Apartamento Oliva / Lez Arquitetura

Apartamento Oliva / Lez Arquitetura - Fotografia de Interiores, Mesa, Sofá, VigaApartamento Oliva / Lez Arquitetura - Fotografia de Interiores, Banheiro, Bancada, Pia, Cozinha, Bacia SanitáriaApartamento Oliva / Lez Arquitetura - Fotografia de Interiores, Cozinha, Mesa, Porta, CadeiraApartamento Oliva / Lez Arquitetura - Fotografia de Interiores, Dormitório, Cama, JanelaApartamento Oliva / Lez Arquitetura - Mais Imagens+ 11

  • Arquitetos: Lez Arquitetura
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  48
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2020
  • Fotógrafo
    Fotografias:Joana França
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Decortiles, Ladrilho Hidráulico, Objeto Casa, Piso Vinílico, Tintas Coral
  • Equipe De Projeto: Marianna Resende, Marianna Resende
  • Clientes: Pedro Masson
  • Cidade: Brasilia
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Apartamento Oliva / Lez Arquitetura - Fotografia de Interiores, Cozinha, Mesa, Porta, Cadeira
© Joana França

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Apê Oliva é um duplex com área total de 48m², localizado na região do Guará, em Brasília-DF. O cliente, um jovem solteiro que sonhava com seu primeiro apartamento do seu jeitinho, pediu que fizéssemos um apê convidativo, alegre, simples e, claro, diferente. A primeira demanda foi a colocação de uma rede na sala, no pavimento inferior. Sugerimos um modelo individual no formato de cadeira suspensa fixada na laje, no coração da área social. Um sofá-cama pequeno e confortável permite transformar o espaço de estar em quarto de hóspedes quando necessário.

Apartamento Oliva / Lez Arquitetura - Fotografia de Interiores, Cozinha, Mesa, Bancada, Cadeira, Janela
© Joana França
Apartamento Oliva / Lez Arquitetura - Imagem 15 de 16
Planta - Térreo
Apartamento Oliva / Lez Arquitetura - Fotografia de Interiores, Mesa, Iluminação, Cadeira, Viga
© Joana França

O grande destaque do projeto é a cozinha colorida. Pintamos teto, porta e paredes com a cor Sálvia de Verão, da Coral Tintas, que é um verde acinzentado. Para criar a sensação de um volume único, escolhendo para o piso um ladrilho hidráulico com um tom de verde semelhante ao das paredes, delimitando visualmente o espaço. A marcenaria branca com topo em compensado de madeira guarda os equipamentos e utensílios da cozinha. Para acompanhar a rotina do cliente, desenhamos uma bancada executada em concreto aparente com pés metálicos, que faz o papel de mesa.

Apartamento Oliva / Lez Arquitetura - Fotografia de Interiores, Mesa, Sofá, Viga
© Joana França
Apartamento Oliva / Lez Arquitetura - Imagem 16 de 16
Planta - Primeiro Pavimento
Apartamento Oliva / Lez Arquitetura - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira
© Joana França

Usamos a mesma solução de bancada em concreto aparente para criar o rack de apoio para televisão que também tem a função de banco e ocupa a área abaixo da escada. Desenhamos a marcenaria com gavetões, gavetas e nichos amadeirados para dar ritmo ao mobiliário. No projeto original do apartamento, o mezanino ocupava metade do pavimento superior. Decidimos estendê-lo até o final, aumentando sua área e destinando o pavimento inferior inteiramente ao uso social. Por meio da integração proposta entre os ambientes, o projeto otimiza e propõe diversos usos a cada um dos espaços. 

Apartamento Oliva / Lez Arquitetura - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira
© Joana França

Para minimizar custos e evitar desperdício, aproveitamos a estrutura da escada existente, mudando apenas sua cor e o corrimão, para harmonizar com os demais itens do projeto. Ao subir, encontramos o closet revestido com espelhos, que aumentam a sensação de amplitude e ajudam na iluminação natural. No banheiro da suíte, substituímos a parede de alvenaria com porta de giro convencional pela esquadria de alumínio preto com vidro incolor, ganhando mais espaço interno e melhorando a iluminação. Revestimos a área seca com azulejos brancos e as paredes do box com porcelanato grafite, criando um contraste interessante de luz e cor. A bancada com cuba esculpida foi executada em granito branco São Paulo com acabamento escovado sustentada por um gabinete em estrutura metálica preta. 

Apartamento Oliva / Lez Arquitetura - Fotografia de Interiores, Dormitório, Cama, Janela
© Joana França

No quarto, criamos um painel com ripas de madeira vazadas para separar o dormitório da área de home office, evitando criar uma barreira visual pesada, aproveitamos também para solucionar uma cabeceira para a cama. Assim, o pavimento superior, agora com o dobro de espaço, acomoda a parte íntima do apartamento, com o quarto, home office, closet e banheiro.

Apartamento Oliva / Lez Arquitetura - Fotografia de Interiores, Banheiro, Bancada, Pia, Cozinha, Bacia Sanitária
© Joana França

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Brasilia - Distrito Federal, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Apartamento Oliva / Lez Arquitetura" 31 Jan 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/955871/apartamento-oliva-lez-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.