Casa RCR / Visioarq Arquitectos

Casa RCR / Visioarq Arquitectos - Fotografia de Exterior, FachadaCasa RCR / Visioarq Arquitectos - Fotografia de Exterior, FachadaCasa RCR / Visioarq Arquitectos - Fotografia de Exterior, Mesa, Cadeira, Fachada, PátioCasa RCR / Visioarq Arquitectos - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, CadeiraCasa RCR / Visioarq Arquitectos - Mais Imagens+ 43

Anadia, Portugal
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  390
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2020
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Jofebar, Vidromax, panoramah!®
  • Engenharia Estrutural: David Silva, David Silva
  • Design De Interiores: DOHO INTERIORS, DOHO INTERIORS
  • Contratante: Brandão & Pereira, lda, Brandão & Pereira, lda
  • Arquitetos Responsáveis: Vicente Gouveia, Pedro Afonso, Nuno Poiarez, Vicente Gouveia, Pedro Afonso, Nuno Poiarez
  • Cidade: Anadia
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
Casa RCR / Visioarq Arquitectos - Fotografia de Exterior, Fachada
© Fernando Guerra | FG+SG

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa RCR está situada na zona centro de Portugal, em Anadia, numa zona essencialmente residencial. Este foi um exercício de equilíbrio e organização de volumes que procurou promover a criação de espaços para serem vivenciados, uns de uma forma mais privada e intimista, outros com uma relação mais forte com o exterior, mas mantendo igualmente o caracter intimista e de refúgio na relação com a envolvente. Um exercício já ensaiado que articula dois volumes sobrepostos e perpendiculares, gerando não só uma particular dinâmica espacial, mas também diferentes relações visuais entre os cheios e os vazios, entre os claros e os escuros provocados pela dinâmica das sombras, entre as áreas privadas, semiprivadas e a vista para a envolvente com a Serra do Caramulo ao fundo.

Casa RCR / Visioarq Arquitectos - Fotografia de Interiores, Mesa, Janela, Cadeira, Viga, Terraço, Pátio
© Fernando Guerra | FG+SG
Casa RCR / Visioarq Arquitectos - Imagem 36 de 48
Planta - Térreo
Casa RCR / Visioarq Arquitectos - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Cadeira
© Fernando Guerra | FG+SG

Dois andares, abrigam o programa funcional: jardim, zona de barbecue, sala de estar e jantar com uma ligação forte com o exterior, Instalações sanitárias, cozinha, três quartos, escritório e garagem.

Casa RCR / Visioarq Arquitectos - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Sofá, Mesa, Iluminação
© Fernando Guerra | FG+SG

A área de circulação é composta por uma escada linear debaixo de uma claraboia junto à zona de escritório que ilumina o interior da moradia ao nível do piso superior e escritório/biblioteca, privilegiado com duplo pé direito e uma relação visual para o jardim exterior. A luz natural é uma presença constante em todos os espaços da moradia.

Casa RCR / Visioarq Arquitectos - Fotografia de Interiores, Janela
© Fernando Guerra | FG+SG

Os volumes desenvolvem-se para criar constantes e distintas relações entre os espaços internos e externos com entradas de luz nas suas uniões. Os quartos, no primeiro piso, olham para a paisagem com a Serra do Caramulo em destaque. O volume dos quartos projeta-se para a frente do limite do piso inferior. De um lado, uma consola balançada acolhe a entrada principal da casa, do outro, o volume pousa numa lamina de betão que cobre a zona de refeições exteriores com barbecue e da sala.

A entrada principal da casa é servida por uma porta de grandes dimensões que acompanha a escala imponente que caracteriza a peça arquitectónica.

Casa RCR / Visioarq Arquitectos - Fotografia de Interiores, Dormitório, Cama
© Fernando Guerra | FG+SG

Os volumes são formalizados por paredes forradas a ripado de alumínio lacado no piso inferior e no volume que formaliza o escritório, e em grandes chapas de vidro preto lacado fosco no volume superior dos quartos. A escolha destes materiais procura criar um grande contraste cromático, de forma a reforçar a horizontalidade das formas e desta forma reduzir o peso volumétrico aparente. Na parte posterior da casa, a sala desenvolve-se num único piso térreo, coberta por uma lamina de betão aparente, com uma estereotomia em veios de madeira, resultado do emparelhamento da cofragem de pinho que procura introduzir a referência da natureza num material puramente contemporâneo, criando uma relação poética com os jardins exteriores pontualmente rasgados por percursos em sulipas de madeira e casca de pinho.

Casa RCR / Visioarq Arquitectos - Fotografia de Interiores, Janela, Porta
© Fernando Guerra | FG+SG

Os quartos têm nas suas aberturas laterais um ripado e portadas metálicas que filtram a luz sem eliminar do interior a contemplação da paisagem envolvente.

Casa RCR / Visioarq Arquitectos - Fotografia de Exterior, Mesa, Cadeira, Fachada, Pátio
© Fernando Guerra | FG+SG

Esta intervenção assenta na criação de um refúgio, que promove a relação interior/exterior, na criação de cumplicidades entre o utilizador e o espaço envolvente e do espaço envolvente com a volumetria criada.

Casa RCR / Visioarq Arquitectos - Fotografia de Exterior, Fachada
© Fernando Guerra | FG+SG

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa RCR / Visioarq Arquitectos" 03 Fev 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/956209/casa-rcr-visioarq-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.