Casa de Veraneio Azul Nomeolvides / Samantha Calzada

Casa de Veraneio Azul Nomeolvides / Samantha Calzada - Fotografia de ExteriorCasa de Veraneio Azul Nomeolvides / Samantha Calzada - Fotografia de Exterior, Porta, JardimCasa de Veraneio Azul Nomeolvides / Samantha Calzada - Fotografia de Interiores, Cama, VigaCasa de Veraneio Azul Nomeolvides / Samantha Calzada - Fotografia de InterioresCasa de Veraneio Azul Nomeolvides / Samantha Calzada - Mais Imagens+ 26

  • Arquitetos: Samantha Calzada
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  400
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  AutoDesk, Jinko Solar, Think Tim
  • Arquiteta Responsável: Samantha Calzada Valencia
  • Engenharia: José Oswaldo Calzada Peláez
  • Construção: Constructora DaVinci
  • Cidade: Bacalar
  • País: México
Mais informaçõesMenos informações
Casa de Veraneio Azul Nomeolvides / Samantha Calzada - Fotografia de Exterior, Porta, Jardim
© Bernardo Buendía Bosch

Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada em um clima tropical úmido às margens da Lagoa Bacalar no México, a proposta arquitetônica desta casa de férias mantém a conservação do meio ambiente como seu eixo principal e responde ao seu habitat usando princípios da arquitetura bioclimática.

Casa de Veraneio Azul Nomeolvides / Samantha Calzada - Fotografia de Exterior, Vista Aérea
© Bernardo Buendía Bosch
Casa de Veraneio Azul Nomeolvides / Samantha Calzada - Imagem 28 de 31
Conjunto
Casa de Veraneio Azul Nomeolvides / Samantha Calzada - Fotografia de Exterior
© Bernardo Buendía Bosch

Aproveitando o declive acentuado, a aspereza arquitetônica é fragmentada em pequenos módulos para se integrar de forma respeitosa ao terreno natural e conseguir um melhor aproveitamento das vistas do corpo d'água. Com a criação de vários níveis pequenos e específicos, era possível tocar apenas 5% da propriedade, mantendo os 95% restantes como área verde ou espaço permeável.

Casa de Veraneio Azul Nomeolvides / Samantha Calzada - Fotografia de Interiores, Cama, Viga
© Bernardo Buendía Bosch
Casa de Veraneio Azul Nomeolvides / Samantha Calzada - Fotografia de Interiores
© Bernardo Buendía Bosch

Uma área social, que se funde com a selva circundante, acolhe seis quartos como cabanas independentes. A fachada principal, orientada para os ventos dominantes, e a posterior, possuem um tratamento de veneziana para garantir a ventilação cruzada. O desenho em forma de "A" transforma o telhado em paredes, usando grama k'oxolaak, cultivada localmente de forma sustentável e servindo como isolamento térmico natural, sendo o revestimento principal do projeto. Os materiais utilizados são de baixa manutenção e foram escolhidos de acordo com a disponibilidade da região, buscando o equilíbrio com o meio ambiente.

Casa de Veraneio Azul Nomeolvides / Samantha Calzada - Imagem 13 de 31
© Bernardo Buendía Bosch

A generosa altura do teto, de quase seis metros, isola o espaço do calor. As aberturas do tipo veneziana na parte superior criam um efeito de chaminé, permitindo a saída de ar quente e obtendo interiores mais frios. O projeto do telhado com uma inclinação de 60º acima da horizontal representa um ganho de calor de radiação de 60% a 90% menor. O seu desenho proporciona uma iluminação natural generosa e a inclinação frontal cria um batente que impede a incidência direta da luz solar na fachada sul, ao mesmo tempo que permite o aproveitamento máximo da vista dominante da lagoa.

Casa de Veraneio Azul Nomeolvides / Samantha Calzada - Imagem 30 de 31
Plantas
Casa de Veraneio Azul Nomeolvides / Samantha Calzada - Imagem 29 de 31
Plantas

Como parte do compromisso com a conservação, respeitou-se cada uma das árvores existentes e o reflorestamento e regeneração da vegetação endêmica buscou recuperar a floresta que havia sido afetada por atividades antrópicas anteriores. O projeto produz toda a eletricidade necessária e trata as águas residuais. O método de construção sobre pilotis garante a conectividade dos ecossistemas através do estabelecimento de corredores biológicos, bem como a permanência do fluxo natural de escoamento, evitando a erosão. O resultado é uma arquitetura permeável que se relaciona com a terra, o ar e a água que a rodeia.

Casa de Veraneio Azul Nomeolvides / Samantha Calzada - Fotografia de Exterior
© Bernardo Buendía Bosch

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa de Veraneio Azul Nomeolvides / Samantha Calzada" [Casa de vacaciones Azul Nomeolvides / Samantha Calzada] 14 Jan 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/954903/casa-de-veraneio-azul-nomeolvides-samantha-calzada> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.