no pátio, a qual incorpora elementos cônicos de concreto revestidos com material acústico. O projeto foi premiado com o Prêmio do Concreto Finlandês de 2019.

Escola Primária Jätkäsaari / AOR Architects - Fotografia de Exterior
Cortesia de AOR Architects

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Jätkäsaari, Helsinki, Finlândia.

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Escola Primária Jätkäsaari / AOR Architects" [Jätkäsaari Comprehensive School / AOR Architects] 11 Mar 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/958072/escola-primaria-jatkasaari-aor-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.