Hotel Santiago de Alfama / Luís Rebelo de Andrade

Hotel Santiago de Alfama / Luís Rebelo de Andrade

© João Morgado© João Morgado© João Morgado© João Morgado+ 28

  • Texto :Valério Romão
  • Início Da Obra :2013
  • Arquitectura:LuÍs Rebelo de Andrade, Pedro Baptista Dias, Madalena Rebelo de Andrade, Raquel Jorge
  • Projeto De Estruturas:Estiplano - Estudos e Projectos
  • Construção:Teixeira Duarte (Estruturas), San Jose Construtora (Revestimentos)
  • Coordenação De Obra:RTNC, Consultores de Engenharia
  • Cidade:Lisboa
  • País:Portugal
Mais informaçõesMenos informações
© João Morgado
© João Morgado

Descrição enviada pela equipe de projeto. Para quem não conhece Alfama – e boa parte dos bairros típicos de Lisboa – é-lhe difícil imaginar o que o Hotel Santiago de Alfama esconde no seu interior. Com data de construção incerta mas anterior ao terramoto de 1755, o edifício é um imbricado labirinto desprovido de ortogonalidade entre paredes e através do qual nos podemos aperceber das relações criadas entre morfologia e necessidade habitacional ao longo da história. Situado próximo do Castelo e com vista sobre o rio, o hotel acaba por incorporar estruturalmente os diversos modos de vida da época a que remonta e das épocas por que passou.

© João Morgado
© João Morgado
Axonométrica
Axonométrica
© João Morgado
© João Morgado

Com uma construção tipicamente favelar, o edifício foi sendo ocupado e adaptado segundo as necessidades dos seus habitantes e, como é típico neste género de construção, amontoam-se elementos arquitectónicos de épocas e estilos distintos, sendo possível descortinar arcos góticos, colunatas manuelinas e diversos vestígios romanos. Percebe-se o respeito com que se encarou a construção do hotel, tanto na conservação da estrutura labiríntica que o preside, como na cuidada conservação dos elementos arqueológicos encontrados, compatibilizando a ideia orientadora de um hotel contemporâneo e funcional com o legado histórico da cidade.

© João Morgado
© João Morgado
© João Morgado
© João Morgado

Não houve qualquer tipo de acrescento volumétrico em altura. O edifício respeita e segue a linha de horizonte tipicamente descontinua de Alfama, sem a perturbar. Conseguiu-se no entanto, mediante escavação, ampliar a área construída em profundidade e nessa área resgatada instalaram-se diversos serviços do hotel. Na suite principal do último andar, o hóspede pode usufruir de uma das mais arrebatadoras vistas sobre o rio de Lisboa.

© João Morgado
© João Morgado
© João Morgado
© João Morgado

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Lisboa, Portugal

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Hotel Santiago de Alfama / Luís Rebelo de Andrade" 30 Jan 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/955819/hotel-santiago-de-alfama-luis-rebelo-de-andrade> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.