Belgrado brutalista pelas lentes de Alexey Kozhenkov

O brutalismo é um estilo arquitetônico profundamente divisor - uma subcategoria do movimento modernista que apresentava acabamentos de concreto à vista, formas incomuns e uma estética sem dúvida única. Com especial protagonismo no Brasil e no Reino Unido, exemplos emblemáticos desse estilo também podem ser encontrados na Europa Oriental – particularmente, no território anteriormente conhecido como Iugoslávia.

Belgrado brutalista pelas lentes de Alexey Kozhenkov - Imagem 2 de 9Belgrado brutalista pelas lentes de Alexey Kozhenkov - Imagem 3 de 9Belgrado brutalista pelas lentes de Alexey Kozhenkov - Imagem 4 de 9Belgrado brutalista pelas lentes de Alexey Kozhenkov - Imagem 5 de 9Belgrado brutalista pelas lentes de Alexey Kozhenkov - Mais Imagens+ 4

Com o intuito de reconstruir o país muito afetado pela segunda guerra mundial, o governo socialista iugoslavo, precipitando a construção de blocos residenciais de concreto, centros cívicos e monumentos, propôs uma identidade visual posicionada entre o leste e o oeste. A série de fotos "Spaces for Winds" de Alexey Kozhenkov é uma análise da arquitetura brutalista da atual Sérvia, particularmente a arquitetura dos arredores de Belgrado. Uma paleta de cores suaves, a presença de formas agregadas e um senso de escala esmagador tipificam as fotografias da série de Kozhenkov, fornecendo uma visão evocativa de um estilo arquitetônico duradouro.

Belgrado brutalista pelas lentes de Alexey Kozhenkov - Imagem 4 de 9
© Alexey Kozhenkov
Belgrado brutalista pelas lentes de Alexey Kozhenkov - Imagem 5 de 9
© Alexey Kozhenkov

A série de Kozhenkov, "Nova Belgrado" - um município de Belgrado que apresenta a arquitetura modernista que lembra Brasília e Chandigarh, segue a mesma linha de pesquisa. Os arquitetos do período pós-segunda guerra mundial construíram bairros urbanos com uma infinidade de prédios brutalistas, criando a terminologia de "Blockovi" ou Blocos, para descrever o caráter arquitetônico de uma cidade que abraçou a natureza monumental da arquitetura brutalista. Os próprios blocos, no entanto, estão longe de ser monolíticos na aparência. Os conceitos e formas diferem de volume para volume, configurando áreas urbanas e bairros altamente distintos, no entanto, todos ofertam espaços públicos - vazios e frios no inverno, mas animados e dinâmicos nos meses de verão.

Belgrado brutalista pelas lentes de Alexey Kozhenkov - Imagem 7 de 9
© Alexey Kozhenkov
Belgrado brutalista pelas lentes de Alexey Kozhenkov - Imagem 9 de 9
© Alexey Kozhenkov

Estruturas brutalistas proeminentes em Belgrado incluem o “Prédio TV” - um complexo residencial com uma fachada expressiva composta de extrusões cuboidais da parede, e a “Torre Genex” - um marco brutalista artístico, que apresenta uma torre residencial e uma comercial conectadas por uma ponte de dois andares. Os prédios de apartamentos de Eastern City Gate também fazem sua aparição - um complexo de três prédios de apartamentos cada um com 28 andares. A forma triangular escalonada produz um contraste visual profundo com a vegetação circundante, o complexo foi construído em um círculo, fazendo sempre parecer que um edifício está entre os outros dois.

Belgrado brutalista pelas lentes de Alexey Kozhenkov - Imagem 3 de 9
"Prédio TV" - on Block 28. Imagem © Alexey Kozhenkov
Belgrado brutalista pelas lentes de Alexey Kozhenkov - Imagem 6 de 9
"Torre Genex", também conhecida como Western City Gate. Imagem © Alexey Kozhenkov

Recentemente, a herança brutalista da ex-Iugoslávia está ganhando maior reconhecimento e apreciação. Em janeiro de 2021, a seção central de Nova Belgrado foi declarada um monumento cultural, e em janeiro de 2019 as fotos de um dos icônicos "Blockovi" - Bloco 23 - tornaram-se uma exposição permanente no Museu de Arte Moderna de Nova York. As autoridades de Belgrado também estão analisando a abertura de mais construções, como o importante marco brutalista - o prédio do governo do Palácio da Sérvia - que atualmente só abre uma vez por ano.

A arquitetura brutalista da Europa, da Polônia à Grã-Bretanha, é ampla em seu escopo e diversidade, mas é indiscutivelmente na cidade de Belgrado que o estilo arquitetônico realmente encontrou um lar.

Belgrado brutalista pelas lentes de Alexey Kozhenkov - Imagem 8 de 9
Prédios de apartamentos Eastern City Gate. Imagem © Alexey Kozhenkov
Belgrado brutalista pelas lentes de Alexey Kozhenkov - Imagem 2 de 9
© Alexey Kozhenkov

Alexey Kozhenkov (n.1993) é um fotógrafo radicado em Moscou e entusiasta da arquitetura. Ele é um ávido admirador de formas arquitetônicas e um viajante, o que lhe permite tirar fotos de lugares de ângulos raramente vistos na mídia. Suas obras apresentam uma combinação de geometria e atmosfera, sendo reconhecidas tanto online como na mídia impressa.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Maganga, Matthew. "Belgrado brutalista pelas lentes de Alexey Kozhenkov" [Brutalist Belgrade: Through the Eyes of Alexey Kozhenkov ] 23 Fev 2021. ArchDaily Brasil. (Trad. Bisineli, Rafaella) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/957335/belgrado-brutalista-pelas-lentes-de-alexey-kozhenkov> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.