Reforma do Pátio de Operações do CentroCentro / Héctor Fernández Elorza

Reforma do Pátio de Operações do CentroCentro / Héctor Fernández Elorza - Fotografia de Interiores, ArcoReforma do Pátio de Operações do CentroCentro / Héctor Fernández Elorza - Fotografia de InterioresReforma do Pátio de Operações do CentroCentro / Héctor Fernández Elorza - Fotografia de Interiores, Banheiro, BanheiraReforma do Pátio de Operações do CentroCentro / Héctor Fernández Elorza - Fotografia de Interiores, PilarReforma do Pátio de Operações do CentroCentro / Héctor Fernández Elorza - Mais Imagens+ 25

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  2200
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
    Fotografias:Montse Zamorano
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Adobe, Andreu World, Antonio López Garrido, S.A., AutoDesk, Daisalux, Famatel, Gerardo de Abajo, Legrand, Peroni, Robert McNeel & Associates, SAP 2000, Simon, Suelos Técnicos Teide, Texol, WISA
  • Arquiteto Responsável: Héctor Fernández Elorza
  • Arquitetos Colaboradores: Violeta Ordoñez Manjón , Javier Estebala Alández, Mireia Carrasco Ferri, Guillermo Pozo Arribas , Ismael López Portilla , Javier Moraleda Perulero, María Risueño Domínguez, Ignacio Delgado Conde
  • Cidade: Madri
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações
Reforma do Pátio de Operações do CentroCentro / Héctor Fernández Elorza - Fotografia de Interiores
© Montse Zamorano

Colgando del Centro é o resultado do concurso público convocado pela Prefeitura de Madri para adaptar o pátio de operações do Palácio de Cibeles como um espaço de divulgação da cidade de Madri. Trata-se de uma intervenção no antigo Palácio das Telecomunicações, construído no início do século XX como sede dos Correios por Antonio Palacios e Joaquín Otamendi, e que hoje faz parte do espaço cultural do CentroCentro. O contexto histórico em que o projeto teve que ser realizado condicionou o caráter da intervenção, que propôs uma ação reversível sem afetar o edifício original e, sobretudo, móvel, sendo capaz de esconder seus principais elementos e mobiliário quando necessário, criando assim uma interferência mínima na morfologia atual do Pátio de Operações.

Reforma do Pátio de Operações do CentroCentro / Héctor Fernández Elorza - Fotografia de Interiores
© Montse Zamorano

A proposta visa intensificar as funções de recepção, informação e participação através de uma nova estratégia de zoneamento que organiza o interior do Pátio, bem como a inclusão de móveis e elementos suspensos que iluminam, multiplicam a versatilidade do espaço, facilitam a troca e fornecem suporte para informações.

Reforma do Pátio de Operações do CentroCentro / Héctor Fernández Elorza - Fotografia de Interiores, Banheiro, Banheira
© Montse Zamorano

A proposta propõe as seguintes intervenções. Acesso: Devido à natureza monumental do edifício e sua fachada, o projeto foi entendido como um portal, não apenas para o CentroCentro, mas também para a cidade de Madri. Por isso, foi proposto um novo acesso que liberaria o vestíbulo de entrada do edifício sem perder ou modificar substancialmente a visão externa do Palácio, resolvendo assim o grave problema de perda de conforto climático que o sistema anterior produzia no edifício. O novo acesso é composto por três volumes de aço inoxidável e portas internas de vidro que proporcionam uma conexão visual e transparente entre o Centro e a cidade. O corpo central permite a entrada através de uma porta giratória e, nas laterais, a saída através de portas articuladas que atuam como quebra-ventos.

Reforma do Pátio de Operações do CentroCentro / Héctor Fernández Elorza - Imagem 26 de 30
Croqui

Balcão de informações: Em frente ao novo acesso e no centro do Centro está o novo balcão de informações, que abriga os postos de trabalho da equipe de informações do CentroCentro, assim como de informações turísticas de Madri. Sua iluminação suspensa do centro do Pátio serve como uma atração tanto do interior quanto do exterior do edifício. Nave Central: O Pátio de Operações está organizado em três volumes. Sua escala monumental gera infinitas possibilidades no que diz respeito ao programa. Se propõe um sistema de cortinas e luzes suspensas da estrutura do edifício que permite a configuração de um novo espaço doméstico dentro de sua nave central. A nova estrutura irá acolher tudo, desde uma reunião de bairro ou uma oficina para crianças, até um evento institucional ou uma conferência para um grande público.

Área de descanso, reunião e trabalho: Os três volumes estão rodeados por áreas de caminhada em menor escala. Este perímetro é limitado internamente por uma linha de mostradores históricos que, com o novo projeto, são transformados em espaço de armazenamento para os novos mobiliários. As novas famílias de móveis, compostas de elementos totalmente reconfiguráveis de acordo com a necessidade, permitem outras atividades de descanso, reunião e trabalho no Centro Cultural.

Reforma do Pátio de Operações do CentroCentro / Héctor Fernández Elorza - Fotografia de Interiores, Pilar
© Montse Zamorano

Loja: Propomos a realocação do espaço da loja e um novo desenho para seus elementos de acordo com o resto do projeto. Este é composto de balcões fixos e móveis que podem ser distribuídos em todo o Pátio Operacional. Sala Gloria Fuertes: Um novo espaço para o público que serve como apoio e continuação das atividades do CentroCentro. Sinalização: Seguindo a idéia principal do projeto, os novos elementos de sinalização e suporte informativo do edifício são configurados através de estruturas suspensas.

Reforma do Pátio de Operações do CentroCentro / Héctor Fernández Elorza - Fotografia de Interiores, Fachada, Concreto, Pilar, Balcão
© Montse Zamorano
Reforma do Pátio de Operações do CentroCentro / Héctor Fernández Elorza - Imagem 30 de 30
Planta Geral

Em resumo, o projeto visa respeitar o Palácio de Telecomunicações através de uma série de intervenções que valorizam a escala, a cor, os materiais e a luz no edifício. Proporcionar ao Pátio de Operações uma nova atividade onde um programa mutável e atrativo se sobrepõe, transformando o Centro em um ponto de referência cultural para a cidade de Madri.

Reforma do Pátio de Operações do CentroCentro / Héctor Fernández Elorza - Fotografia de Exterior, Fachada, Arco, Pilar
© Montse Zamorano
Reforma do Pátio de Operações do CentroCentro / Héctor Fernández Elorza - Imagem 27 de 30
Corte Transversal
Reforma do Pátio de Operações do CentroCentro / Héctor Fernández Elorza - Fotografia de Interiores, Pilar
© Montse Zamorano

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Palacio de Comunicaciones, 28014 Madri, Espanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Reforma do Pátio de Operações do CentroCentro / Héctor Fernández Elorza" [Renovación del patio de operaciones de CentroCentro / Héctor Fernández Elorza] 25 Abr 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/955451/reforma-do-patio-de-operacoes-do-centrocentro-hector-fernandez-elorza> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.