Espaço de Produção Orgânica Integrada da Índia / Studio Lotus

Espaço de Produção Orgânica Integrada da Índia / Studio Lotus - Fotografia de Exterior, PortaEspaço de Produção Orgânica Integrada da Índia / Studio Lotus - Fotografia de Exterior, Tijolo, FachadaEspaço de Produção Orgânica Integrada da Índia / Studio Lotus - Fotografia de InterioresEspaço de Produção Orgânica Integrada da Índia / Studio Lotus - Fotografia de Exterior, Tijolo, FachadaEspaço de Produção Orgânica Integrada da Índia / Studio Lotus - Mais Imagens+ 14

  • Arquitetos: Studio Lotus
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  111483
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
    Fotografias:Andre J. Fanthome
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Asian Paints, Bezel Designs, Bharat Flooring Tiles, Blue Star, Fabindia, Jacquar, Kajaria, Pallavi Aggarwal, Philips, SKK, Spectrum, St. Gobain, Ultratech and ACC, Wipro
  • Equipe De Projeto: Sidhartha Talwar, Ambrish Arora, Nitika Srivastava, Raman Vig
  • Cidade: Lucknow
  • País: Índia
Mais informaçõesMenos informações
Espaço de Produção Orgânica Integrada da Índia / Studio Lotus - Fotografia de Interiores
© Andre J. Fanthome

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Espaço de Produção Orgânica Integrada da Índia, em Lucknow, é um campus destinado à administração, produção e processamento da marca. O edifíco é formado por volumes perpendiculares que se cruzam, e, nos lugares restantes emergem pátios, poços de luz e gramados que fornecem espaço para interação e relaxamento para os funcionários. A linguagem do edifício é definida pelo uso de tijolos e concreto, com linhas elegantes e simetria caracterizando a fachada.

Espaço de Produção Orgânica Integrada da Índia / Studio Lotus - Fotografia de Exterior, Tijolo, Fachada
© Andre J. Fanthome
Espaço de Produção Orgânica Integrada da Índia / Studio Lotus - Imagem 19 de 19
Planta - Pavimento Térreo
Espaço de Produção Orgânica Integrada da Índia / Studio Lotus - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Cadeira, Madeira
© Andre J. Fanthome

O edifício é composto pela ala de produção, o bloco de produtos acabados, o departamento de controle de qualidade, um centro de experiência, salas administrativas e outras funções auxiliares, que incluem uma sala de reuniões, uma cafeteria e uma academia. Em contraste com a aparência monolítica das alas de processamento, os escritórios têm uma linguagem mais permeável.

Espaço de Produção Orgânica Integrada da Índia / Studio Lotus - Fotografia de Interiores, Tijolo, Fachada
© Andre J. Fanthome

O projeto absorve influências locais para criar um ambiente sustentável, sendo a principal abordagem de sustentabilidade, o uso de tijolos como material de fechamento. Exposta, a estrutura de tijolos da instalação remete às estruturas da regência colonial de Lucknow.  Além disso, há uma abundância de fornos e argila na região, e portanto o tijolo é um material produzido localmente, o que reduz a pegada de carbono do campus. A estratégia de fenestração foi concebida para fornecer a relação parede-janela ideal para cada zona: os blocos de processamento têm entrada limitada de luz, facilitada por aberturas zenitais e insolação voltada ao norte, para evitar a deterioração das mercadorias.

Espaço de Produção Orgânica Integrada da Índia / Studio Lotus - Fotografia de Exterior, Porta
© Andre J. Fanthome

Ja nos blocos administrativos espera-se um alto índice de luminosidade natural, para ajudar a diminuir a dependência de iluminação artificial. Os espaços abertos ajudam ainda mais no controle do clima, principalmente ao permitir o resfriamento passivo dos blocos. A abundância de espaços abertos também aumenta o potencial para recarregar o lençol freático existente. O projeto utiliza, além disso, uma gama de técnicas de resfriamento passivo - como lajes de terracota e aberturas recuadas para eliminar o brilho solar. Mais de um décimo do material usado na construção da instalação é reciclado. Essas e outras intervenções atribuíram ao projeto a classificação LEED Platinum.

Espaço de Produção Orgânica Integrada da Índia / Studio Lotus - Imagem 17 de 19
Diagrama

O projeto também tem como foco principal criar uma experiência hospitaleira ao visitante. Detalhes cuidadosos foram implementados para atender aos padrões internacionais de higiene, de modo que todos os serviços internos são projetados para garantir cantos limpos e sem poeira. A organização sem hierarquia reúne a gestão e os trabalhadores da fábrica, criando o edifício central como um espaço congregacional. Além disso, o programa inclui também espaços destinados aos motoristas de caminhão, incluindo áreas de descanso, relaxamento, refeições e sanitários. Essas intervenções permitem que o campus pratique a inclusão social, incomum em tais tipologias. O projeto do Espaço de Produção Orgânica Integrada da Índia, com seus amplos espaços abertos, o tecido permeável construído, o foco na comunidade e introspecção, e a priorização da segurança e do conforto dos trabalhadores acima de tudo criou um modelo arquitetônico para todas as propriedades futuras da empresa.

Espaço de Produção Orgânica Integrada da Índia / Studio Lotus - Fotografia de Exterior, Tijolo, Fachada
© Andre J. Fanthome

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Chinhat, Lucknow, Uttar Pradesh, Índia

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Espaço de Produção Orgânica Integrada da Índia / Studio Lotus" [Integrated Production Facility for Organic India / Studio Lotus] 19 Fev 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/957018/espaco-de-producao-organica-integrada-da-india-studio-lotus> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.