Reciclagem de bitucas de cigarro como matéria prima para tijolos leves

Alunos da Escola de Engenharia da Universidade RMIT publicaram recentemente um estudo experimentando uma nova forma de gerenciamento de resíduos e reciclagem. Como eles observaram em sua pesquisa, bitucas de cigarro são o item de lixo individual mais comumente descartado no mundo, com cerca de 5,7 trilhões tendo sido consumidos em todo o mundo em 2016. No entanto, os materiais das pontas de cigarro - particularmente seus filtros de acetato de celulose - podem ser extremamente prejudiciais ao meio ambiente devido à baixa biodegradabilidade. O estudo RMIT baseia-se em uma pesquisa anterior de Mohajerani et. al (2016) que experimentou adicionar pontas de cigarro descartadas a tijolos de argila para uso arquitetônico. Em sua pesquisa, os alunos da RMIT descobriram que tal medida reduziria o consumo de energia do processo de produção de tijolos e diminuiria a condutividade térmica dos mesmos, mas que outras questões, incluindo contaminação bacteriana, teriam que ser abordadas antes de uma implementação bem-sucedida. A seguir, exploramos essa pesquisa com mais detalhes, investigando sua relevância para a indústria da arquitetura e imaginando possíveis futuros de aplicação.

Reciclagem de bitucas de cigarro como matéria prima para tijolos leves  - Imagem 2 de 4
Bricks Berlin Schoeneberg / GRAFT. Image © Bttr GmbH

Bitucas de cigarro podem ser adicionadas a tijolos por meio de um dos três métodos gerais:

  • Adicionando bitucas de cigarro inteiras.
  • Pré-retalhando-as.
  • Ao adicionar uma argila de tijolo pré-misturada com uma quantidade concentrada de pontas de cigarro já incorporadas.

Cada uma das formas possui vantagens e desvantagens. Uma vez que os resíduos são adicionados e o procedimento de queima começa, a adição das bitucas de cigarro realmente diminui a quantidade de energia necessária para o sucesso da queima dos tijolos devido ao seu alto valor calorífico. Por isso, Mohajerani et al. descobriram que se 2,5% dos tijolos produzidos anualmente em todo o mundo fossem apenas 1% compostos de pontas de cigarro, o consumo de energia poderia diminuir em 20 bilhões de MJ, ou a quantidade de energia usada por um milhão de lares todos os anos em Victoria, Austrália. Com esta nova forma de reciclagem implementada, a indústria de fabricação de tijolos - e a indústria de arquitetura em geral - poderia se beneficiar significativamente com o impacto ambiental reduzido.

Reciclagem de bitucas de cigarro como matéria prima para tijolos leves  - Imagem 4 de 4
Apple Farm Nooitgedacht House / HILBERINKBOSCH Architecten. Image © Inga Powilleit

O efeito dessa mudança nas propriedades dos próprios tijolos varia. Mais notavelmente, os autores do estudo descobriram que quanto maior o conteúdo das pontas de cigarro, menor a resistência à compressão do tijolo, o que poderia impactar negativamente a eficiência estrutural do material. Outro efeito descoberto foi que a redução correspondente na densidade aumentou a absorção de água fria e diminuiu a condutividade térmica dos tijolos; o último efeito foi especialmente notado como "fantástico" devido à implicação de mais economia de energia se usado em estruturas arquitetônicas.

Uma preocupação premente, no entanto, era a questão da contaminação bacteriana nas pontas de cigarro por pessoas ou pelo meio ambiente. Tijolos com bitucas podem, portanto, ser considerados inseguros ou perigosos para a saúde dos usuários; da mesma forma, o composto orgânico volátil emitido pelas pontas de cigarro causa um odor desagradável. Para remediar o primeiro, os autores sugeriram procedimentos de esterilização, incluindo o uso de naftaleno, ozônio, peróxido de hidrogênio, luz ultravioleta ou tratamento com calor seco e úmido. O próprio estudo delineia em detalhes os efeitos e desvantagens de cada método distinto, bem como as considerações essenciais para garantir a segurança. O uso de ozônio, por exemplo, foi descrito como mais adequado ao se considerar a necessidade de controle do teor de umidade nos tijolos e como mais adequado para instalações de limpeza em larga escala. Em relação à questão do odor, os autores listaram a luz ultravioleta como uma solução, mas também reconheceram que mais investigações são necessárias nesta frente.

Reciclagem de bitucas de cigarro como matéria prima para tijolos leves  - Imagem 3 de 4
Kauchuk Residential Towers / Meganom. Image © Ilya Ivanov

Em conclusão, o estudo descreve em detalhes os possíveis métodos de incorporação de pontas de cigarro recicladas em tijolos arquitetônicos para efeitos variados, muitas vezes vantajosos; também é meticuloso em suas descrições de precauções, procedimentos e efeitos estruturais e ambientais. Embora esta estratégia em particular exija mais pesquisas antes de circular para uso generalizado, os autores sugerem outro pré-requisito necessário para uma implementação bem-sucedida: para a coleta de material reciclável, os governos devem abordar a questão do resíduo primeiro, instalando recipientes de coleta de bituca de cigarro em locais convenientes e educar com sucesso suas populações a se comprometerem com seu uso. Embora a construção de tijolos usando os métodos descritos neste estudo tenha um enorme potencial, mudanças fundamentais na forma como as cidades abordam o lixo e a reciclagem devem ocorrer primeiro.

* Os exemplos apresentados nas imagens são apenas representativos da beleza do tijolo, mas não necessariamente usam esta tecnologia experimental.

Este artigo é parte do Tópico do ArchDaily: Arquitetura e Meio Ambiente. Mensalmente, exploramos um tema específico através de artigos, entrevistas, notícias e projetos. Saiba mais sobre os tópicos mensais. Como sempre, o ArchDaily está aberto a contribuições de nossos leitores; se você quiser enviar um artigo ou projeto, entre em contato.

Sobre este autor
Cita: Cao, Lilly. "Reciclagem de bitucas de cigarro como matéria prima para tijolos leves " [Is It Possible To Create Lightweight Bricks By Recycling Cigarette Butts?] 07 Fev 2021. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/956321/reciclagem-de-bitucas-de-cigarro-como-materia-prima-para-tijolos-leves> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.