Sede do Grupo Le Monde / Snøhetta

Sede do Grupo Le Monde / Snøhetta - Fotografia de Exterior, ArcoSede do Grupo Le Monde / Snøhetta - Fotografia de Exterior, FachadaSede do Grupo Le Monde / Snøhetta - Fotografia de Interiores, VidroSede do Grupo Le Monde / Snøhetta - Fotografia de ExteriorSede do Grupo Le Monde / Snøhetta - Mais Imagens+ 36

  • Cliente: Le Monde Group
  • Cliente/Assistant à Maître D’ouvrage: Redman IDF
  • Arquitetos Locais: SRA Architectes
  • Acompanhamento De Obra: CICAD
  • Consultores De Engenharia Concurso: Bollinger & Grohmann
  • Engenharia Estrutural: Khephren Ingeniérie
  • Escritório De Supervisão: Veritas
  • Consultores De Meio Ambiente: Green Affair
  • Consultoria Segurança Contra Incêndios: CSD-Faces
  • Consultores Hvac: Barbanel
  • Cidade: Paris
  • País: França
Mais informaçõesMenos informações
Sede do Grupo Le Monde / Snøhetta - Fotografia de Exterior
© Ludwig Favre

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Grupo Le Monde é responsável por alguns dos principais periódicos de grande circulação na França e no mundo, incluindo o Le Monde, o Courrier International, o Télérama, o La Vie e o HuffPost, além do l'Obs, que também é de propriedade majoritária dos acionistas do grupo. Pensando nisso, o projeto da nova sede do Le Monde foi concebido para reunir sobre um mesmo teto todas as atividades editoriais das diferentes publicações do grupo de imprensa francês, as quais encontravam-se espalhadas pelos quatro cantos de Paris. Projetado pelo Snøhetta, a nova sede do grupo Le Monde reune as seis redações em um novíssimo edifício instalado em plena Rive Gauche, preservando a autonomia e independência de cada publicação.

Sede do Grupo Le Monde / Snøhetta - Fotografia de Interiores
© Ludwig Favre
Sede do Grupo Le Monde / Snøhetta - Imagem 23 de 41
Planta - Térreo
Sede do Grupo Le Monde / Snøhetta - Fotografia de Exterior, Fachada
© JARED CHULSKI

Com a inauguração de sua nova sede, o Grupo Le Monde expressa seu comprometimento com a equipe de editores em um momento em que a maioria dos meios de comunicação tem optado por profundas remodelações e consideráveis reduções no tamanho de suas equipes—o que em última instância reforça o compromisso do Grupo Le Monde com a liberdade de imprensa e o acesso democrático à informação. Dito isso, o projeto do edifício se revela através de uma generosa fachada translúcida e espaços públicos acessíveis que ancoram a nova sede do grupo em seu contexto urbano específico.

Sede do Grupo Le Monde / Snøhetta - Fotografia de Exterior, Fachada
© Ludwig Favre

É verdade que, o desejo do Grupo Le Monde em construir uma nova e expansiva sede conjunta para abrigas as suas seis redações surgiu em um momento em que essas prioridades estavam sendo duramente questionadas. Além disso, a escolha da proposta vencedora do concurso para o projeto da sede do grupo se deu poucos dias após o atentado à sede da revista Charlie Hebdo, acontecimento que chocou o mundo e colocou todos os grupos de imprensa do país em estado de alerta. Ainda assim, esta difícil decisão foi tomada e o Snøhetta foi escolhido junto aos arquitetos locais do SRA para darem prosseguimento ao projeto da nova sede do Grupo Le Monde em Paris.

