Casa Ncaved / MOLD Architects

Casa Ncaved / MOLD Architects - Fotografia de Exterior, ConcretoCasa Ncaved / MOLD Architects - Fotografia de InterioresCasa Ncaved / MOLD Architects - Fotografia de Interiores, EscadaCasa Ncaved / MOLD Architects - Fotografia de Interiores, Cozinha, Escada, ConcretoCasa Ncaved / MOLD Architects - Mais Imagens+ 52

Agios Sostis, Grécia
  • Arquitetos: Mold architects
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  360
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2020
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  ALUSIDE, AkzoNobel, Alumil, AutoDesk, CONCORD, Davide Groppi, EGREEN, ELECTA, Flexalighting, INTERPLANTS, KARATOLIOS, KHPEUSIS, NOVANTADIECI, POOL CENTER, SERPETINIS, SITE SPECIFIC, STARIDAS, TEM, Unonovesette
  • Equipe De Projeto: Iliana Kerestetzi, Konstantinos Vlachoulis, Michail Xirokostas, Manos Kerestetzis
  • Engenharia Estrutural: Studio 265
  • Engenharia Mecânica: Team M -H
  • Iluminação: Nikos Adrianopoulos
  • Estrutura Metálica: qoop
  • Diretor De Projeto: Mold architects
  • Cidade: Agios Sostis
  • País: Grécia
Mais informaçõesMenos informações
Casa Ncaved / MOLD Architects - Fotografia de Exterior, Fachada
© Panagiotis Voumvakis

Descrição enviada pela equipe de projeto. A NCaved está localizada em uma pequena enseada rochosa isolada na Ilha de Serifos, aparentemente pairando um pouco acima do nível do mar. A necessidade de criar um abrigo protegido, num local com uma bela vista, mas abertamente exposto aos fortes ventos de norte, levou-nos à decisão de perfurar a encosta, em vez de criar um conjunto de espaços alinhados ao nível do solo.

Casa Ncaved / MOLD Architects - Fotografia de Exterior, Concreto
© Yiorgis Yerolymbos

Aplicamos uma malha retangular à encosta para produzir um “tabuleiro de xadrez” tridimensional de sólidos e vazios que acomodam e, ao mesmo tempo, isolam os volumes residenciais. Esta geometria rígida é descontinuada com a rotação do último eixo da malha, e fornece uma visão mais ampla da sala de estar. O deslocamento do eixo intensifica significativamente o senso de perspectiva e, portanto, o impacto visual da residência parece minimizado.

Casa Ncaved / MOLD Architects - Fotografia de Interiores
© Panagiotis Voumvakis
Casa Ncaved / MOLD Architects - Imagem 53 de 57
Planta - Primeiro Pavimento
Casa Ncaved / MOLD Architects - Fotografia de Interiores, Escada
© Yiorgis Yerolymbos

As paredes longitudinais de pedra delineiam e protegem os espaços interiores e exteriores. São os limites verticais que conduzem o olhar do visitante para a linha do horizonte. Em contraste com as robustas paredes de pedra, as fachadas transversais são leves, em vidro, e podem ser abertas em toda a sua extensão. A frente é totalmente aberta para a vista leste, enquanto as janelas posteriores emolduram os jardins internos, aumentando o fluxo de ar e permitindo a entrada de luz na residência.

Casa Ncaved / MOLD Architects - Fotografia de Interiores, Escada
© Panagiotis Voumvakis

Iluminação e ventilação com aberturas frontais e posteriores, pedra, um telhado plano, isolamento adequado, bem como painéis de vidro de baixo consumo de energia adicionam ao projeto excelentes características bioclimáticas. A residência está dividida em três níveis: quartos, salas e uma casa de hóspedes. Os dois primeiros se comunicam internamente, enquanto a casa de hóspedes é independente. Uma escada conecta os três níveis externamente e leva à entrada principal, localizada na sala.

Casa Ncaved / MOLD Architects - Fotografia de Interiores, Cozinha, Escada, Concreto
© Panagiotis Voumvakis
Casa Ncaved / MOLD Architects - Imagem 56 de 57
Axonométrica
Casa Ncaved / MOLD Architects - Fotografia de Interiores
© Yiorgis Yerolymbos

Esta descida suave para o interior da casa revela lentamente os espaços inicialmente ocultos, enquanto emoldura uma vista de dois lados: para o mar durante a descida, para o céu durante a subida. Nas áreas escavadas existem espaços “negativos”.

Casa Ncaved / MOLD Architects - Fotografia de Interiores, Vidro, Concreto

Eles resultam do corte e da remoção de parte da rocha. Esta sensação áspera de uma cavidade natural foi o que pretendemos recriar com a nossa escolha de materiais e paleta de cores. Pedra, concreto aparente, madeira e metal são usados com precisão para criar estruturas internas.

Casa Ncaved / MOLD Architects - Fotografia de Exterior, Tijolo
© Yiorgis Yerolymbos

Perfurações nas fachadas e no piso produzem padrões de sombra. Emparelhadas com grandes superfícies de espelho reflexivo, elas criam uma atmosfera diferenciada nas áreas privadas da residência. Por fim, os pergolados parecem flutuar, denotando o aspecto físico da residência, que se integra à paisagem, mas mantém uma presença dinâmica.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Ncaved / MOLD Architects" [Ncaved House / MOLD Architects] 08 Fev 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/956199/casa-ncaved-mold-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.