Casa Bottega / Chris Briffa Architects

Casa Bottega / Chris Briffa Architects - Fotografia de Exterior, Balcão, ArcoCasa Bottega / Chris Briffa Architects - Fotografia de InterioresCasa Bottega / Chris Briffa Architects - Fotografia de Interiores, VidroCasa Bottega / Chris Briffa Architects - Fotografia de Interiores, CorrimãoCasa Bottega / Chris Briffa Architects - Mais Imagens+ 6

  • Equipe De Projeto: Chris Briffa Architects
  • País: Malta
Mais informaçõesMenos informações
Casa Bottega / Chris Briffa Architects - Fotografia de Exterior, Balcão, Arco
© Aldo Amoretti

Descrição enviada pela equipe de projeto. Como arquiteto, projetar sua casa é um trabalho de amor, com todas as permutações que ele traz consigo; obsessão, redesenho, avaliação de soluções possíveis, custos e realização da ideia. Após a compra do imóvel, faltou orçamento e, posteriormente, a primeira fase envolveu a restauração do volume ao seu projeto original, exceto pela claraboia gigante na sala. Enquanto os níveis inferiores abraçam a estrutura existente com recursos como azulejos, aberturas e texturas, a cobertura é uma contrapartida contemporânea, definida por contrastes entre materiais duros e macios, luz e sombra, sólidos e vazios.

Casa Bottega / Chris Briffa Architects - Fotografia de Interiores
© Aldo Amoretti

O térreo, com a sua entrada abobadada, funciona como o hall principal e a galeria, enquanto o subsolo em arco é utilizado como oficina de modelagem/ prototipagem. Com a construção dos níveis superiores, um elevador fechado em uma gaiola de aço e vidro foi colocado dentro do pátio, enquadrando vistas conforme sobe. O primeiro pavimento contém o estúdio, o segundo atua como zona de amortecimento. Estando entre o escritório e a casa, o formal e o informal são atendidos. A laje de concreto da sala é, portanto, capaz de suportar uma festa com trinta pessoas em movimento. É um espaço sem função restrita, uma biblioteca arquitetônica e uma sala de música, um home theater e uma sala de apresentações, um local para cochilos e bate-papos noturnos.

Casa Bottega / Chris Briffa Architects - Imagem 11 de 11
Plantas

A nova extensão está assentada sobre duas vigas de concreto pré-moldado, que transferem todo o peso da cobertura para as paredes laterais, livrando a casa de qualquer carga adicional. Sua inclusão foi fundamental para a transformação, mas com ela vieram várias preocupações. Custos à parte, eram especialmente difíceis de transportar e instalar em um local restrito, cercado por edifícios históricos e ruas estreitas. Considerando sua forma estreita e nervurada, também não eram fáceis de projetar em termos de proporções estruturais e revestimento externo.

Casa Bottega / Chris Briffa Architects - Fotografia de Interiores, Prateleira
© Aldo Amoretti
Casa Bottega / Chris Briffa Architects - Fotografia de Interiores, Dormitório, Madeira, Cama
© Aldo Amoretti

A inserção das vigas foi o culminar da emoção quando foram encaixadas, como Lego. Posteriormente, ocorreu o dimensionamento e montagem das grades de aço, que seguem o sentido das bordas serrilhadas das vigas. Seu sucesso estético reside em sua superfície - lançada sobre uma placa de ripas de madeira - que confere uma aparência etérea e leve ao sol, ondulada e semelhante a uma cortina. A janela contínua e baixa do quarto principal é sensível ao exterior, com a luz da manhã refletindo no piso de carvalho e uma linha de cactos de dez metros, o usuário é compelido a olhar para fora, seja na cama ou tomando banho. A cobertura acima da agitação da rua parece expansiva, libertadora. As portas dobráveis da sala de estar são embaladas em uma unidade de aço que confunde a linha entre o interior e o exterior. A luz natural preenche todo o espaço de cada parede, folhagens e árvores emolduram as vistas do telhado, com os dois portos além.

Casa Bottega / Chris Briffa Architects - Fotografia de Interiores, Banheiro
© Aldo Amoretti

O sentido lúdico é demonstrado na ‘casa da árvore’, um espaço baixo localizado acima da cozinha, onde as crianças podem ficar por perto. A cozinha é o coração desta casa, com uma bancada de aço inoxidável que permite ao cozinheiro ter acesso aos utensílios em um triângulo eficiente para cozinhar.

Casa Bottega / Chris Briffa Architects - Fotografia de Exterior, Fachada, Tijolo, Concreto
© Aldo Amoretti

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Bottega / Chris Briffa Architects" [Casa Bottega / Chris Briffa Architects] 02 Mar 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/956307/casa-bottega-chris-briffa-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.