Apartamento de Gonçalo Cristovão / Merooficina

Apartamento de Gonçalo Cristovão / Merooficina - Fotografia de Interiores, Cozinha, BanheiroApartamento de Gonçalo Cristovão / Merooficina - Fotografia de Interiores, Cozinha, BancadaApartamento de Gonçalo Cristovão / Merooficina - Fotografia de InterioresApartamento de Gonçalo Cristovão / Merooficina - Fotografia de Interiores, Dormitório, Janela, CamaApartamento de Gonçalo Cristovão / Merooficina - Mais Imagens+ 17

  • Arquitetos: Merooficina
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  205
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
    Fotografias:José Campos
  • Equipe: Catarina Ribeiro, Vitório Leite, Francisco Pereira e Rita Serra e Silva
  • Construção: Rústico e Vertical, lda
  • Cidade: Porto
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
Apartamento de Gonçalo Cristovão / Merooficina - Fotografia de Interiores
© José Campos

Descrição enviada pela equipe de projeto. O apartamento de Gonçalo Cristovão localiza-se no 15o piso de um edifício de habitação dos anos 60, no centro do Porto. Uma localização pouco comum e privilegiada, que proporciona uma vista panorâmica sobre a cidade. Percorrendo todas as divisões é possível perceber a zona da Ribeira e avistar a foz do rio Douro.

Apartamento de Gonçalo Cristovão / Merooficina - Fotografia de Interiores
© José Campos

O apartamento insere-se num edifício projectado pelo arquitecto Marques de Aguiar, fazendo parte de um plano que incluía a construção de uma banda de edifícios e a renovação do eixo viário da Rua Gonçalo Cristovão, que marca uma época de planeamento urbano de algum positivismo veicular e a tentativa de alguma modernidade ocupacional, com a construção de altas torres e de blocos com várias unidades habitacionais.

Apartamento de Gonçalo Cristovão / Merooficina - Fotografia de Interiores
© José Campos
Apartamento de Gonçalo Cristovão / Merooficina - Imagem 22 de 22
Planta
Apartamento de Gonçalo Cristovão / Merooficina - Fotografia de Interiores, Porta
© José Campos

Durante os últimos anos esta habitação foi ocupada como escritórios, o que transformou decisivamente alguns dos vestígios da sua construção inicial. No entanto, apesar de marcado por esta circunstância, apresentava ainda algumas das características invulgares da construção da época, como os seus detalhes construtivos, os pavimentos e alguns elementos.

Apartamento de Gonçalo Cristovão / Merooficina - Fotografia de Interiores, Dormitório, Cama, Janela
© José Campos

A reabilitação proposta para o apartamento pretendeu ser neutra e silenciosa, repondo o seu uso original e procurando resgatar os elementos mais marcantes da sua construção, que se encontravam escondidos pela intrusiva presença anterior. As carpintarias das portas, o pavimento em taco e alguns elementos característicos, como o antigo exaustor em vidro, voltaram a aparecer e a marcar esta nova intervenção.

Apartamento de Gonçalo Cristovão / Merooficina - Fotografia de Interiores, Dormitório, Iluminação, Cama
© José Campos

A intervenção mais definitiva, foi nas zonas húmidas, que estavam já decisivamente alteradas, onde, através da introdução de novas métricas e novas cores, se procurou enfatizar a morfologia e organização original e adaptar estas zonas às novas necessidades actuais.

Apartamento de Gonçalo Cristovão / Merooficina - Fotografia de Interiores, Dormitório, Janela, Cama
© José Campos

Enquanto a intervenção mais visível e, eventualmente, mais provisória, foi a introdução de leves estruturas metálicas, junto à fachada, que tentam integrar algumas infraestruturas instaladas pela anterior ocupação e prover os espaços habitáveis de algum mobiliário, direcionando as atenções para a paisagem e ocultando cénica e fugazmente a cidade.

Apartamento de Gonçalo Cristovão / Merooficina - Fotografia de Interiores, Porta, Cadeira
© José Campos

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Rua de Gonçalo Cristóvão, 4000 Porto, Portugal

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Apartamento de Gonçalo Cristovão / Merooficina" 16 Fev 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/957055/apartamento-de-goncalo-cristovao-merooficina> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.