Residência EQ / Gilda Meirelles Arquitetura

Residência EQ / Gilda Meirelles Arquitetura - Fotografia de Exterior, Janela, JardimResidência EQ / Gilda Meirelles Arquitetura - Fotografia de Exterior, Jardim, AidoResidência EQ / Gilda Meirelles Arquitetura - Fotografia de Exterior, Cadeira, AidoResidência EQ / Gilda Meirelles Arquitetura - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Mesa, Porta, Cadeira, VigaResidência EQ / Gilda Meirelles Arquitetura - Mais Imagens+ 24

Chácara Santa Cruz dos Pires, Brasil
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  1100
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
    Fotografias:Evelyn Muller
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Alwitra, Dani Vit, Jmar, Maristela
  • Paisagismo: Alex Hanazaki
  • Cidade: Chácara Santa Cruz dos Pires
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Residência EQ / Gilda Meirelles Arquitetura - Fotografia de Exterior, Janela
© Evelyn Muller

Descrição enviada pela equipe de projeto. Pensada para receber uma família que vive no exterior, a casa de campo no interior de São Paulo precisava acomodá-los para longas temporadas no Brasil. Localizada na Quinta da Baroneza, e com 1.100m², o grande desafio do projeto foi, além de pensar no programa para usos prolongados, solucionar a implantação no terreno muito inclinado.

Residência EQ / Gilda Meirelles Arquitetura - Fotografia de Exterior, Janela
© Evelyn Muller
Residência EQ / Gilda Meirelles Arquitetura - Imagem 28 de 29
Planta - Nivel Hall
Residência EQ / Gilda Meirelles Arquitetura - Fotografia de Exterior, Janela, Cadeira, Pátio, Aido
© Evelyn Muller

Este terreno, segundo a arquiteta Gilda Meirelles, tinha duas características marcantes, que eram também as suas maiores qualidades: a vista e toda lateral para uma reserva de mata bem fechada. Portanto, a implantação foi feita no sentido de amenizar a inclinação e valorizar essas duas qualidades.

Residência EQ / Gilda Meirelles Arquitetura - Fotografia de Exterior, Cadeira, Aido
© Evelyn Muller
Residência EQ / Gilda Meirelles Arquitetura - Imagem 29 de 29
Cortes
Residência EQ / Gilda Meirelles Arquitetura - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Mesa, Porta, Cadeira, Viga
© Evelyn Muller

Já o programa pensado foi extenso, justamente porque era uma casa não só de lazer. Então, o projeto foi feito no sentido de dar muito conforto para a área íntima, mas também contar com uma ampla área de lazer.

Residência EQ / Gilda Meirelles Arquitetura - Fotografia de Interiores, Viga, Fachada, Janela, Terraço
© Evelyn Muller

Como a ideia era não projetar uma casa com muitos níveis, optou-se por colocar os quartos no piso da entrada e um pé direito abaixo com as salas, terraço, piscina, ou seja, toda a parte social. É aqui que o projeto se destaca: do hall de entrada, através do pé direito duplo da sala e dos enormes vidros, se enxerga o jardim, a piscina e a linda vista do vale. O acesso para esse piso da sala e terraço foi feito por uma escadaria desse hall ladeado por um enorme jardim interno. Outro destaque da Residência EQ é a piscina com formato irregular e borda com fundo infinito, criando uma moldura para a linda vista de quem está nas salas e no terraço.

Residência EQ / Gilda Meirelles Arquitetura - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Escada, Cadeira
© Evelyn Muller

Os materiais foram escolhidos buscaram integrar a casa na paisagem do campo e da mata. Madeira nos forros, e nos pisos da área íntima telha de barro, e também pedras revestindo algumas paredes bem determinadas. Ao mesmo tempo, materiais fáceis de usar e de manter, como o porcelanato nas salas, terraço e área da piscina. O projeto de paisagismo completou muito a arquitetura criando uma integração com a mata e uma ligação com a vista.

Residência EQ / Gilda Meirelles Arquitetura - Fotografia de Exterior, Fachada, Jardim, Aido, Pátio
© Evelyn Muller
Residência EQ / Gilda Meirelles Arquitetura - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada, Jardim
© Evelyn Muller

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência EQ / Gilda Meirelles Arquitetura" 23 Jan 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/955403/residencia-eq-gilda-meirelles-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.