Arquitetura Integrada: Pequenas Casas Ecológicas

| SOBRE |
O curso se propõe a introduzir aspectos da arquitetura ecológica por meio do projeto e construção de uma pequena casa, e da integração da arquitetura com o meio: a partir da leitura da paisagem, do uso apropriado de materiais, do fluxo da água e seus processos biológicos, da produção de alimentos, eficiência energética, bioclimatismo, e da capacidade de uma construção e edificação gerar impacto social positivo.

Busca abordar conceitos de ecologia na habitação reconhecendo que a partir dos mecanismos dos sistemas naturais pode-se identificar os caminhos para nossas atividades culturais, entendendo que a casa é como um organismo vivo, que está constantemente recebendo e disponibilizando energia. Esta troca deve ser benéfica para que o território em que ela está inserida tenha vitalidade. O objetivo do curso é facilitar a capacitação dos participantes no planejamento de uma pequena casa por meio dos conceitos de arquitetura integrada.

| MÓDULOS |
MÓDULO I – ARQUITETURA INTEGRADA À PAISAGEM
Discorrerá sobre como escolher o local da moradia na perspectiva de suas relações no contexto, a partir da compreensão da ferramenta de leitura da paisagem. Com base nesta interpretação serão abordados temas que relacionam a casa com as suas interações energéticas na paisagem.
_Datas: 10, 17, 24 e 31/03
_Educadores(as): Jorge Timmermann, Ana Beatriz Giovani, Bianca Leopoldino e Tomaz Lotufo.

MÓDULO 2– ARQUITETURA INTEGRADA À MATÉRIA
Tem como objetivo desenvolver conceitos que servem como base na escolha de materiais e técnicas de baixo impacto ambiental e impacto social positivo. Para isso, serão abordados princípios de tecnologia apropriada e o ciclo de vida dos materiais antes, durante e depois do uso. Serão demonstrados e analisados projetos de arquitetura desenvolvidos pelos educadores do curso e também possibilidades estruturais e processos de criação com materiais naturais.
_Datas: 07, 14, 20 (excepcionalmente terça por causa do feriado) e 28 de Abril
_Educadores(as): Helena Ruette, Vitor Lotufo, Flavia Burcatovsky, Henrique Pinheiro e Tomaz Lotufo.

MÓDULO 3 – ARQUITETURA INTEGRADA À ÁGUA
“Existem pequenos organismos que podem viver sem ar, mas nenhum que pode viver sem água” (Permacultura Criolla, pg. 153).”
O que é água, de onde vêm a água, onde está a água e como ela se manifesta com qualidade? Estas peguntas que aparentemente são óbvias, nos fazem navegar pelo planeta água e compreender a potência deste recurso energético tanto para nos levar à escassez, quanto à abundância. Este módulo é focado na cultura do cuidado com a água a partir do nosso modo de viver, da sistematização e do gerenciamento deste positivo fluxo que constantemente está passando em nossas vidas. Por meio deste conceito, será simples comprender técnicas e aplicações práticas para pensar, desenhar e criar soluções efetivas para uma relação de qualidade com a água em suas diversas dimensões.
_Datas: 05, 12, 19 e 26 de Maio
_Educadores(as): Thais Simoni, Guilherme Castagna, Cassia Yebra e Tomaz Lotufo.

MÓDULO 4 - ARQUITETURA INTEGRADA AO CLIMA E ENERGIA
Reconhecendo fenômenos físicos que interferem no clima de uma edificação, a proposta desta etapa é analisar a casa pelo ponto de vista do conforto térmico e eficiência energética. Compreender o desenho (projeto) considerando que “boa arquitetura” é aquela que respeita, dialoga e favorece as relações benéficas e regenerativas da casa com o território.
Serão estudadas as relações do clima com a formação da paisagem e das tipologias construtivas em diferentes climas.Também, os padrões de comportamento e manifestação da forma da flora e da fauna em diferentes contextos e como se apropriar destes princípios (forma e comportamento) no projeto.
Para compreender esta ponte entre os elementos físicos e vivos com a arquitetura, serão analisados referenciais contemporâneos e vernaculares.
Com este estudo serão percebidas formas passivas e ativas de geração, circulação e aproveitamento da energia. Finalmente será possível discorrer sobre uma casa eficiente energeticamente, e assim o curso trará possibilidades tecnológicas e de ação para a geração de energia renovável.
_Datas: 02, 09, 16 e 23 de Junho
_Educadores(as): Fabio Miranda, Cassio Abuno e Tomaz Lotufo.

Coordenação pedagógica: Tomaz Lotufo
Encontros das 19hs às 22hs

Para tornar a experiência bastante consistente, cada módulo inclui um mix de aulas e rodas virtuais com os(as) instrutores(as) e mediadas pela equipe do Semmuros, propostas de exercícios de prototipagem para os(as) participantes, além do compartilhamento de conteúdos exclusivos: aulas, referências bibliográficas e audiovisuais

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "Arquitetura Integrada: Pequenas Casas Ecológicas" 24 Fev 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/957565/arquitetura-integrada-pequenas-casas-ecologicas> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.