“Super-fluid” Casa Artística / gad·line+ studio

“Super-fluid” Casa Artística / gad·line+ studio - Imagem 2 de 24“Super-fluid” Casa Artística / gad·line+ studio - Imagem 3 de 24“Super-fluid” Casa Artística / gad·line+ studio - Imagem 4 de 24“Super-fluid” Casa Artística / gad·line+ studio - Imagem 5 de 24“Super-fluid” Casa Artística / gad·line+ studio - Mais Imagens+ 19

Hangzhou, China
  • Arquiteto Responsável: Fanhao Meng
  • Equipe De Projeto: Tao Tao, Mingsong Zhu, Chao Zhou, Hanqi Zhang
  • Projeto De Interiores: Shenzhen Matrix Interior Design Co., Ltd.
  • Projeto De Paisagismo: Integrated Planning and Design Inc.
  • Unidade De Cooperação Em Desenho De Construção: Zhejiang Industry Design & Research Institute
  • Cliente: SUNAC Southeastern Region Group
  • Cidade: Hangzhou
  • País: China
Mais informaçõesMenos informações
“Super-fluid” Casa Artística / gad·line+ studio - Imagem 2 de 24
© Lei Sun

O ANTIGO ENCONTRA O NOVO
O projeto está localizado próximo ao Grande Canal Beijing-Hangzhou, e pertence ao principal distrito comercial da principal área urbana de Hangzhou. Nos túneis de tempo e espaço, o presente é história, e o passado é o futuro. Tendo como objeto um terreno que representa a origem e a raiz da cidade, tentamos responder com uma atitude voltada para o futuro, apresentar novas possibilidades de assentamento humano na cidade de Hangzhou com um vocabulário arquitetônico leve e dinâmico.

“Super-fluid” Casa Artística / gad·line+ studio - Imagem 6 de 24
© Lei Sun

Extraindo os elementos da "água" do Canal, através da fluidez, de seu sentido de inclusão e a transitividade de seus percursos, o protótipo arquitetônico "superfluido" é criado a partir da inspiração de "uma gota de água no tempo e no espaço", e apresenta a imaginação do arquiteto projetada sobre este terreno especial.

“Super-fluid” Casa Artística / gad·line+ studio - Imagem 7 de 24
© Dong Li

Diretrizes do Espaço-Tempo
A área correspondente à Casa da Vida Artística é pequena e triangular, situada entre duas torres planejadas. Como projetar o infinito sentido do tempo em um espaço limitado? Através da técnica das "linhas dobráveis" da Ponte Zigzag no jardim tradicional, as linhas em movimento ficam esticadas como consequência do arranjo estrutural. Parece estar na frente das pessoas, mas leva mais tempo para chegar. O "tempo" é introjetado na experiência espacial.

“Super-fluid” Casa Artística / gad·line+ studio - Imagem 8 de 24
© Dong Li
“Super-fluid” Casa Artística / gad·line+ studio - Imagem 10 de 24
© Lei Sun

A fim de criar um sentido de privacidade e espaço, considerando o ambiente do distrito comercial circundante, os arquitetos ampliam o escopo do terreno ao longo da via principal original, reservam uma pista de quase 100 metros e depois chegam à entrada principal para pensar sobre a casa e os arredores a partir de uma perspectiva mais macro, dando aos visitantes a experiência de "sentir o estilo sem entrar no lugar" a partir de uma estratégia narrativa.

“Super-fluid” Casa Artística / gad·line+ studio - Imagem 11 de 24
© Lei Sun
“Super-fluid” Casa Artística / gad·line+ studio - Imagem 12 de 24
© Dong Li

A entrada principal escondida em um canto da cidade cria uma sensação de privacidade por meio da cobertura projetada; depois as pessoas sobem pelos degraus de ardósia, decorados com pedra local e plantas como imagem histórica; o corredor junto à água é revestido em placa de gesso acartonado de cor escura e representa uma imagem futurista com suas linhas simples; o centro de recepção no ponto de parada se torna uma "estação espacial", conectando e amortecendo dois lugares consecutivos de tempo e espaço. O interior da casa também foi projetado de forma inteligente, com linhas móveis que são o suporte para diversas atividades internas.

“Super-fluid” Casa Artística / gad·line+ studio - Imagem 3 de 24
© Lei Sun

Estética Superfluida
Seguindo as diretrizes do terreno existente, o edifício principal da casa foi implantado com um volume formado por quatro caixas, cada com as funções de recepção, a área de lazer das crianças, respectivamente.

“Super-fluid” Casa Artística / gad·line+ studio - Imagem 16 de 24
© Lei Sun
“Super-fluid” Casa Artística / gad·line+ studio - Imagem 15 de 24
© Lei Sun

Na fachada, os componentes pré-fabricados padronizados foram utilizados para viabilizar o formato curvo. Com as linhas de fluxo dinâmicas e circulares, a fachada é como uma microestrutura digital de tela cheia, em conformidade com a tendência contemporânea da estética científica. A borda externa é feita de placas acrílicas com textura de pedra envolvidas com placas de alumínio ultra-fino alveolar. As lâmpadas de LED escondidas, faz com que o edifício seja iluminado à noite. A grande cortina de vidro ultra-branco é sobreposta ao ambiente aquático para reforçar a sensação de suspensão de gravidade no edifício.

“Super-fluid” Casa Artística / gad·line+ studio - Imagem 5 de 24
© Lei Sun
“Super-fluid” Casa Artística / gad·line+ studio - Imagem 4 de 24
© Dong Li

Observações
No futuro, a Casa da Vida servirá como a sede e principal entrada da comunidade. O projeto da estética científica e tecnológica e temperamento humanista dá ao edifício uma vida útil mais longa. A Casa da Vida Artística Hangyuanli, um edifício de caráter urbano, é a busca pelo traço e pela estética e espaço, além de um projeto para o futuro ambiente urbano.

“Super-fluid” Casa Artística / gad·line+ studio - Imagem 17 de 24
© Lei Sun
“Super-fluid” Casa Artística / gad·line+ studio - Imagem 18 de 24
© Lei Sun

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:NO.21 Shiting Rd. Gongshu District, Hangzhou, Província de Zhejiang, China

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "“Super-fluid” Casa Artística / gad·line+ studio" [“Super-fluid” Artistic Life House / gad·line+ studio] 14 Fev 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/956587/super-fluid-casa-artistica-gad-star-line-plus-studio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.