Prefeitura de São Paulo lança novo Manual de Desenho Urbano e Obras Viárias

A Prefeitura de São Paulo lançou, em dezembro do ano passado, a plataforma digital do Manual de Desenho Urbano e Obras Viárias, um documento que reúne normas para projetos urbanos alinhados aos princípios de acessibilidade, equidade social, segurança no trânsito e sustentabilidade ambiental. O manual, organizado por Elisabete França, José Renato S. Malhem e Maria Teresa Diniz, visa nortear a elaboração de projetos no espaço viário que atendam às necessidades de bem-estar dos cidadãos.

Prefeitura de São Paulo lança novo Manual de Desenho Urbano e Obras Viárias - Imagem 2 de 7Prefeitura de São Paulo lança novo Manual de Desenho Urbano e Obras Viárias - Imagem 3 de 7Prefeitura de São Paulo lança novo Manual de Desenho Urbano e Obras Viárias - Imagem 4 de 7Prefeitura de São Paulo lança novo Manual de Desenho Urbano e Obras Viárias - Imagem 5 de 7Prefeitura de São Paulo lança novo Manual de Desenho Urbano e Obras Viárias - Mais Imagens+ 2

De acordo com o texto de apresentação, a partir do manual "as intervenções em ruas, avenidas, calçadas, ciclovias, galerias, túneis, passarelas, pontes e viadutos passam a serexecutadas sob a ótica de ocupação democrática do espaço viário. Além de respeitar as questões técnicas e legais, os projetos também devem levar em conta o bem-estar dos cidadãos e respeitar os princípios de compartilhamento equânime entre os modos de transporte, proporcionar segurança e acessibilidade e priorizar o deslocamento dos pedestres." 

Prefeitura de São Paulo lança novo Manual de Desenho Urbano e Obras Viárias - Imagem 7 de 7
Manual de Desenho Urbano e Obras Viárias. Imagem: Divulgação

O manual é fruto de um esforço coletivo organizado em torno de um consulta pública que, em junho de 2020, contou com contribuições da sociedade civil, acadêmicos, associações e entidades e reuniu diversas propostas para a elaboração da publicação. O Manual de Desenho Urbano e Obras Viárias foi concebido e construído para acompanhar o dinamismo da metrópole e, portanto, estará em evolução permanente – para facilitar atualização e aprimoramento constante, a versão impressa do documento será em forma de fichário, o que possibilitará revisões sem a necessidade de uma nova edição inteira.

A publicação se inspira na experiência de outras cidades, como é o caso de Nova Iorque, nos Estados Unidos, e Barcelona, na Espanha, e pretende servir de referência e inspiração para projetos urbanos em outras cidades do Brasil e da América Latina.

Prefeitura de São Paulo lança novo Manual de Desenho Urbano e Obras Viárias - Imagem 6 de 7
Manual de Desenho Urbano e Obras Viárias. Imagem: Divulgação

O Manual de Desenho Urbano e Obras Viárias é resultado do trabalho conjunto da Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes (SMT), Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), São Paulo Transporte (SPTrans), Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (SMDU), São Paulo Urbanismo (SP Urbanismo), Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras (SIURB), São Paulo Obras (SP Obras), Secretaria Municipal das Subprefeituras (SMSUB), Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED), Secretaria Municipal de Habitação (SEHAB), Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA), Iniciativa Bloomberg para Segurança Global do Trânsito (BIGRS, na sigla em inglês).

Acesse a publicação completa aqui.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Equipe ArchDaily Brasil. "Prefeitura de São Paulo lança novo Manual de Desenho Urbano e Obras Viárias" 13 Jan 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/954948/prefeitura-de-sao-paulo-lanca-novo-manual-de-desenho-urbano-e-obras-viarias> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.