Casa NA / Sou Fujimoto Architects

Casa NA / Sou Fujimoto Architects - Imagem 2 de 12Casa NA / Sou Fujimoto Architects - Imagem 3 de 12Casa NA / Sou Fujimoto Architects - Imagem 4 de 12Casa NA / Sou Fujimoto Architects - Imagem 5 de 12Casa NA / Sou Fujimoto Architects - Mais Imagens+ 7

  • Arquitetos:  Sou Fujimoto Architects;  Sou Fujimoto Architects
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  85
  • Fotógrafo
    Fotografias:Iwan Baan

Descrição enviada pela equipe de projeto. Projetada para um jovem casal em um bairro tranquilo de Tóquio, a casa transparente de 85m² contrasta com as típicas paredes de blocos de concreto vistas na maioria das densas áreas residenciais do Japão. Associado ao conceito de viver dentro de uma árvore, o espaçoso interior é composto por 21 placas individuais, situadas em várias alturas, que satisfazem o desejo do cliente de viver como nômade em sua própria casa.

Casa NA / Sou Fujimoto Architects - Imagem 11 de 12
Planta 01

Confira, a seguir, mais imagens e informações sobre a Casa NA.

Casa NA / Sou Fujimoto Architects - Imagem 5 de 12
© Iwan Baan

Descrita como “uma unidade de separação e coerência”, a casa atua, ao mesmo tempo, como um único cômodo e uma coleção de cômodos. O programa vagamente definido e as placas de piso individuais criam um ambiente para uma série de atividades que podem ocorrer em diferentes escalas. A casa oferece espaços de intimidade se duas pessoas optarem por ficar perto, ao mesmo tempo em que acomoda um grupo de convidados, distribuindo as pessoas pela casa.

Sou Fujimoto afirma: “O ponto intrigante de uma árvore é que esses lugares não são hermeticamente isolados, mas conectados uns aos outros em sua relatividade única. Ouvir a voz de alguém de cima para baixo, pular para outro galho e conversar entre ramos diferentes. Esses são alguns dos momentos de riqueza encontrados em uma vida espacialmente densa”.

Casa NA / Sou Fujimoto Architects - Imagem 7 de 12
Elevação 01

Variando em tamanho de 2 a 8 metros quadrados, cada placa de piso é ligada por uma variedade de escadas, incluindo lances curtos de degraus fixos e móveis. A estratificação das placas em escala semelhante à de um móvel permite que a estrutura atenda a vários tipos de funções, como proporcionar circulação, assentos e espaços de trabalho.

Casa NA / Sou Fujimoto Architects - Imagem 3 de 12
© Iwan Baan

Os vãos curtos permitem a pouca espessura da estrutura de aço branco. Complementada pelo piso fino de bétula branco, muitos se perguntam onde os espaços de serviço estão escondidos. Algumas placas de piso são equipadas com aquecimento embutido para ajudar durante os meses de inverno, enquanto as aberturas estrategicamente colocadas maximizam o fluxo de ar e fornecem a única fonte de ventilação e resfriamento durante o verão.

Casa NA / Sou Fujimoto Architects - Imagem 6 de 12
Diagrama 01

O sistema de climatização e o encanamento, bem como o armazenamento e os reforços laterais estão localizados na parede espessa voltada para o norte na parte posterior da casa. O reforço lateral adicional é fornecido por uma estante de livros de altura total e painéis de concreto leve integrados nas elevações laterais.

Além disso, cortinas foram instaladas para fornecer divisórias temporárias que abordam a preocupação com privacidade e separação.

Casa NA / Sou Fujimoto Architects - Imagem 4 de 12
© Iwan Baan

Sou Fujimoto afirma: “A estrutura de aço branco em si não tem nenhuma semelhança com uma árvore. No entanto, a vida e os momentos vividos neste espaço são uma adaptação contemporânea da riqueza uma vez vivida pelos nossos antigos antecessores na época em que habitavam as árvores. Tal é a existência entre a cidade, a arquitetura, o mobiliário e o corpo, e igualmente entre a natureza e a artificialidade”.

Casa NA / Sou Fujimoto Architects - Imagem 2 de 12
© Iwan Baan

Confira neste link mais imagens da Casa NA!

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa NA / Sou Fujimoto Architects" [House NA / Sou Fujimoto Architects] 07 Fev 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/956304/casa-na-sou-fujimoto-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.