Reabilitação de Taberna Romana no Mercado de Trajano / Labics

Reabilitação de Taberna Romana no Mercado de Trajano  / Labics - Fotografia de ExteriorReabilitação de Taberna Romana no Mercado de Trajano  / Labics - Fotografia de Exterior, Arco, TijoloReabilitação de Taberna Romana no Mercado de Trajano  / Labics - Fotografia de Exterior, Tijolo, ArcoReabilitação de Taberna Romana no Mercado de Trajano  / Labics - Fotografia de Exterior, ArcoReabilitação de Taberna Romana no Mercado de Trajano  / Labics - Mais Imagens+ 9

  • Arquitetos Responsáveis: Carlotta Belluzzi Mus
  • Equipe De Projeto: Labics and Michele Molé
  • Cliente: City of Rome
  • Cidade: Roma
  • País: Itália
Mais informaçõesMenos informações
Reabilitação de Taberna Romana no Mercado de Trajano  / Labics - Fotografia de Exterior, Arco, Tijolo
© Marco Cappelletti

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto no Mercado de Trajano inclui duas intervenções de naturezas diferentes: a reabilitação de uma antiga taberna na Via Biberatica e a realização de uma nova via peatonal pelo Fórum de Trajano, próxima ao antigo caminho de Campo Carleo. 

Reabilitação de Taberna Romana no Mercado de Trajano  / Labics - Fotografia de Exterior, Arco
© Marco Cappelletti

O projeto da reabilitação da taberna envolve, para além da restauração das antigas paredes romanas, a reconstrução de superfícies que estão faltando em todos os espaços e também algumas pequenas intervenções necessárias para garantir a continuidade e eficiência dos espaços. Parte importante do projeto foi definir uma linguagem que se comunica com a história do monumento, bem como com sua materialidade e espacialidade. 

Reabilitação de Taberna Romana no Mercado de Trajano  / Labics - Imagem 12 de 14
Planta
Reabilitação de Taberna Romana no Mercado de Trajano  / Labics - Imagem 14 de 14
Implantação

A escolha pelo cocciopesto, que é uma mistura de fragmentos triturados de tijolos, pedras e argamassa fina à base de cal, ocupa os espaços vazios necessários, criando um plano de fundo para uma série de intervenções menores. A mais significativa delas foi a reintegração de um portal, o qual deriva dimensionalmente e geometricamente dos outros existentes e foi feito de um material distinto, o aço cortén, destacando sua contemporaneidade dentro do edifício histórico. 

Reabilitação de Taberna Romana no Mercado de Trajano  / Labics - Fotografia de Interiores
© Luigi Filetici

A nova passarela ao Campo Carleo recria um antigo caminho que liga do Fórum ao bairro de Suburra. A parede monumental na qual este  caminho primário esteve contido é de importância arqueológica única. Ela separa o Fórum de Augusto do Mercado de Trajano. Dessa forma, o objetivo era manter a nova estrutura autônoma e claramente separada do fundo. A nova passarela, portanto, foi diferenciada materialmente, estruturalmente e formalmente, e é concebida como um elemento independente da estrutura romana.

Reabilitação de Taberna Romana no Mercado de Trajano  / Labics - Fotografia de Exterior
© Marco Cappelletti

A passarela segue a antiga parede, mas é destaca dela, estabelecendo uma relação íntima e sutil entre o novo e o antigo. Construída em aço cortén, a passarela se mistura cromaticamente com as antigas paredes romanas de fundo, enquanto sa contemporaneidade discreta dos cabos aço garantem a primazia de vistas em perspectiva de todo o local.

Reabilitação de Taberna Romana no Mercado de Trajano  / Labics - Fotografia de Exterior, Tijolo, Arco
© Marco Cappelletti

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Via dei Fori Imperiali, 00186 Rome RM, Itália

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Reabilitação de Taberna Romana no Mercado de Trajano / Labics" [Rehabilitation of Roman Tabernae in the Trajan’s Market / Labics] 28 Jan 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/955454/reabilitacao-de-taberna-romana-no-mercado-de-trajano-labics> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.