Sede do Grupo Le Monde / Snøhetta - Fotografia de Exterior, Arco
© JARED CHULSKI

– Desde a sua concepção inicial, o projeto para a Sede do Grupo Le Monde busca comunicar através de sua estrutura os muitos desafios que a nossa sociedade enfrenta hoje. O objetivo principal do edifício é ampliar e acolher em um momento onde a tendência é diminuir e afastar. A intenção que move cada uma das frentes editoriais do grupo Le Monde—a qual foi incorporada pelos arquitetos ao desenhar o projeto da sua nova sede em Paris—, é abrir-se para mundo justamente quando todos procuram se fechar com medo de todas as ameaças e incertezas que estamos enfrentando. Neste sentido, o projeto nos convida ainda à refletir sobre o papel da arquitetura na construção de espaços democráticos e funcionais, espaços exteriores e interiores, transparentes e opacos. Como muitos dos projetos desenvolvidos pela equipe do Snøhetta ao longo dos últimos anos, a nova sede do Le Monde é um edifício híbrido e que procura explorar os limites da própria arquitetura, uma estrutura que avança sobre o espaço público e o incorpora como parte de si, disse Kjetil Trædal Thorsen, Sócio Fundador do Snøhetta.

Sede do Grupo Le Monde / Snøhetta - Fotografia de Interiores, Vidro
© JARED CHULSKI

Implantada justo ao lado da histórica Gare d'Austerlitz, a nova sede do Le Monde fica a apenas alguns quarteirões do famoso Quartier Latin e dos exebueratnes Jadins de Plantes de Paris. A forma côncava das fachadas do edifício surge como um resultado imediato à proposta dos arquitetos em construir uma ponte sobre o pátio de trens que encontra-se enterrado abaixo do edifício. Desta forma o volume é ancorado em suas duas extremidades, além de contar com balanços que equalizam a distribuição das cargas da estrutura do edifício de sete pavimentos. Conceitualmente, o volume do edifício foi moldado à partir de três “cortes”, ou gestos formais: o “corte do céu”, que molda a superfície da cobertura para a instalação de um sistema fotovoltaico para a produção de energia; o “corte da cidade”, que empurra o edifício para trás criando uma generosa praça pública de acesso; e o “corte do solo”, que esculpe a parte inferior da estrutura do edifício criando um amplo espaço cívico coberto.

Sede do Grupo Le Monde / Snøhetta - Fotografia de Exterior, Fachada
© JARED CHULSKI
Sede do Grupo Le Monde / Snøhetta - Imagem 27 de 41
Corte
Sede do Grupo Le Monde / Snøhetta - Fotografia de Interiores
© JARED CHULSKI

A inauguração da nova Sede do Grupo Le Monde é um marco histórico para todas as redações que fazem parte desta família , explica o CEO do Grupo Le Monde, Louis Dreyfus. A arquitetura da nossa nova casa transparece tanto as nossas ambições como um dos maiores grupos de editores de imprensa do país e do mundo quanto nossas aspirações estéticas, revelando ainda toda a diversidade das publicações que cunham a nossa própria marca. Em um mundo onde a demanda por informações só aumenta, nossa nova sede oferecerá aos nossos mais de 1.600 funcionários um espaço de trabalho confortável e agradável para que possamos crescer juntos. Desta forma, este projeto é o incentivo que precisávamos para continuar a produzir e disponibilizar conteúdo jornalístico de alta qualidade para nossos leitores, sejam eles escritos ou audiovisuais, hoje, amanhã e sempre. Além de levar a assinatura do Snøhetta, o projeto dos espaços de escritórios foi desenvolvido em colaboração com a Archimage, os quais oferecem às nossas equipes uma atmosfera aconchegante e um ambiente de trabalho relaxante, complementa o CEO do Grupo Le Monde, Louis Dreyfus.

Sede do Grupo Le Monde / Snøhetta - Fotografia de Exterior
© JARED CHULSKI

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:67 Avenue Pierre Mendès-France, 75013 Paris, França

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Sede do Grupo Le Monde / Snøhetta" [Le Monde Group Headquarters / Snøhetta] 15 Jan 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/954523/sede-do-grupo-le-monde-snohetta> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.